Boa tarde, Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - OUTUBRO E NOVEMBRO 2018

“Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo, sal que dá sabor, luz que dá calor. Sal e luz, sal e luz, disse o Senhor!”. Com esse refrão tão significativo para nós nesse Ano Nacional do Laicato, começo o nosso diálogo bimestral. Deus tem nos surpreendido com seu amor e sua bondade. O Projeto Igreja em saída tem de fato apresentado uma comunidade unida, evangelizadora, consciente de seu papel... uma Igreja que sabe levar ao outro a Alegria do Evangelho. Temos clareza, com mais intensidade nesses três meses, que a história de nossa comunidade é uma história da presença de Deus entre nós e assumimos com convicção nossa identidade missionária, nossa presença evangelizadora na sociedade. No coração de nosso povo, estamos fazendo bater o coração da Igreja que nos enviou para recordamos as maravilhas de Deus! Gratidão é a palavra que destacamos com toda essa experiência.
Do mês de agosto recordo e louvo a Deus pelo trabalho vocacional em nossa comunidade. Agradeço as demonstrações de carinho por ocasião do dia do padre. Celebramos a Semana Nacional da Família, com o tema: “O Evangelho da família, alegria para o mundo”, com encontros, terço em família, momentos de oração, reflexão, missas e concluímos o projeto de evangelização das famílias com o III Dia de Vivência para casais, marcado por momentos de profunda espiritualidade para a vida da família. Celebramos em comunhão diocesana o Dia Nacional dos Catequistas e acolhemos novos coroinhas e acólitos para o serviço do altar. Em agosto os setores Santa Terezinha do Menino Jesus, Santa Rita de Cássia e São José celebraram o Projeto Igreja em saída: mês de muitas bênçãos!
 Em setembro, mês da Bíblia, refletimos o Livro da Sabedoria. Acolhemos o encontro de Animação Bíblica da vida e da pastoral de nossa região, aprofundando o lema “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb1,6). Nesse mês os setores Nossa Senhora das Graças, São Pedro e Santos Reis foram os escalados para rezar, estudar, receber as visitas missionárias e celebrar com convicção nossa identidade de ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa e ramo unido a videira, que é Jesus.
Em outubro, mês dedicado as missões, a Nossa Senhora Aparecida e ao rosário, queremos concluir nossos trabalhos do Projeto Igreja em Saída com o Bate lata e benção da cidade com a Imagem da Mãe Aparecida, nossa semana de oração da manhã e os encontros, visitas e missa nos setores Santa Luzia, São Bento e Santo Expedito. Celebrarão a Missa Sal da Terra e luz do mundo também a Comunidade São Paulo e as Capelas Nossa Senhora Aparecida da Cabeceira e São Sebastião do Coqueiral, completando assim os 14 setores de Américo de Campos, envolvidos nesse tão bonito projeto: um grande trabalho de evangelização.
Aproveito esse instrumento de comunicação para agradecer nas pessoas no Lincon Fernandes e do Nelson Marimoto, coordenadores do leilão de Gados 2018, todo trabalho em prol desse grande momento: obrigado as equipes de arrecadação, equipes de trabalho no dia do leilão, aos doadores e benfeitores! Vocês são grandes colaboradores da evangelização em nossa paróquia. Deus lhes pague por tudo!
Em novembro vamos celebrar com toda Igreja no Brasil a 4ª Semana Brasileira de Catequese, que acontece dos dias 14 a 18, em Itaici, que irá refletir sobre o tema da Iniciação à vida cristã e será celebrada também a conclusão do Ano Nacional do laicato, na Solenidade de Cristo Rei do Universo – em nossa comunidade com uma grande Missa Festiva!
Meu agradecimento especial aos nossos coordenadores que nos últimos meses estão dedicados ao Planejamento de elaboração do Plano Diocesano de Pastoral e dos Diretórios de Iniciação à vida Cristã e dos Sacramentos da Diocese de Votuporanga. Acontece uma reunião regional, em seguida nossos líderes se debruçam cuidadosamente sobre as perguntas enviadas para colaborarem de forma efetiva nesse momento histórico de nossa diocese. Foi avaliada a caminhada pastoral, sacramental, litúrgica de nossa paróquia e caminhamos sem dúvida alguma para a comunhão diocesana e a elaboração de um perfil para nossa Igreja Particular.
 Na alegria do Evangelho, minha benção aos amigos e aos paroquianos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém! Muita luz em nossos caminhos!