Boa tarde, Domingo, 22 de Abril de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - FEVEREIRO E MARÇO 2018

Depois de alguns dias de descanso, agora é momento de retomarmos com grande alegria a nossa caminhada paroquial evangelizadora. Ano nacional do laicato, profundo desejo de que a Palavra de Deus aqueça o coração de nosso povo, um plano paroquial de pastoral com momentos fortes de experiência missionária, uma liderança unida e motivada para bem servir o Reino de Deus: assim vamos marcar esse ano com muito trabalho, zelo pastoral e dinâmica evangelizadora.
De nosso último Informativo, novembro e dezembro de 2017,  traremos na página 02 a memória dos principais momentos vividos e celebrados: o ano que passou nos deixou com sentimento profundo de gratidão – foi bem vivido, bem participado, marcado pela escolha dos padroeiros dos setores, pelas festas de Nossa Senhora no Ano mariano, pela força do COMIPA em nossa comunidade. Sem dúvida, passos muitos largos foram dados na catequese, na formação para o dízimo, na animação vocacional, na formação de nossos leigos e leigas. Obrigado, Senhor!
Para o ano de 2018 traçamos nosso Plano Paroquial de Pastoral, tendo como pano de fundo o Ano Nacional do Laicato, as Diretrizes da Ação Evangelizadora e o Documento 107 sobre a Iniciação à vida cristã. Assumimos como prioridades e metas paroquiais para este ano:
1 - IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO: Celebrações do Ano Nacional do Laicato por setores: 1) 1ª Semana de Oração 2ª Semana de Formação 3ª Semana de Visitação 4ª Semana de Celebração Sal da Terra e Luz do Mundo.
2 - IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: Participação na I Semana de Iniciação à vida Cristã (fevereiro de 2018) Estudo do Querigma (1º Anúncio Fundamental da pessoa de Jesus) e Formação para os Introdutores do Processo de Iniciação à vida cristã.
3 - IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL: Formação Bíblica para os encontros do Ano do laicato/ formação dos Introdutores.
4 - IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADES: Missas dos padroeiros dos Setores Vivência dos encontros do Ano do Leigo Pastoral Vocacional (Ano do Leigo).
5 - IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS: Eixo do ano: Pastoral Juvenil e sobriedade.
Em fevereiro acolheremos em Américo de Campos a Semana de Iniciação à vida cristã de nossa região Pastoral daremos início com a Missa de Cinzas ao tempo da quaresma e a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade 2018 que tem como tema: Fraternidade e superação da violência e lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Nossos catequistas acolherão as novas Inscrições para Catequese dos dias 19 a 22 de fevereiro, a partir das 19h, no Centro catequético. Iniciamos a Catequese a partir do dia 23, com a acolhida das novas turmas: todos retornam no mesmo dia e horário e com os mesmos catequistas. Por fim, dos dias 24 a 26, celebraremos o Tríduo em Preparação a ordenação presbiteral do Diácono Michel, que acontecerá no dia 02 de março, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga – nossa comunidade é convidada especial para celebrar esse dia de alegria para a Igreja!
O mês de março tem marcas profundas na caminhada da Igreja: eu convido você e sua família para participarem das 24 Horas para o Senhor, momento rico de adoração e profunda adoração a Jesus Eucarístico, nos dias 09 e 10 de março. O Retiro Quaresmal Paroquial será no dia 11 na Fazenda do Miguel - oportunidade única de oração, meditação, contemplação e crescimento na vida espiritual. O Mutirão de Confissões em Américo de Campos será no dia 14, com a presença dos padres da região pastoral de Cosmorama. Todos momentos fortes da caminhada quaresmal, que também será marcada pelas Missas e caminhada Penitencial todas as sextas-feiras às 05h30min, na Igreja Matriz.
É importante lembrar que a semana por excelência na vida litúrgica da Igreja acontecerá também em março: A Semana Santa 2018 acontecerá de 25 de março a 01 de abril, e todos os católicos deveriam participar intensamente de todos os momentos com grande zelo, fé e comunhão. Lembro a todos: não troquem um feriado religioso, para crescimento na vida de discípulo, pela ideia social de um feriado prolongado para passeios e descanso. Vamos lá católicos: vamos viver nossa fé com coerência e testemunho cristão.
Aproveito para anunciar que iniciaremos em meados de fevereiro as obras de adaptação do Centro Pastoral e do Salão Paroquial às exigências de segurança indicadas pelos bombeiros. Sendo assim, o dinheiro do leilão de gados 2016 que estava guardado para Reforma da Casa Paroquial e parte da Quermesse do padroeiro de 2017 serão destinados a realização desse Projeto de Proteção contra incêndio (caixa de água, hidrantes, luzes de emergência, extintores, central de gás, etc). Para segurança de todos e realização do trabalho, o Salão ficará fechado para aluguel até o mês de maio.
Desejo a todos, de maneira especial aos nossos paroquianos, muitas bênçãos nesse ano de 2018: que seja fecundo, que seja produtivo, que seja cheio do amor de Deus. Que sejamos sal da terra, luz do mundo, fermento na massa e testemunhas de uma Igreja em saída! Deus abençoe!