PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - OUTUBRO E NOVEMBRO 2019

“Eu disse sim ó Senhor! Eu disse sim por amor. Pronto para ir eu estou, para uma grande missão”. Com o refrão do canto que marca o Mês Missionário Extraordinário 2019, inicio a Palavra do Padre de outubro e novembro, com o coração cheio de alegria e uma fé segura de que toda nossa caminhada está sendo dirigida pelo Espírito Santo. Na dinâmica do tempo, agradecemos os meses que se passaram e ao mesmo tempo nos preparamos para bem viver os momentos que Deus tem reservado para nós.
O mês de agosto recordamos as vocações na Igreja: celebramos de maneira muito especial a
Semana Nacional da Família com o tema “A Família, como vai?”, vivenciando momentos de consagração a Sagrada Família, palestras, orações, Adoração ao Santíssimo, reflexões sobre a iniciação cristã, a importância da família para a Igreja e para a sociedade. A participação tem aumentado e a Pastoral Familiar tem dinamizado com grande zelo essa semana, de fato motivos para agradecermos a Deus. Também acolhemos a celebração diocesana do Dia dos catequistas, com a presenta de 370 catequistas de toda nossa diocese, refletindo o tema “Catequistas: batizados e enviados numa Igreja em Saída”. Mais uma vez a acolhida, o carinho, olhar terno e fraterno de nossos líderes foi apontado como um destaque: obrigado a todos que trabalharam e fizeram desse dia uma grande louvação a essa vocação tão importante para Igreja: obrigado catequistas pelo amor semeado e o testemunho de fé!
Setembro, mês da Bíblia, foi marcado pela reflexão da I Carta de São João: com o lema “Nós amamos, porque Deus primeiro nos amou” (I Jo 4,19). Concluímos que Deus é a origem e a essência do amor e o único caminho pra chegar até Ele, pois Ele é amor! Nessa rica dinâmica do amor entendemos que amor que vem de Deus torna o amado a ser capaz de amar, ou seja, não é possível separar o amor de Deus do amor ao próximo. Trata-se de uma carta para ser lida, rezada, meditada, contemplada, pois o AMOR  é um processo PERMANENTE em nossa vida e sempre novo. Amor e conhecimento de Deus são inseparáveis: é amando que Deus permanece conosco!!!!
Também aconteceu em nossa paróquia o IV Encontro de Vivência para casais, com a presença de 33 casais da comunidade, refletindo sobre a Mística e a Espiritualidade da família, o Lar como casa da iniciação à cristã e os Círculos virtuosos e viciosos de uma família. Como metodologia, foram propostos exercícios para os casais como a Oração Conjugal e a Oração Familiar, A Regra de Vida, entender o outro como Sagrado, que merece nosso respeito e cuidado. Um dia positivo, bem participado, bem avaliado pelos casais e sem dúvida uma oportunidade de evangelização! Obrigado Senhor!
Agora, como tempo oportuno da graça de Deus, em outubro acontecerá no mundo inteiro o MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO. Papa Francisco convocou a Igreja para celebrar o outubro de 2019 como grande empenho missionário, visando fortalecer a consciência batismal, a alegria do anúncio do Evangelho numa Igreja em saída, a missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Ao proclamar o Mês Missionário Extraordinário o Papa quer animar todos os fiéis para que “tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras”, aumentando o amor pela missão.
O Mês Missionário Extraordinário deseja, ainda, fazer memória dos 100 anos da Carta Apóstolica Maximum Illud, do Papa Bento XV. Afirma o papa Francisco que “A aproximação do seu centenário sirva de estímulo para superar a tentação frequente que se esconde por detrás de cada introversão eclesial, de todo e fechamento auto referencial nas próprias fronteiras seguras, de qualquer forma de pessimismo pastoral, de toda a estéril nostalgia do passado, para, em vez disso, nos abrirmos à jubilosa novidade do Evangelho”.
O logo do Mês Missionário Extraordinário mostra uma cruz missionária cujas cores tradicionais lembram os cinco continentes. A cruz acolhe o mundo e favorece o encontro entre os povos, a comunicação entre as pessoas e com a Igreja universal, como se fosse um link, criando laços reais entre os povos. A cruz é o instrumento e o sinal eficaz da comunhão entre Deus e os homens para a universalidade da nossa missão. O mundo é transparente. Isso significa que nossa ação de evangelização não tem barreiras nem fronteiras. É o fruto do Espírito Santo. A cruz abraça todos os homens e mulheres deste mundo e, precisamente graças a ela, estamos unidos, conectados e abertos à comunhão. É o amor de Jesus que não conhece limites e fronteiras. As palavras BATIZADOS E ENVIADOS, que acompanham a imagem, indicam os dois elementos característicos e inalienáveis de todo cristão: o batismo e o anúncio. Da cruz brota o batismo para a salvação do mundo para o qual somos enviados para anunciar o Evangelho de Jesus. As cores da cruz são aquelas tradicionalmente atribuídas aos cinco continentes: vermelho para a América, verde para a África, branco para a Europa, amarelo para a Ásia e azul para a Oceania. Cada cor tem um significado simbólico que torna possível a conexão entre os continentes através dos povos, na comunhão de Deus com a humanidade.
Em nossa agenda haverá uma programação especial para o mês missionário e vale a pena você acompanhar e participar: a primeira semana será de celebrações, Missa de abertura na Catedral, Missa aqui na Paróquia, celebrando Santa Terezinha do Menino Jesus e divulgação nas ruas desse momento importante com o bate-lata. A segunda semana será de oração e visita aos enfermos da cidade: todas as manhãs, na Matriz, estaremos juntos em oração, na quinta-feira com adoração nas casas, todos os dias vamos sair e visitar nossos enfermos, levando-lhes o amor e o conforto da fé. A terceira semana será de encontro nos setores coma oração do terço missionário e acolheremos a cruz missionária também vai acontecer a grande Vigília missionária pedida pelo Papa Francisco e as visitas as capelas e comunidades rurais. Na quarta semana nossos catequistas vão visitar os familiares de seus catequizandos e crismandos, levando-lhes a mensagem do evangelho, terminando nossa programação com a Missa de encerramento do Mês missionário extraordinário! Participe, fique atento, venha conosco ser essa Igreja em saída desejada pelo Papa Francisco.
Em novembro acontece nossa Assembleia Paroquial de Pastoral e o Leilão de Gados, momentos de avaliação e planejamento e também promoção para construção da Casa Paroquial e Secretaria.
Não deixem que nos roubem a Alegria! Não deixem que nos roubem o Evangelho! Não deixem que nos roubem a comunidade! Não deixem que nos roubem a fé! Deus abençoe grandemente cada um e vamos juntos falar de Deus, do seu amor, da sua misericórdia! Amém!

Veja Também


OUTU.jpg