Bom dia, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - AGOSTO E SETEMBRO 2019

“Por tudo dai graças!” Inspirado na gratidão, nobre sentimento humano, dou início ao nosso diálogo trazendo presente os momentos importantes que vivenciamos e outros que ainda iremos celebrar em nossa Paróquia de São João Batista em Américo de Campos. Deus tem cuidado de nós e por isso nossa gratidão transborda em ações pela causa do Seu Reino de amor!
 Junho foi o mês do padroeiro e de grandes celebrações do calendário litúrgico da Igreja. Celebramos a Novena de Pentecostes nos setores e com uma participação bonita da comunidade: refletindo os sacramentos da Igreja, pedimos que o Espírito Santo renovasse a nossa fé e nossa adesão, celebrando assim o dia de Pentecostes com abertura de coração e consciência mais amadurecida. Em Corpus Christi, fizemos uma grande Festa da Caridade e da Eucaristia, preparando um belíssimo tapete por onde Jesus Sacramentado passou abençoando toda nossa cidade: de fato agradecemos o carinho de todos paroquianos nas doações, nos trabalhos e também na Praça de Alimentação. “Por tudo dai graças!”
As Festividades do Padroeiro foram marcadas pelo tríduo em honra a São João, por três domingos nas missas a Festa Junina, com terço, quadrilha e partilha de alimentos típicos nossa participação no Desfile Cívico em que apresentamos a metodologia de formação do discípulo missionário, a iniciação à vida cristã com seus tempos, etapas, entregas e os sacramentos o Dia de São João Batista, bem celebrado pela comunidade com procissão e santa Missa além da Quermesse,  promoção que realizamos para a paróquia, momento que toda comunidade se mobiliza nos trabalhos, doações e participação. “Por tudo dai graças!”
Em julho, mês do dízimo e do dizimista, terminamos nosso projeto dos encontros com os dizimistas: cinco meses de oração, partilha, formação para a compreensão e clareza do dízimo, bem avaliados pelos coordenadores e líderes da comunidade. Concluímos o mês com a Missa do Dizimista, a benção dos veículos e dos motoristas por ocasião do dia de São Cristovão, e a Investidura dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística para o serviço do altar, a Celebração da Palavra, a comunhão aos enfermos e a celebração das Exéquias. Em julho também aconteceu o Seminário de Vida no Espírito, momento fecundo da presença de Deus promovido pela RCC, e a Missa do Agricultor na Capela São Sebastião do Coqueiral, trazendo presente as lutas e alegrias das comunidades e capelas rurais de nossa região. “Por tudo dai graças!”
Iniciamos o mês de agosto, Mês Vocacional, celebrando o dia do padre, dos pais, dos diáconos, religiosos e religiosas e o dia dos Catequistas. Teremos uma programação especial para Semana Nacional da Família, dos dias 11 a 17 de agosto, que tem como tema esse ano “A Família, como vai?”. Acompanhe, participe e traga sua família para rezarmos juntos e consagrarmos nossas famílias a especial proteção de Jesus, Maria e José. No dia 25 de agosto acolheremos novamente em Américo de Campos o Encontro Diocesano de catequistas, que celebram sua vocação em comunhão diocesana, com o tema “Catequistas: batizados e enviados numa Igreja em Saída”, aprofundando a vocação e missão dos educadores para a fé em preparação as celebrações do mês missionário extraordinário, em outubro desse ano. “Por tudo dai graças!”
Em setembro, mês da Bíblia, queremos em comunhão com toda Igreja no Brasil ler a I Carta de São João, que será estudada e refletida como referência para animação bíblica da vida e da pastoral. Tire um tempo e leia essa carta, anote o que mais te chamou atenção e perceba que o tema central desse livro bíblico é o amor. Também, realizaremos o IV Encontro de vivência para casais no dia 15 de setembro, momento marcado por oração, palestras e reflexões voltados para vida em casal, para família: faça sua inscrição e tire esse dia para celebrar a família. “Por tudo dai graças!”
Que a gratidão nos encha de alegria e que essa alegria, de sabermos que encontramos o Senhor nos faça cada dia mais discípulos missionários. Não deixem que nos roubem a esperança! Não deixem que nos roubem a gratidão! Não deixem que nos roubem a alegria do evangelho! Não deixem que nos roubem a comunidade! A benção de Deus misericordioso que é Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre! Amém!