PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Terça-feira, 16 de Julho de 2019

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - ABRIL E MAIO 2019

Partir de Jesus Cristo, evangelizar! Com grande alegria inicio esse diálogo em que agradecemos a caminhada, reconhecendo a generosidade de Deus para conosco e ao mesmo tempo olhamos para nossos projetos para os próximos meses, apresentando a comunidade o trabalho evangelizador e já depositando aos pés de Jesus cada momento para que Ele cuide e faça acontecer conforme a Sua graça. Gratidão e entrega, avaliação e cuidado pastoral marcam esse diálogo, que registra nossa história e nos recorda nosso compromisso de discípulos missionários numa Igreja em saída.
Iniciamos o mês de fevereiro com o Reencontro dos Jovens das quatro edições do Encontro MMJ da Paróquia: um dia de oração, reflexão, partilha e diálogo. Com o tema “Chama a tua verdade e vem aqui”, a proposta foi de fato um mergulho no amor de Deus a partir dos encontros de Jesus com as pessoas assim como Ele encontrou a samaritana, a hemorroíssa, o cego de nascença, a pecadora, devolveu-lhes o sentido da vida e os envolveu na experiência profunda com Ele, também chama nossa juventude a viver a partir dessa experiência pessoal com Ele, assumindo o discipulado como caminho de vida. Foi um dia fecundo e proveitoso, com sementes lançadas no cuidado pastoral de nossa juventude.
O tempo da Quaresma tem sido de profunda experiência com Jesus Cristo: fomos ao deserto para superar as tentações, subimos ao monte Tabor para aprendermos o valor da oração, atendemos o convite da conversão, da reconciliação e do perdão. Na Quarta-feira de cinzas acolhemos a exortação para vivermos bem os exercícios da oração, da esmola e do jejum e a Campanha da Fraternidade nos lançou a consciência da importância das políticas públicas para garantir o direito e a justiça da sociedade. Nosso Retiro Quaresmal Paroquial foi conduzido pela Irmã Maria José, que desenvolveu durante todo o dia um caminho de espiritualidade a partir das músicas cantadas no tempo da Quaresma: fomos mergulhados no profundo sentido bíblico e litúrgico desse tempo favorável, como também questionados em nossa caminhada de conversão! Um dia para não ser esquecido... foi saboroso e cheio de toques de Deus!
Além dos exercícios quaresmais da Caminhada Penitencial e a Missa, da meditação da Via Sacra, do Mutirão de Confissões, realizamos também as 24 Horas para o Senhor refletindo o tema “Deus é Rico em Misericórdia” e o lema: “Eu também não te condeno” (Jo 8,11), recordando o Rosto misericordioso de Deus que nos ama, nos perdoa, nos acolhe em sua ternura. Nossa programação foi muito bem participada: Missas, Confissões, Adoração, reflexão, terço da misericórdia, presença dos setores e das pastorais, dos catequizandos e seus familiares, momentos de sentir o “abraço de Deus” e o “calor de suas mãos” a nos tocar com o perdão. Muita emoção, alegria, profundo silêncio e adoração, e de fato o encontro pessoal com Jesus Cristo deixou marcas nessas 24 Horas para o Senhor! Momento que sempre nos deixa transbordando de amor por Deus.
A Pastoral Bíblico-Catequética retomou as atividades com a Festa das Inscrições e a Festa da Acolhida, momentos em que os catequistas acolhem as novas inscrições para a caminhada catequética e ao mesmo tempo orientam os pais sobre o caminho de fé que os catequizandos irão percorrer para a iniciação à vida cristã, sendo acolhidos na catequese com um momento de oração e de confraternização. Além disso, todas as turmas retomaram seus encontros começamos a articulação das entregas e das celebrações dos sacramentos e também já aconteceu nas 24 Horas para o Senhor a Primeira Reconciliação dos catequizandos que farão a Primeira Eucaristia esse ano.
Retomamos toda nossa caminhada pastoral e são tantos momentos bonitos que valeria a pena trazer presente: reuniões do Conselho de Pastoral, do Conselho Administrativo, da Pastoral da Liturgia, formação dos novos ministros da Eucaristia, reuniões da Pastoral Familiar, visitas da Pastoral do Dízimo, Grupo de Oração, formação para os coroinhas, Hora Santa e Missa com o Apostolado da Oração, o trabalho social dos Vicentinos, da Pastoral da Saúde e da Obra Social São João Batista, os encontros de formação do Batismo, enfim, leigos e leigas em ação pela causa do Reino de Deus. Não podemos nos esquecer da grande benção que foi o Primeiro Encontro de oração e formação dos Dizimistas, católicos conscientes que mantêm a evangelização em Américo de Campos! Só temos a agradecer a Deus pelo empenho e zelo de cada coordenador e agente de pastoral: deus lhes pague tamanho amor pela evangelização!
Em abril celebraremos o que é central em nossa fé:  a SEMANA SANTA. No Informativo, na página 03, escrevi uma catequese sobre a importância da Semana Santa para nós católicos! Preparamo-nos por 40 dias para Celebrar a Páscoa agora é momento de participarmos, de crescermos na adesão ao Projeto de Deus, de vivenciarmos cada dia dessa semana com intensidade e oração. Volto a recordar que semana santa não é feriado... é tempo de oração, de estar em comunhão com a fé, de participar das celebrações! Que a ressurreição de Cristo nos envolva e nos atraia para celebrarmos! Também em abril, no dia 27, convido a todos para nossa Quermesse em prol da Pastoral da Saúde e da Obra Social São João Batista, uma festa da caridade para mantermos nossas obras sociais e continuarmos fazendo o bem aos que precisam de nós!
Com o Domingo de páscoa iniciaremos o TEMPO PASCAL, tempo de celebrarmos o ressuscitado caminhando conosco, portanto, de domingo a domingo experimentaremos o Rosto de Cristo que é Misericórdia, Bom Pastor, o Senhor, a Verdade e a Vida. Durante o tempo Pascal, em comunhão com a Igreja, celebraremos as ENTREGAS da Bíblia, da oração do Pai Nosso e da Profissão de fé aos nossos catequizandos e crismandos, como também os SACRAMENTOS da EUCARISTIA e da CRISMA. Será um tempo bem vivido por nossos catequizandos, com momentos profundos como retiros, sacramento da confissão, renovação das promessas batismais, encontros com os familiares para oração em preparação às entregas, momentos da graça de Deus a nossa comunidade. Aos nossos catequistas, obrigado pelo empenho, dedicação, motivação e alegria na preparação de todos esses momentos: que o Espírito Santo faça brotar nos corações de nossos interlocutores a graça da identidade cristã, da pertença a comunidade e do discipulado.
Termino nosso diálogo bimestral desejando a todos uma Santa Páscoa, muita vida em nossa vida! Que o Ressuscitado transforme tudo aquilo que é preciso em nós e que de fato as coisas antigas fiquem para trás e nós, renascidos de novo, caminhemos alegres e cheios de esperança porque Cristo Vive e é o Senhor! Rezemos o refrão que vai nos acompanhar durante todo Tempo Pascal para o Acendimento do Círio: “Que nos envolva Senhor a Tua Luz, o fogo novo, o Teu calor. Vencida as trevas, eis o Teu dia, és nossa Páscoa, que alegria!” A benção de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

Veja Também


PE.jpg