PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Boa noite, Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - DEZEMBRO E JANEIRO 2020

Até que Cristo se forme em vós, em mim, em ti e em nós” vamos caminhando em comunidade, rendendo graças a Deus, planejando nossa caminhada e celebrando a Palavra, a Eucaristia, os demais sacramentos, a vida, nossa conversão pessoal e a missão. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! 
Que maravilha chegarmos à conclusão de mais um ano civil, crescendo no cotidiano, agradecendo o hoje e olhando para o amanhã, cheios de esperança. Nesse diálogo, chamado Palavra do Padre, aproveito para falar da nossa caminhada paroquial, mas também entro em comunhão com você para que o projeto do Reino de Deus aconteça e sejamos nós instrumentos. Com imensa alegria recordamos o Mês missionário extraordinário, o leilão de Gados, a caminhada paroquial. Cheios de esperança, entregamos as festividades natalinas, o término de 2019 e o início de 2020: sempre é tempo de amar, tempo crer, tempo de partilhar e de receber fecundas bençãos!
Cheios de gratidão, com o sentimento de que vivenciamos de modo profundo e intenso o pedido do Papa Francisco para Mês Missionário Extraordinário, quero recordar nesse momento os grandes dias de evangelização e missão vividos por nossa comunidade paroquial no mês de outubro: recordo com alegria toda a preparação para mês missionário extraordinário, o dinamismo e a força do COMIPA e a primeira semana de outubro, com as celebrações de abertura e os momentos de divulgação. Estivemos presentes na Catedral de Votuporanga para abertura diocesana realizamos nossa abertura paroquial celebrando a padroeira das missões e do setor 06, Santa Terezinha do Menino Jesus realizamos o bate lata com a catequese e nossos líderes divulgando o mês missionário e ainda abençoando nossa Américo de Campos sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Nessa semana, também tivemos a alegria do Terço dos homens passar a ser missionário, sendo rezado por eles durante todo mês de outubro o terço pelos continentes e pela missão no mundo. 
Relembro a segunda semana do mês missionário extraordinário, com os momentos das orações da manhã, às 06h todos os dias, refletindo a novena missionária e a dimensão batismal de nossa fé, sempre concluída com o café comunitário. Recordo as várias visitas aos enfermos, acamados e idosos de toda nossa paróquia: sem dúvida um momento de carinho, atenção e anúncio do evangelho aos nossos irmãos. Trago presente o Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento em todos os setores, Capelas e Comunidades rurais, com grande participação da comunidade e fortalecimento de nossa fé diante de Jesus Eucarístico. Momentos de benção a nossa paróquia!
Recordo a terceira semana do mês missionário, semana de muito trabalho e visitas missionárias: os encontros missionários realizados em toda paróquia, com oração do terço e reflexão sobre o sentido desse mês pedido por nosso amado Papa Francisco. Momentos centrais do mês missionário aconteceram nessa semana: na quinta-feira acolhemos a cruz missionária em nossa paróquia e sexta-feira levamos para Alvares Florence no sábado rezamos a Vigília missionária e no domingo, dia mundial das missões, foram visitadas pela primeira vez as famílias que moram no território de nossas Capelas e Comunidades rurais, momento de grande motivação missionária, emoção, alegria evangelizadora! 
Recordo a quarta semana do mês missionário, momento em que nossos catequistas testemunharam a dimensão missionária da catequese, visitando os familiares dos catequizandos e crismandos da paróquia, deixando a eles a alegria do Evangelho nessa Igreja em saída. Também, muitos dos catequizandos acompanharam os catequistas nas visitas, ajudando assim na formação para essa dinâmica do estado permanente de missão. Terminamos o mês com a Missa de encerramento, cheios de gratidão e o sentimento de que fizemos o melhor, evangelizando e anunciando a Palavra da nossa salvação. Obrigado, Senhor!
No mês de novembro aconteceu nossa Assembleia Paroquial de Pastoral, traçando os caminhos da evangelização para 2020, como também articulando nosso ano jubilar, ano em que a Paróquia de São João Batista celebrará seus 80 anos. Também foi realizado nosso Leilão de Gados visando a construção da Casa e Secretaria Paroquial: nas pessoas o Rafael Tigre, Nelson Marimoto e do Lincoin Fernandes, agradeço a todos que doaram, arremataram, trabalharam de coração para que o Leilão pudesse acontecer. Deus lhes pague por tudo. 
Concluímos novembro com a Investidura dos novos coroinhas e acólitos para o serviço do altar, agradecendo a Deus o sim dessas crianças e jovens para esses ministérios. No mesmo dia, Solenidade de Cristo Rei do Universo, dia dos leigos e leigas, foi destacado e dinamismo, o zelo e o trabalho incansável de nossos cristãos leigos na missão e na evangelização: destacamos a conclusão da Escola Bíblico-Catequética diocesana, na qual Rosinha, Arliete, João Batista e Rosimeire fizeram percurso de formação por 02 anos, e da Escola de Liturgia, tendo Geraldo e Arliete representando nossa comunidade na formação e estudo. Bençãos.
Agora iniciamos dezembro com novo Ano Litúrgico, mais um tempo da graça que se inicia e somos chamados a viver o Advento, nos preparando bem para celebrar o Natal de Jesus Cristo, para isso é muito importante a participação de todos na Novena do Natal: é bom celebrarmos bem esse momento, com sentimento de gratidão, esperança e muito amor no coração. No dia 29 de dezembro será aberto oficialmente mais um Ano Jubilar na Paróquia para bem celebrar os 80 anos de vida e missão: recordar, agradecer, celebrar... porque “Ele está no meio de nós” a nos acompanhar e dirigir nossa caminhada evangelizadora. Vamos viver com intensa fé esses momentos paroquiais.
Em janeiro, desaceleramos o ritmo para descansar, estar mais em silêncio e oração, para que o ano possa ser fecundo e bem vivido. Que seja bem aproveitado por todos o merecido descanso! 
Na oportunidade desse diálogo, desejo a todos um Santo, abençoado e Feliz Natal. Que a luz de Jesus Cristo, a iluminar nossas vidas, possa nos trazer muita alegria, paz, saúde e bons propósitos para 2020. Que o novo ano seja nova oportunidade para que Cristo seja nosso caminho, verdade e vida. E a benção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre cada um de nós e permaneça para sempre! Amém!

Veja Também


76613120_112666520203268_292057737473294336_o.jpg