PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / ARTIGOS /

MATERNIDADE E A MISERICÓRDIA

Como é bom saber que temos Maria, a mãe de Jesus, como nossa Mãe! A própria Mãe da Misericórdia a interceder por nós, pois pela nossa Fé acreditamos que o seu amor, a sua doçura e a profundidade do seu silêncio nos acompanha sempre. Especialmente nesse Ano Santo da Misericórdia, peçamos que o seu olhar terno e carinhoso nos envolva transmitindo o amor misericordioso de Deus. O Papa Francisco nos exorta, na Bula de proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia), que “Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque participou intimamente no mistério do seu amor.”
Maria, modelo de mãe por excelência, nos ensina a sermos mãe e nos mostra isso em algumas de suas atitudes, como a da anunciação do Anjo em sua entrega total nas mãos de Deus, “Eis aqui a serva do senhor” (Lc1, 38) na visita a Santa Isabel, o carinho e atenção a quem precisa de nós, “Minha alma glorifica ao Senhor...” (Lc1, 46) “Sua misericórdia se estende de geração em geração...” (Lc1, 50) no momento sublime de ser mãe, a humildade, a submissão por amor ao projeto de Deus, a aceitação da simplicidade de dar à luz ao Rei dos reis numa manjedoura entre os animais na apresentação de seu Filho no templo, quando o perdeu e o encontrou entre os doutores da lei. Maria guardou e meditou esses sagrados acontecimentos em seu coração numa atitude de entrega total a Deus. No início da vida pública de Jesus, no episódio das Bodas de Caná, Maria sabia que seu Filho iria fazer o bem, “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo2, 5). A Mãe Maria estava presente no sofrimento de seu Filho para a redenção do mundo, “Junto à cruz de Jesus, estavam de pé, sua mãe...” (Jo19, 25). Em sua íntima dor, mais uma vez, ensinou-nos a aceitação de nossas dores e dificuldades por amor a Deus e a acreditar na sua infinita misericórdia que vem em nosso auxílio. Mesmo depois da paixão, morte e ressurreição de Jesus, Maria continuou presente com os discípulos, “junto com eles estava Maria, mãe de Jesus” (At1, 14).
Mãe, cooperadora com o Criador na formação da família dos filhos de Deus, digna de toda homenagem e carinho de todos. Nós as colocamos nas mãos misericordiosas de Deus pelas experiências com seus filhos doentes, perdidos nos vícios, na falta de limites, de valores cristãos ou nos caminhos que não levam a Deus. Pelas alegrias proporcionadas por seus filhos presentes, carinhosos, que respeitam e sabem dar valor ao seu amor, cuidados e dedicação total, muitas vezes em meio a grandes dificuldades, também louvamos a Deus.
Sabemos mãe, que transborda de amor por aqueles que Deus lhe confiou. Sabemos da tua força, da tua esperança, aconchego, carinho, dedicação total, cuidado especial, sabedoria, ternura, heroísmo, disponibilidade. Mãe, sempre procurando vencer as dificuldades pela fé e pelo otimismo, agradecendo a Deus pelo dom sublime confiado. Lágrimas transformadas em sorrisos pelo simples olhar ou toque do filho amado. Angústias dissipadas pela presença do ser que é sua própria vida. Transborda de alegria pelo simples fato de ser Mãe, amor incondicional.
Que você Mãe, possa ensinar seus filhos a amar, a rezar, a agradecer e a perdoar. Seja a primeira a mostrar-lhes Jesus nas pequenas coisas do dia a dia. Que a sua vida de mulher de fé, mulher forte e sensível, seja exemplo de dedicação, humildade e amor, para que assim possa ser o alicerce de seu lar.
Receba, não só no dia das Mães, mas todos os dias, o amor misericordioso de Deus, que não tem limites nem barreiras e alcança a todos. Que a Mãe da Misericórdia, Maria Santíssima, a abrace com seu amor, intercedendo por todas as mães e que as façam dignas de contemplar o rosto Misericordioso de seu Filho Jesus.
A você, Mãe, nosso carinho, nosso respeito, nossos aplausos e nossas orações. Deus a abençoe. Por você e por amor à nossa “Mãezinha do Céu”, rezemos: SALVE RAINHA, MÃE DA MISERICÓRDIA...

Créditos:
Rosa Helena Miron Facundo Leitão
Paróquia São João Batista - Américo de Campos

Veja Também


O Papa pecador
MATERNIDADE E MISERICORDIA IMAGEM.jpg