Boa noite, Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / CONSELHO PAROQUIAL DE ASSUNTOS ECONÔMICOS (CPAE) /

Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (CPAE)

O CPAE, Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos, é obrigatório segundo o Código de Direito Canônico e colabora com a paróquia no âmbito administrativo, ajudando o padre em assuntos ligados a reformas e manutenção do patrimônio paroquial, promoções, aquisição de bens e materiais, como também o bom uso dos recursos adquiridos pela Paróquia.

01 - O CPAE é o órgão representativo da comunidade paroquial, que sob a presidência do pároco, colabora na administração dos bens da paróquia, atendendo as necessidades pastorais definidas pelo pároco, junto com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

02 - O CPAE é distinto do Conselho Paroquial de Pastoral ou de comissões de festas e obras.

03 - O CPAE é presidido pelo pároco ou administrador paroquial, não podendo se reunir sem a sua presença ou de uma pessoa por ele especialmente indicada, para presidir a reunião.

04 - Para a constituição do CPAE, escolher pessoas responsáveis, católicas, dignas, honestas, conscientes de seu papel, disponíveis e capazes no campo administrativo.

05 - O CPAE será constituído, por no mínimo, 05 (cinco) membros, sem direito a remuneração.

06 - Os membros são escolhidos pelo pároco e aprovados pelo Conselho Paroquial e pelo Conselho Econômico Diocesano.

07 - O mandato dos seus membros será de 3 (três) anos.

08 - Vagando algum cargo, o próprio CPAE escolherá um substituto para completar o mandato do membro desistente ou impedido.

09 - Os membros podem ser reconduzidos ao cargo na eleição seguinte, apenas uma vez.

10 - O CPAE é obrigatório e deve existir em todas as paróquias.

11 - O CPAE será constituído por:
Coordenadora: Euripes Florencio Casagrande
Vice-Coordenadora: Soleni T. G. Stachissini