PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC) /

RCC de Américo de Campos

Tudo começou com a vinda do Pe. Sílvio Roberto, da Paróquia Santa Luzia, de Votuporanga, aqui em nossa cidade, no dia 12 de Julho de 1987, a fim de fazer um “DIA DE VIVÊNCIA” para os Jovens. Sob a ação do Espírito Santo, Pe. Sílvio conduziu o dia com o Carisma da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA recém implantada na sua Paróquia, em Votuporanga. Além da Juventude convidada para o Encontro, fizeram-se presentes alguns adultos, como: Domingas, Analu, Lourdes, Iracema, Tia Lourdes, Amélia, Margarida, Marina, Kamal, Elza, Joaninha, D. Nenzinha, entre outros.

Após um dia de muita Oração e Louvor (bem diferente de tudo que conhecíamos na Igreja Católica), por motivo que até hoje não sabemos a JUVENTUDE não aderiu a esta Nova Expressão de ser Igreja. Contudo, Graças a Deus, os mais idosos que lá estiveram aprenderam uma nova maneira de Orar, Louvar e Cantar e de imediato se apaixonaram por um Deus nunca antes apresentado a eles. Conheceram um Deus que os amava, um Cristo Vivo, Salvador e Senhor de suas vidas. Conheceram também a 3ª Pessoa da Santíssima Trindade, até então desconhecida ou pouco falada na própria Igreja. E sob a AÇÃO do ESPÍRITO SANTO, novos ventos começaram a soprar sobre Américo de Campos. Estava nascendo na nossa Comunidade Católica a RCC – “RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA”. Aos poucos foram sendo adquiridos subsídios para fortalecer mais e mais o pequeno Grupo que nasceu. A Analu, talvez pela disponibilidade e por já conhecer a RCC através de familiares na Região de Ribeirão Preto não media esforços para trazer novidades, quer em livros, discos (cânticos), distribuição e divulgação da reza do Santo Terço, fitas de palestras dos “papas” da RCC do Estado e do Brasil, como Pe. Haroldo, Pe. Jonas Abib, Pe. Schusther, Pe. Eduardo, Pe. Alírio, entre tantos outros que diariamente surgiam para a maior glória de Deus.  Todas as semanas um pequeno grupo se reunia: de início nas suas próprias casas, depois numa das Salas do JAM (com assistência do Miltinho – de Votuporanga), depois, por um bom tempo, as Reuniões foram realizadas na varanda da casa da Marina e do Kamal, visto que o então Sacerdote Pe. Severino não aceitava a RCC e nem que as Reuniões de Oração fossem feitas em local público, como a Escola do JAM.  Mesmo com a não aceitação do Sacerdote, o número de pessoas nas Reuniões aumentava toda Semana.

Após muita Oração, muita súplica, muita insistência as portas da IGREJA MATRIZ foram abertas para que as REUNIÕES do “GRUPO DE ORAÇÃO” acontecessem na Casa do Senhor. E por pouco tempo o Pe. Severino nos acolheu... Com sua morte, o então novo Sacerdote da nossa Igreja, Pe. Genésio continuou deixando que as Reuniões se realizassem na Igreja Matriz, aos sábados, às 20h, porém com algumas restrições. Mesmo assim, um pouco limitado, o GRUPO DE ORAÇÃO “HOSANA” – nome este escolhido por uma integrante do mesmo – Roseli Ortunho, crescia cada vez mais a ponto de, quase toda a liderança das Pastorais e Movimentos existentes na Paróquia hoje, ter saído da RCC. Nascia também o “Conjunto Musical Maranata”, tendo à frente – Mônica, José Ricardo, Sílvia Mouro, Kim, Geovane entre outros, hoje “MINISTÉRIO DE MÚSICA MARANATA”, com novos elementos, como José Antonio, João Lucas, Hairton Gato, Sílvia  e Analu Fiori. Este mesmo Ministério muitas vezes conta com um único elemento José Antonio.

A primeira Coordenadora foi a Analu (Ana Luzia Cagliari Medeiros), que ficou à frente da RCC por quase cinco anos. Durante este período, várias vezes os Servos e os simpatizantes da RCC participaram dos CENÁCULOS no Morumbi, Pacaembu, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, sempre incentivados pela Coordenadora que, fiel a RCC participava dos CONGRESSOS NACIONAIS em Aparecida, dos ENCONTROS em Rio Preto e em outras Cidades, das EXPERIÊNCIAS DE ORAÇÃO, APROFUNDAMENTOS, SEMINÁRIOS DE VIDA NO ESPÍRITO e outros Eventos relacionados à RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA, encorajando sempre os outros a fazerem o mesmo. Eram realizadas também Reuniões na casas para ouvirem-se as Fitas de Formação do Pe. Jonas e da Canção Nova, que serviram de grande alicerce para todos.

Após os anos Coordenados pela Analu, foi a vez da Lourdes – Maria de Lourdes da Silva Mendes ficar à frente da RCC por dois anos. Sempre dinâmica e apaixonada por Jesus fez com que a RCC de Américo de Campos continuasse a crescer em número, em serviço e em espiritualidade.
Depois deste tempo, foi escolhido o casal Zezinho e Iva – José Basso e Iva Gato Basso para Coordenar a RCC de nossa Paróquia, por também dois anos. Mais Encontros, Experiências de Oração, Dias de Louvor, etc. Aconteceu o grande momento da ESCOLA PAULO APOSTOLO, com Reuniões de estudo todas as terças-feiras. Foi uma graça para os Servos da RCC. Mesmo havendo muitos Servos, poucos assumiram a Coordenação, ficando esta apenas nas mãos de poucos, como o caso da Analu mais uma vez eleita Coordenadora por dois anos bem como a Lourdes, por outro período igual e finalmente em 2001 o casal José Ricardo e Mônica – José Ricardo Cagliari Medeiros e Mônica Mendes Medeiros foram eleitos os Coordenadores mais jovens da RCC de Américo de Campos. Permaneceram no cargo por duas temporadas, isto é, por quase 4 anos. Já residindo em Rio Preto, tomou o lugar dos mesmos a Sílvia – Sílvia Fiori Zuquetto, por algum tempo, até ser escolhido pelo Pe. Francisco para substituí-la à frente da RCC o Coordenador José Antonio – José Antonio Schumaher.

Muito embora a Ação do Espírito Santo ainda seja uma realidade na RCC de Américo de Campos, vemos o “desânimo” de muitos ser uma realidade também. Muitos SERVOS desistiram da caminhada, muitos católicos que freqüentavam assiduamente o GRUPO DE ORAÇÃO “HOSANA” se afastaram para entrarem em outras Pastorais e ou outros Movimentos, ou mesmo infelizmente, por vários motivos se afastarem da própria Igreja Católica e ou alguns vindo a falecer.
Aqui está um pouco da História da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA – RCC de Américo de Campos. São mais de vinte anos vivendo sob a Ação e a Luz do Espírito Santo. Ainda passamos por privações, desencontros, altos e baixos, desânimo de alguns, mas, sobretudo uma grande perseverança de outros. Por tudo isso, temos a certeza: esta Obra de Deus, esta Renovação Espiritual da Igreja, este Amor pelo Senhor Jesus, esta Força do Espírito Santo permanecerão por longos anos sob a Intercessão de Maria Santíssima, para Honra e Glória de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

As REUNIÕES do GRUPO DE ORAÇÃO “HOSANA” acontecem todas as Sextas-Feiras na Igreja Matriz, às 20h, revezando (por vários motivos) os coordenadores: Marlene (Marilene) e Antônio Góes, José Antonio Schumaher e Analu.
Contudo sentimo-nos “fracos”. O grande incentivo de 25 anos está acabando. Não vemos mais “pessoas” fervorosas como antes nas nossas Reuniões Semanais. Os SERVOS desapareceram – simplesmente desistiram da caminhada. Poucos ficaram no “BARCO”. Está difícil navegar com tão pouca gente. Muitos são os necessitados da GRAÇA do SENHOR JESUS e poucos são os disponíveis para trabalhar no Reino do Deus através da RCC.
Atualmente a RCC está enfraquecida, mas continua atuando e atuante na Igreja e na Comunidade, sob a Coordenação (temporária) da Analu e sob a Direção Espiritual do Pe. Juliano.

Coodenação: Ana Luzia Cagliari Medeiros


Veja Também


FRUTOS RCC
RCC.jpg