PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Boa noite, Domingo, 25 de Outubro de 2020

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE - FEVEREIRO E MARÇO 2020

Amados paroquianos, amigos, leitores da palavra do padre: minha saudação de bençãos, alegria, saúde, paz e muito amor de Deus a todos! Estamos em tempo de graça na paróquia de São João Batista de Américo de Campos. É tempo de celebrar mais um ano jubilar. Queremos agradecer imensamente tudo o que foi vivido em 2019 em nossa Paróquia - vivenciamos a Novena de Natal com o gesto concreto (entregamos mais uma vez 60 Cestas de Natal), nosso Jantar Paroquial de Confraternização, as celebrações próprias do Tempo do Natal e alegria de agradecermos a Deus pelos 79 anos da Paróquia São João Batista, dando abertura ao ano jubilar: tempo de recordação, gratidão, oração, alegria por sermos católicos e reconhecimento dos grandes bens que a comunidade católica fez por Américo de Campos! É um ano especial!
Por cinco anos fomos direcionados pelo lema “Partir de Jesus Cristo, evangelizar”, e fizemos com zelo e amor um árduo processo de conscientização missionária partindo da experiência pessoal com Jesus Cristo: crescemos, rezamos juntos, formamos comunidade e amadurecemos como paróquia. Então, com a abertura do Ano Jubilar, assumimos um novo lema paroquial, que também será o nome do nosso Informativo a partir de agora: “Igreja de missão e iniciação: Ele está no meio de nós!”. Entendemos que nosso rosto tem marcas da evangelização e do cuidado na formação do discípulo missionário, tudo isso, porque nosso Deus caminha conosco, está no meio de nós, direciona nossos passos. 
Ao mesmo tempo, faremos das celebrações dos 80 anos da paróquia um momento fecundo de valorização do nosso padroeiro, que começou a percorrer os setores, capelas e comunidades para visitar nossas famílias e anunciar o ano jubilar como tempo de alegria, de renovação espiritual e de fé. A PEREGRINAÇÃO DO PADROEIRO recorda a história do maior de todos os profetas e também a nossa história, do Cruzeiro até os dias de hoje. Fique atento para o período em que a imagem de São João Batista estará em seu setor, participe, acolha em sua casa a pequena imagem e reze por nossa caminhada. Dos dias 09/02 à 23/02, São João Batista visitará o setor Nossa Senhora das Graças dos dias 23/02 à 08/03 o Setor São José dos dias 08/03 à 22/03 a peregrinação será no Setor São Vicente e dos dias 22/03 à 04/04 no Setor Santa Luzia.
Com o lançamento do 1º Plano Diocesano de Pastoral, em comunhão com nossa Diocese, fizemos nossas escolhas pastorais para 2020. O pano de fundo é de fato o ano jubilar celebrativo além disso, a Igreja que nos pede que sejamos Comunidades Eclesiais Missionárias, casa da Ternura, da acolhida, da família, da proximidade, construída sobre quatro pilares (Palavra, Pão, Caridade e Missão), sempre de portas abertas para sermos de fato Igreja em saída! Vejamos abaixo nossas prioridades pastorais:
Para o PILAR DA PALAVRA: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E ANIMAÇÃO BÍBLICA, nossas metas para o ano serão a Inspiração catecumenal na preparação para os sacramentos do matrimônio de batismo, com a revisão da metodologia do Curso de noivos e do Curso de batismo, cuidando para que sejam percursos de encontro com Jesus Cristo.
No PILAR DO PÃO: LITURGIA E ESPIRITUALIDADE vamos realizar os “Encontros de mistagogia litúrgica”, uma formação mensal para as equipes de missa, ministros, coroinhas e acólitos, demais pastorais e movimentos, aprofundamento nos ritos e símbolos da Liturgia e destacando a importância do Domingo na vida do cristão.
Para o PILAR DA CARIDADE, destacamos a parceria da nossa Juventude com os trabalhos da Campanha da Fraternidade 2020 e a articulação da Pastoral da Sobriedade.
Dentre as escolhas do PILAR DA AÇÃO MISSIONÁRIA, escolhemos no primeiro semestre a Peregrinação do padroeiro nos setores, e também os Encontros de oração e formação nos setores toda última terça-feira do mês com material paroquial.
Retomamos nossa atividades pastorais e evangelizadoras e o mês de fevereiro já começou com o V ENCONTRO DE JOVENS MMJ, com o tema: “Fica Senhor conosco, é tarde e a noite já vem” (Lc 24,29), baseados no texto dos Discípulos de Emaús, nosso projeto foi convidar nossa juventude a experiência com Jesus no caminho, na Palavra, na Eucaristia e na missão, sempre motivados a viver a vida de fé com a alegria de quem encontrou Jesus vivo e Ressuscitado! Obrigado ao Grupo de jovens pelo empenho, zelo, trabalho e incansável doação pela evangelização de nossos jovens! Deus abençoe nossa juventude!
Em fevereiro também retomamos nossas atividades catequéticas: nos dias 10 a 13 de fevereiro, às 19h, estaremos fazendo as inscrições para a catequese no Centro Pastoral Padre Severino, acolhendo crianças a partir dos 07 anos, como também adultos. Traga a certidão de batismo e de nascimento e venha conversar com nossos catequistas, que estão se preparando para retornar as atividades com grande alegria. Todas as turmas retomam os encontros a partir do dia 14/02, dia em que faremos a Festa da Acolhida das novas turmas. 
Com a Missa e Imposição de Cinzas daremos início ao Tempo da Quaresma com o convite a conversão, a penitência e a oração: tempo forte e favorável para nos reconhecermos necessitados do perdão, de nos reconciliarmos e sermos abraçados pela Ternura de Deus. Para a Quaresma convido toda comunidade para participação nos grandes momentos que irão acontecer na paróquia:
Exercícios quaresmais: todas as sextas-feiras da Quaresma com Missa e caminhada penitencial às 05h30 e a Via Sacra na Matriz, às 19h30.
Mutirão de Confissões em Américo de Campos dia 18 de março, a partir das 18h na Matriz, com a presença dos padres da região pastoral de Cosmorama.
Retiro Quaresmal Paroquial: dia 15 de março, na Fazenda do Miguel Jabur, a partir das 07h30 com o tema: “Ele está no meio de nós!” e a orientadora Ir. Rosângela Aparecida Fontoura.
24 Horas para o Senhor nos dias 20 e 21 de março, na Matriz, com momentos fortes de reflexão, oração, Santa Missa, confissões, experiências com a misericórdia de Deus.
As atividades da Campanha da Fraternidade em 2020 com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), convite para olharmos de modo mais atento e detalhado para a vida como dom e compromisso, recriando relações fecundas na família, na comunidade e na sociedade, à luz da palavra de Deus.
A cada ano vamos crescendo na fé, na esperança e na caridade. Deus nos abençoe e toda nossa família abençoe os nossos sonhos e projetos para que coincidam com Sua vontade. A benção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós e permaneça para sempre! Amém!

Veja Também


palavra 3.jpg