Bom dia, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - ABRIL E MAIO 2018

“Cristo, ressuscitou, aleluia! Venceu a morte com amor!Aleluia!”. Feliz Páscoa a toda nossa comunidade: aos líderes e aos catequistas, aos ministros e aos dizimistas, aos agentes evangelizadores e as famílias. Que a alegria da ressurreição invada nosso o coração: é tempo da profunda experiência com Jesus vivo, Misericordioso, Bom Pastor o Cristo Caminho, Verdade e Vida. Deixemos que essa experiência nos reanime e nos motive, dê-nos força na caminhada e nos faça ainda mais apaixonados por Jesus, o Amado de nossas vidas.
Todo tempo importante é marcado por um tempo de preparação. Vivenciamos nossa Quaresma de maneira madura, consciente e marcada pela oração, pelo jejum e pela caridade. Trago presente os fecundos momentos das 24 Horas para o Senhor, nosso Retiro Quaresmal Paroquial, esse ano refletindo nosso papel de sal da terra e luz do mundo e o Mutirão de Confissões em Américo de Campos. Caminhamos nesse itinerário quaresmal tendo como pano de fundo ainda a Campanha da Fraternidade 2018com o tema: Fraternidade e superação da violência e lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), sendo trabalhada nas escolas, na catequese, em nossas celebrações. Em torno de 90 pessoas dedicaram-se a fazer o retiro quaresmal inaciano e muito cresceram na mística e na espiritualidade. Obrigado Senhor, por esse tempo forte de conversão! Obrigado pela experiência com a misericórdia no sacramento da reconciliação!
Nesse período nossa comunidade também se alegrou e celebrou a vida e o ministério do padre Michel: aqui aconteceu o tríduo em preparação a ordenação presbiteral nossa paróquia esteve presente na missa em que diácono Michel foi ordenado padre, sendo responsáveis pela música, decoração e animação litúrgica aqui padre Michel celebrou também uma de suas primeiras missas. Agora, segue seu caminho e assume suas primeiras comunidades em Votuporanga e Parisi. Obrigado padre Michel por ter colaborado com a evangelização dessa paróquia. Nossa gratidão pelos atendimentos, visitas, formações, celebrações: essa casa também é sua... volte e volte sempre. Amamos o senhor!
Celebramos a Semana Santa, tempo marcante para nossa fé e agora temos pela frente toda riqueza de experiência com Cristo que o tempo pascal nos proporciona. Por isso, os meses de abril e maio, serão fecundos na experiência vocacional e de renovação espiritual - “Banhados em Cristo somos uma nova criatura” - ,na presença do ressuscitado caminhando conosco - “Que nos envolva Senhor a Tua luz, o fogo novo, o Teu calor. Vencida as trevas, eis o Teu dia, és nossa Páscoa, que alegria” -, e também na proposta da iniciação à vida cristã, celebrando as entregas de cada tempo da catequese, como também a iniciação eucarística e a crisma, acolhendo nosso bispo diocesano Dom Moacir Aparecido de Freitas.
Nas missas das 09h30 começamos as entregas, que marcam acolhida em um novo tempo de experiência com Cristo: no domingo da páscoa nossos catequizandos que começam o tempo da Evangelização receberam a cruz e a assinalação nos sentidos, realizada pelos seus pais. No 2º domingo da páscoa será a vez dos catequizandos que iniciam a catequese de iniciação eucarística receberem o Livro da Sagrada Escritura e os catequizandos que terminaram a primeira fase receberem o tesouroda Oração do Pai nosso. No 3º domingo os crismandos que concluíram a primeira fase da crisma, amadurecidos na fé, recebem o Símbolo Apostólico, o Creio e o professam junto com a comunidade. No 4º domingo da páscoa celebraremos o Bom Pastor vivenciando a Primeira Eucaristia de nossos catequizandos. No 5º domingo é momento da Vigília para Crisma, encontro dos crismandos, celebração da luz e renovação das promessas batismais daqueles que serão crismados. Por fim, no 6º domingo da páscoa acontece em nossa paróquia o sacramento da Crisma. Quanta bênção! Que caminho rico e bem celebrado! Nossos catequistas têm se empenhado muito para que de fato a inspiração catecumenal seja realidade em Américo de Campos!
No tempo pascal também acontece anualmente a Bênção das famílias e das casas. Esse ano serão dos dias 23 a 27 de abril. Católicos abram suas portas, deixe a Luz de Cristo entrar abram seus corações e permitam que a benção da Igreja seja derramada sobre sua família, seu lar e sua história.
No mês de maio vamos celebrar com alegria o dia das mães e o mês de Nossa Senhora concluído com bonitos momentos de coração. Obrigado nossas mamães por serem esse instrumento da graça e da presença de Deus no meio de nós. Aproveito para parabenizar cada mãe de nossa comunidade: vocês são bênção, luz, fortes, lutadoras, talentosas e o nosso melhor colo. Amadas, que Deus as encha de muita, mas muita alegria por acolherem o dom da maternidade com tanta docilidade e amor!
Aproveito para convidar toda comunidade para participar em seus setores da grande Novena de Pentecostes, que acontecerá dos dias 10 a 19 de maio, sendo concluída com a Vigília na Matriz. É tempo de rezarmos pedindo a renovação de nossa comunidade, os dons do Espírito Santo, a força da verdade, capaz de dissipar todo mal e as obras das trevas. Vamos juntos rezar com muita fé essa rica novena!
Despeço-me de cada um afirmando sem dúvida alguma que a “Alegria do Senhor é nossa força!”. Vamos tomar posse dessa graça! Deixemos Deus ser Deus e conduzir nossas vidas para os caminhos do amor! Minha benção especial a todos: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém! Abraços...