Bom dia, Quarta-feira, 19 de Junho de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - JUNHO E JULHO 2019

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado! Mais uma vez nos encontramos para um diálogo alegre, recordando nossa caminhada pastoral e agradecendo a Deus pelos benefícios recebidos de sua bondade. Neste ano, em que escolhemos como prioridades a Iniciação à vida cristã, a formação de nossos dizimistas, a evangelização para sermos sempre uma Igreja em saída, muitas são as ações que estão nos fortalecendo em nossas escolhas e ajudando-nos a concretizar nossos objetivos, vivenciando a conversão pastoral pedida pela Igreja. Estamos caminhando nos encontros de iniciação com a liderança, no estudo com o COMIPA, nos encontros de formação e oração com nossos dizimistas, nas visitas e bênçãos às famílias. Nossa catequese esse ano deu o passo da realização dos “Ritos penitenciais na quaresma”, realizou o retiro dos crismandos, as reuniões e formações com pais e responsáveis dos catequizandos e crismandos para as celebrações das entregas, passos que respondem as prioridades de 2019 e nos enchem de alegria, porque são experiências que têm dado certo e nos permite avaliar com bons olhos a caminhada.
O mês de abril foi marcado pelas celebrações da SEMANA SANTA. De quando estou em Américo de Campos, com toda certeza essa foi a Semana Santa mais tranquila, bem vivenciada, celebrada com consciência e participação por parte dos fieis. O caminho da paixão, morte e ressurreição de Jesus foi experimentado numa mística de silêncio, oração, envolvimento e grande inteireza das pessoas presentes. Dava para perceber a espiritualidade das celebrações, o olhar atento, e sentir o toque de Deus a todo momento. E como foi bonito perceber que os serviços litúrgicos (música, ministros da eucaristia, leitores e animadores, coroinhas e acólitos) estavam afinados entre si, que não havia tensão e nem desgaste, mas um crescimento e uma maturidade envolventes. Mesmo não conseguindo realizar todos os momentos programados por causa da chuva, tudo aconteceu de uma maneira tranquila e pontual. Uma benção para nossa comunidade a vivacidade dessa tão importante para a vida de fé de nossos católicos!
 Durante o tempo Pascal foram realizadas as Celebrações das ENTREGAS da Bíblia, da oração do Pai Nosso e da Profissão de fé aos nossos catequizandos e crismandos, marcando o caminho da iniciação à vida cristã, como também celebramos os SACRAMENTOS da EUCARISTIA, acolhendo novos seguidores de Jesus ao banquete da comunhão, e com a presença de nosso bispo diocesano Dom Moacir, foi celebrado o sacramento da CRISMA, marcando os novos discípulos com o selo do dom do Espírito Santo e os enviando em missão. Aproveito esse momento para destacar o zelo, o carinho e o bem estruturado trabalho de nossos catequistas na Paróquia: estamos adaptados a inspiração catecumenal podendo perceber que os frutos já começam aparecer. Parabéns catequistas: vocês têm deixado marcas profundas do amor de Deus na vida de nossos catequizandos e têm cumprido com fecundidade a proposta do percurso para formação dos discípulos! Deus os abençoe por tão grande dom colocado a serviço da comunidade!
Outro momento marcante no tempo pascal foi a BENÇÃO DAS FAMÍLIAS e das casas realizadas pelos nossos líderes no mês de maio: mais uma vez fomos “Igreja em saída” e levamos aos nossos irmãos a benção do ressuscitado. Agradeço aos coordenadores de setor do COMIPA e do DÍZIMO pela parceria, disponibilidade e empenho evangelizador. Aprendemos que a experiência com Cristo nos leva a anunciá-lo aos demais, porque a alegria de ter encontrado o Salvador nos impulsiona a ser instrumento da paz e do amor para a salvação da humanidade.
Iniciamos o mês de junho, mês de nosso padroeiro São João Batista, ainda vivenciado o Tempo da Páscoa. Somos convidados a participar da Novena de Pentecostes, que nesse ano terá como tema O Espírito Santo e os sacramentos e será realizada novamente nos setores, para uma maior participação da comunidade. As festividades do padroeiro começam com a Festa Junina Paroquial, no dia 15 de junho em Corpus Christi teremos a Praça de Alimentação depois da Missa e procissão, no dia 20 de junho. No dia 22, estaremos presentes no desfile de Américo de Campos trazendo o padroeiro e apresentando a caminhada de iniciação à vida cristã a toda cidade. Dia 24 de junho, as missas serão às 08h, rezando também pelo município e às 19h, com procissão, louvando a Deus pela intercessão de São João Batista. Nossa QUERMESSE DO PADROEIRO será realizada no dia 27 de julho, no Salão Paroquial.
No mês de julho, mês do dízimo e do dizimista, teremos a conclusão dos 05 encontros de oração e evangelização e a Missa do Dizimista no dia 28 de julho. Na oportunidade queremos agradecer os nossos dizimistas pela fidelidade, amor e partilha com a Igreja! Rezemos juntos: Pai Santo, contemplando Jesus Cristo, vosso Filho bem amado que se entregou por nós na cruz, e tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós, manifesto, com meu dízimo, minha pertença à Igreja, solidário com sua missão e com os mais necessitados. De todo o coração, ò Pai contribuo com o que posso: recebei, ó Senhor. Amém. A benção de Deus rico em bondade e ternura que é Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!