Boa tarde, Sábado, 07 de Dezembro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PASTORAL DA LITURGIA /

Pastoral da Liturgia

A pastoral da liturgia é composta pelas equipes de missa: MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA (MECE)  MINISTÉRIOS DE MÚSICA MINISTÉRIO COROINHAS E ACÓLITOS E MINISTÉRIO DE LEITORES.

A liturgia é vida, vivência em comunidade, relação sagrada entre Deus e seu povo celebração do mistério pascal de Cristo no hoje da história. A liturgia é ação e participação: pressupõe consciência, pertença, inteireza do ser para celebrar e atuação dos presentes, fazendo os celebrantes partícipes da obra salvadora de Cristo.

A Pastoral da Liturgia de nossa paróquia é composta pelas Equipes de Missa, Ministérios de Música e Ministros extraordinários da comunhão eucarística. Atualmente está estruturada com 19 Equipes de Missa, 43 ministros e 04 Ministérios de Música.

As Equipes de Missa têm como função articular o ministério dos leitores, cuidando para que se preparem bem para o serviço litúrgico organização da procissão das oferendas e ambientações, caso esteja prevista na celebração além de escolher um animador para acolhida e leitura das poucas introduções narradas na missa.

Conforme as orientações com relação ao canto na Celebração Litúrgica, tomamos como princípio a consciência de que é preciso levar a sério a força sacramental da música na liturgia e fazer do canto um ato de fé, um gesto de amor. Sendo assim, nossos Ministérios de Música seguem as propostas próprias dos tempos litúrgicos, levando a assembleia a experimentar o ritmo do tempo, a liturgia do dia, a experiência com Jesus narrada no Evangelho daquela celebração.

Além de servirem o altar e distribuírem a eucaristia aos fieis na Missa, nossos 43 ministros também levam a Sagrada Eucaristia para mais de 70 idosos ou enfermos acamados que não podem vir na Igreja e esperam a sagrada comunhão em seus lares. Um trabalho missionário realizado com alegria e carinho.

Com reuniões mensais de formação e orientação realizadas pelo Padre Roberto, vamos nos conscientizando cada vez mais que os serviços litúrgicos facilitam a comunidade a celebrar e experimentar o encontro com DEUS. Isto requer equipes que dediquem tempo, sabedoria e carinho no planejamento e execução das ações litúrgicas.

COORDENADORES DA MATRIZ: Cristina Anselmo de Mendonça Pires e João Alberto Pires

MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA (MECE)
Coordenadoras: Neusa Waideman Brachini e Marli Terezinha Miguel da Silva

MINISTÉRIO DE COROINHAS E ACÓLITOS