Bom dia, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / ARTIGOS /

RECORDAÇÃO DA VIDA - 1 ANO DO PE. ROBERTO

Com: Recordar é bendizer a Deus por sua bondade e amor, por sua graça derramada em nossas vidas. Queremos nesse momento fazer a recordação da vida do projeto de Deus na história do padre Roberto... Um caminho de alegria, lutas, conquistas, desafios, sempre com a amorosa presença divina.
(entrada da vela que será colocada aos pés do altar)

Trazemos presente os primeiros passos do Roberto: o nascimento para a vida, no dia 20 de fevereiro de 1982, e a graça do nascimento para a fé, o seu batismo, sacramento vocacional, aos 21 dias do mês de março de 1982. Filho de José Roberto e Ana Maria, com dois irmãos mais velhos, Fabiano e Fabrício e a irmã caçula, Joseani, Roberto foi acolhido em uma família que preservou valores e recebeu uma educação cristã. Iniciou a catequese na Paróquia de Nossa Senhora da Abadia e foi descobrindo a importância de Jesus para a vida. Sua Primeira Eucaristia foi realizada no dia 21 de novembro de 1993 vivenciou o sacramento da crisma, pela unção de Dom José Aquino Pereira, aos 30 de abril de 1995.
Depois de muito trabalho na comunidade (Catequese, na Renovação Carismática, no ministério de música Rei Davi, como agente da pastoral litúrgica, na Pastoral Vocacional, na Equipe de ornamentação, na secretaria paroquial, no CPP, como acólito, entre outros), em fevereiro de 2004 ingressou no Seminário fez o Curso de Filosofia de 2006 a 2008 e o Curso de Teologia de 2009 a 2012 cursou Letras na UNORP (2001- 02 e 2006-07) e também fez especialização “lato sensu” em Pedagogia Catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) de 2008 a 2010. O ministério de Leitor da Igreja foi recebido pelo seminarista Roberto no ano de 2011: uma bela celebração no Seminário Maior, no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Paulo, que na ocasião advertiu-o acerca da responsabilidade de viver e testemunhar a Palavra. O ministério de acólito foi dado por Dom Tomé, no dia 18 de fevereiro de 2013, na Missa inaugural do Ano Letivo do Seminário Maior.

Sua Ordenação Diaconal aconteceu no dia 04 de agosto, na Catedral de São José, com o lema “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7), e a ordenação presbiteral no dia 06 de dezembro, na Catedral, com o lema “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor” (Sl 39 [40]).
Depois de celebrar a primeira Missa em sua comunidade de origem, Paróquia Nossa Senhora Da Abadia de Icém, e presidir as primeiras Missas por onde exerceu seu trabalho pastoral: Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga, Paróquia São Pedro de Ubarana, Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, de Rio Preto, padre Roberto, exatamente no dia 13 de dezembro, recebe o comunicado de que assumiria a Paróquia São João Batista de Américo de Campos.
A posse canônica como administrador paroquial aconteceu no dia 03 de janeiro de 2014, presidida por Dom Tomé e a partir daí deu-se início ao trabalho de evangelização do padre Roberto em Américo de Campos. Foi um ano intenso de atividades, despertando a fé, aprofundando nossa vivência cristã: Estudos e reflexão no CPP, Escola Paroquial de discipulado, formações litúrgicas, formações com os catequistas e ministros reestruturação da Pastoral do dízimo, apoio as pastorais sociais, retiro de encontro de jovens, criação da pastoral da Comunicação, da pastoral Familiar e da Comissão paroquial de Iniciação à vida cristã.
Dentre as reformas podemos destacar a reforma completa da Capela São Vicente reforma da Capela, sacristia e secretaria paroquial da Matriz construção de rampas de acesso na Igreja e a pintura interna do salão paroquial. Adquirimos som novo para Matriz, som para o Salão Paroquial, câmeras de segurança na Igreja, objetos litúrgicos como ambão, sédia, alfaias, lavabo, toalhas para altar, vasos e ornamentos.
Aconteceu em nossa comunidade uma profunda reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, Coroação de Nossa Senhora, Semana Nacional da Família, Semana Missionária, Estudo bíblico do Evangelho de Mateus, momento de leitura orante em comunidade, além de apoio a formação dos nossos agentes evangelizadores.
Foi um ano de vida sacramental intensa: 57 batismos, 21 matrimônios, muitas confissões atendidas, eucaristias celebradas, 70 unções dos enfermos administradas e mais de 100 casas visitadas.
Louvamos a Deus pelo primeiro ano de padre Roberto e recordando o bem celebrado momento da ordenação presbiteral, neste momento os pais do padre Roberto vão trazer os paramentos para mais uma vez vestirem o filho. Acompanhemos esse momento...
Canto: Tu és sacerdote pra sempre