Boa tarde, Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - DEZEMBRO E JANEIRO 2019

No início do Advento, com atitudes de oração, vigilância, confiança e esperança, inicio nosso diálogo com sentimento de gratidão a Deus bondoso e cheio das misericórdias. Nossa caminhada tem sido fecunda e dirigida pela ação do Espírito Santo nosso ano foi desafiador, mas ao mesmo tempo com uma constatação que nos enche de profunda alegria: o que é Deus permanece e cresce e nós somos instrumentos em suas mãos para fazer o Reino expandir cada vez mais.
Minha profunda gratidão por este Ano Nacional do Laicato que vivi no meio de cristãos leigos tão apaixonados pelo Projeto de Jesus Cristo. Minha humilde gratidão por me permitir ser padre e poder celebrar com meu povo e meus amigos os primeiros 05 anos de ministério presbiteral, a serviço da Igreja, consciente de meus limites, mas feliz com o fruto de um trabalho de dedicação e amor!
O mês de outubro para a paróquia foi de intenso trabalho: Celebramos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi realizado o Leilão de Gados com a união de uma equipe bem organizada, entrosada e com espírito de serviço e comunhão concluímos o PROJETO IGREJA EM SAÍDA nos setores Santa Luzia, São Bento e Santo Expedito, na comunidade São Paulo e nas Capelas Nossa Senhora Aparecida da Cabeceira e São Sebastião do Coqueiral, completando assim os 14 setores de Américo de Campos, envolvidos nesse tão bonito projeto: um grande trabalho de evangelização.
Gostaria de destacar alguns pontos desse momento central do Ano do laicato, que ficará para nossa história como ano de graça e missão: por meio do PROJETO IGREJA EM SAÍDA, visitamos toda cidade de Américo de Campos, cada um dos setores, cada uma das casas. De julho a outubro, com muita coragem e alegria missionária, nossos fieis leigos protagonizaram um memorável testemunho: 04 MESES MISSIONÁRIOS. Foram meses de evangelização com encontros de espiritualidade e de formação nas casas. Diversos grupos se organizaram para rezar e refletir o tema e o lema do Ano do laicato aconteceram 12 dias oração da manhã na matriz com café comunitário entre os leigos missionários testemunhando a partilha e a vivência em comunidade.
Motivados pelas orientações do Papa Francisco que convoca para uma “Igreja em saída”, evangelizamos com ardor, dinamismo, ousadia, criatividade, coragem e alegria. Lançamos as sementes sem medo e fomos fermento, que misturado à massa, desaparece, mas a faz crescer. Guiados pelo Espírito Santo, anunciamos a Palavra, abrimos novos horizontes, fomos comunhão, diálogo e missão. Foram realizadas 04 semanas missionárias, divididas em 13 DIAS DE VISITAS AS FAMÍLIAS, totalizando 2026 casas visitadas.
Celebramos 07 Missas Sal da Terra e Luz do Mundo, rezadas em vários locais da cidade, coroando com a Santa Missa o final dos trabalhos nos setores. Foram momentos de intensa alegria, emoção, testemunho vivo e muito amor vivenciados na paróquia. Fomos convidados a tornar visível a luz de Cristo, fazê-la brilhar em não permitir jamais que se apague essa luz que mora em nós. Cristo, luz do mundo, alimentou a chama de nossa fé e a luz brilhou por meio de nossas ações! Fomos sal, a dar sabor, a dar gosto, a temperar, conservar simples e humildes, fomos instrumentos a conduzir as pessoas a Deus, para a experiência da alegria que vem desse encontro com Jesus. Obrigado Senhor por tamanho impulso vocacional em nosso ministério de leigos e leigas.
Coroamos todo esse momento em nossa comunidade celebrando a conclusão do Ano Nacional do Laicato, na Solenidade de Cristo Rei do Universo, com uma grande Missa Festiva! Apresentamos todo trabalho realizado, de modo especial o protagonismo dos leigos e leigas na Iniciação à vida Cristã, no terço dos homens, nas ações pastorais. Os catequistas Viviane, Geraldo e seminarista Wemerson terminaram a Escola Bíblico-Catequética depois de anos de formação Ana Lúcia concluiu a Escola de Liturgia diocesana com um ano de formação e vimos passar diante de nossos olhos o resultado de uma consciência linda da importância que os fieis leigos tem para Igreja. Esse protagonismo dos leigos e leigas não se encerrou... cada vez mais precisamos de cristãos comprometidos e apaixonados pela Igreja e pela evangelização. Parabéns liderança de Américo de Campos, vocês são um espetáculo do discipulado!
Agora é tempo de travessia, de oração, de esperança e de uma experiência profunda com Jesus Cristo que veio e voltará. Participem da Novena do Natal, celebrem com atenção cada domingo do Advento, colaborem com o gesto concreto da doação de alimentos que serão destinados a caridade. Não se esqueçam da Missa da Noite de Natal e do Dia de Natal, para celebrarmos o amor de Deus nascido na manjedoura de Belém para matar nossa fome! Vamos juntos fazer desse Natal um tempo de reconciliação e de paz, de muito amor para darmos a Jesus nosso maior presente... Um coração sem maldade e rancor, pronto para ser o mais aconchegante local para Jesus habitar! Feliz natal! Feliz festa da encarnação do verbo de Deus! Feliz amor pelas nossas famílias!
Aproveito para desejar a todos os amigos, aos paroquianos, aos meus familiares um próximo ano de muitas bênçãos. Que 2019 seja melhor, porque cada um de nós fará o esforço por ser melhor. A benção de Deus é certa, precisamos assumir o dom e a graça e caminharmos nas estradas do amor e da justiça! A benção de Deus em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Assim Seja!