Boa tarde, Domingo, 22 de Outubro de 2017

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PASTORAL DA SAÚDE /

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde da Paróquia São João Batista, foi implantada na cidade de Américo de Campos no dia 23 de Fevereiro de 2000. A primeira reunião aconteceu com o Sr. Jesus e Sr. Nilton de Votuporanga, coordenadores diocesanos da Pastoral da Saúde. O Padre Ernesto era o pároco neste período. O primeiro coordenador foi Dr. Luiz Carlos Belila que ficou por 4 anos, o segundo coordenador foi Euripes Maria Florencio Casagrande (Lipe) por 4 anos, o terceiro coordenador foi Luis Carlos de Paulo por 2 anos, o quarto coordenador foi o Sr. Pedro Bombonato por 2 anos e agora em 2012 a coordenadora é Aparecida Alves de Carvalho (tia Cida).

O que é a Pastoral da Saúde?
É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde, nas seguintes dimensões:
Comunitária: visa à promoção e a educação para a saúde.
Solidaria: vivencia e presença samaritana junto aos docentes e sofredor no hospital, à domicilio e na comunidade.
Político-institucional: atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas, que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja formação ética e uma política da saúde sadia.

Objetivo da Pastoral da Saúde
Evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, a luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidaria a serviço da vida.
A Pastoral da Saúde na Paróquia São João batista em Américo de Campos vai mais além. Quando iniciou esta Pastoral, foi formada uma equipe, que começamos com visitas e oração, depois de alguns dias o Pe. Ernesto recebeu do diretor do Ersa, por intermédio do Frei Francisco de Jaci:
3 cadeiras de roda
2 colchões d’água
3 pares de muletas
3 aparelhos de pressão
2 aparelhos de diabetes
7 caixas de fitas para os aparelhos de diabetes
4 bolsas d’água.

Foi a partir daí que a Equipe teve a idéia de trabalhar, com a ajuda de toda comunidade com promoções de pizzas, galinhadas, almoços beneficentes e leilão de gado. Tem também todo segundo domingo de cada mês o Arrastão do Lixo reciclável, que a comunidade guarda e doa para a Pastoral, com isso a Pastoral da Saúde ajuda todas as pessoas doentes que precisa de uma cadeira de banho, cadeira de roda, muletas, bengalas, inalador, cama hospitalar, colchão hospitalar, colchão caixa de ovo, tipóia, almofada para escaras, suporte para soro.
A Pastoral também tem uma máquina de confeccionar fraldas geriatricas que é doada para todos os doentes acamados. Há também um brechó, que as pessoas doam roupas, calçados, móveis, eletro doméstico que não usam mais e a equipe vende.

Com o dinheiro desses eventos já conseguimos comprar:
66 cadeiras de roda

2 bóias para escaras
2 tipóias
2 meias terapêuticas

A Pastoral da Saúde doa fraldas para 19 pessoas.

Ao longo da historia, a igreja sempre procurou apoiar o progresso terapêutico em vista do aprimoramento da assistência aos doentes. Em várias circunstâncias ela interveio com os instrumentos que dispõem para que se respeitassem os direitos da pessoa e promove se seu autentico bem estar.

Coordenação:
Pedro Bombonato