Boa noite, Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA /

PASTORAL BÍBLICO-CATEQUÉTICA

A pessoa de Jesus sempre foi o centro da Catequese e da ação evangelizadora. Muitos catequistas, partindo da experiência pessoal com Jesus Cristo, anunciaram, educaram para fé, formaram novos seguidores. A palavra catequese significa “provocar eco”. Assim, podemos entender que o catequista é aquele que faz ecoar no coração das pessoas a Palavra divina. A Pastoral Bíblico-Catequética nasceu juntamente com a Paróquia passou por muitas reformulações, maneiras diferentes de transmitir a fé, metodologias que respondiam aos desafios de seu tempo. Hoje a catequese compreende que seu objetivo é formar discípulos-missionários, iniciar na fé e na vida da Igreja, dar aos cristãos o saber necessário para uma identidade de seguidor de Jesus bem fundamentada.

Atualmente, a catequese conta com vários momentos celebrativos e também formativos: foi realizado o planejamento com os catequistas para acolher as muitas turmas para o processo de iniciação vivenciamos a festa da acolhida aos pais e catequizandos celebramos a Missa de envio dos catequistas para missão realizamos reuniões de formação com o grupo de catequistas retomamos o dízimo mirim acolhemos a I Semana Catequética regional com diversos elogios a nossa organização e acolhida das cidades vizinhas. Para a iniciação de nossos catequizandos ao sacramento da Eucaristia e também da Crisma foram realizados momentos de mística e espiritualidade: dia de vivência, retiros, Vigília, celebrações penitenciais antes do sacramento da reconciliação. Além disso, por quatro vezes no ano realizamos reunião com os pais e responsáveis dos catequizandos e crismandos. Também participamos do Pentecostes com crismandos celebramos o dia dos catequistas na diocese e na Paróquia vivenciamos o “Bate latas e a caminhada pela paz” participamos das visitas missionárias e celebramos o dia das crianças com uma confraternização.

Nossa organização é processual, marcada pela iniciação desde a infância até a catequese com adultos sendo assim, temos em nossa paróquia a Etapa de Evangelização, Etapa de Iniciação Eucarística, a etapa de Iniciação Crismal, a Catequese com Adultos, com seus 28 catequistas e mais de 200 catequizandos. Nessa história muitos e muitos foram educados na fé, vivenciaram os sacramentos, foram orientados por nossos catequistas. Obrigado por esse lindo ministério, Senhor, e fecunde de muitas bênçãos essa dimensão tão importante da evangelização na Igreja.

Coordenadora: Berenice Dungue Fiori

Coordenadora Etapa de Eucaristia: Liza Giovanini Basso