Boa tarde, Domingo, 22 de Outubro de 2017

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PASTORAL DAS EXÉQUIAS /

Pastoral da Esperança (Celebração das Exéquias)

A Pastoral da Esperança é a presença amiga, fraterna e solidária da comunidade eclesial junto àqueles que passam por um momento de dor com a perda de um ente querido, prestando solidariedade, conforto e apresentando súplicas para os defuntos e ao mesmo tempo dá aos vivos o consolo da esperança.
A Pastoral deve lembrar aos presentes que a vida cristã não está limitada à realidade terrena, mas perpassa esse tempo e esse lugar. O Senhor Ressuscitado é o modelo perfeito da nossa realidade futura, o que nos anima na superação deste momento (cf. Jo11,25 Rm 6,4 Ef 2,6 Cl 3,1 2 Tm 2,11).

Missão da Pastoral

Confortar espiritualmente as famílias enlutadas (através de celebrações bem preparadas, visitas, presença etc).
Assistir estas famílias nos velórios.
Preparar com especial zelo a celebração das exéquias, considerando o profundo sentido pascal da morte cristã, a sensibilidade dos presentes e a necessidade de se aproveitar o momento para trazer o real sentido da morte.
Celebrar as exéquias, valorizando todos os símbolos inerentes àquele momento (a Bíblia, as velas, as flores, a cruz etc).
Realizar encontros de oração nas residências destas famílias.
• Evangelizar e mostrar que não se reza apenas pela morte, mas sim pela ressurreição, pela vida eterna.
Aproveitar o momento de sensibilidade humana para falar da esperança a todos e da necessidade da fé na ressurreição dos mortos como ponto central da vida cristã.
Providenciar sepultamento dos indingentes ou de pessoas que não tenham família.

Orientações Pastorais

Local de missão da Pastoral
nas residências
nas capelas mortuárias
nos hospitais
nos cemitérios.

Condições para o exercício da missão na Pastoral

O agente da Pastoral da Esperança deve:
ser uma pessoa de esperança, acolhedora, atenciosa e devidamente preparada
dar testemunho de vida cristã
ser disponível para as necessidades da comunidade eclesial
ter sensibilidade para o sofrimento humano e estar preparado para o conforto humano com uma Palavra de Esperança diante da dor e das necessidades da vida cristã dos familiares.

Atividades da Pastoral

Reuniões mensais
Retiro paroquial
Cursos de reciclagem
Preparação de Missas e Celebrações nos cemitérios, principalmente no Dia das Mães, dia dos Pais e Dia de Finados (essas celebrações podem acontecer nos cemitérios ou nas comunidades).

Organização da Pastoral

A Pastoral da Esperança é organizada a nível Paroquial e é composta de:
um (a) coordenador (a) paroquial
membros das diversas comunidades que formam a Paróquia.

Relação com as demais pastorais

A Pastoral da Esperança realiza suas atividades integradas às Pastorais Familiar, da Liturgia e da Saúde.
Hoje a Pastoral das Exéquias ou da Esperança passa por um período de reorganização e reformulação. A ação continua a ser desempenhada pelo pároco e um grupo de senhoras que fazem acontecer mesmo em meio as dificuldades esse serviço à comunidade.
A realidade é que esta tenta se refazer depois da morte daquela que era a grande incentivadora da Pastoral. Com a morte da Tia Lurdes, até hoje falta quem assuma a coordenação. Esperamos em breve estarmos solucionando essa dificuldade.

2502859363_0023e5744f.jpg