PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - NOVEMBRO E DEZEMBRO 2017

“Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo, levai aos povos todos o amor, meu dom fecundo!Teu Reino, ó Jesus Cristo, queremos propagar, seguindo o teu exemplo, o mundo transformar!”. Com o refrão do Hino do Ano do cristão leigo inicio minha palavra, louvando a Deus pela vida e pela missão de nossos líderes, discípulos que com zelo, empenho, dedicação e muito amor a Igreja, tem dado um lindo testemunho de ser Sal na terra e Luz no mundo. Valorizar a vocação laical é reconhecer que somos uma Igreja povo de Deus, vocacionada pelo batismo, tendo como testamento o amor testemunhado por Jesus, sempre conscientes de que nossa missão é servir com alegria! Parabéns a todos os nossos leigos e leigas!
Muito temos a agradecer pela inesquecível experiência de fé do mês de outubro desse ano: celebramos com muito fervor os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida: o tríduo foi marcado pelas celebrações em nossos setores e na Cabeceira e o ponto alto foi o dia 12 de outubro, Missa Campal com procissão, acolhida da imagem de Nossa Senhora e Coroação, homenagem e bênção das crianças e o terço que subiu até os céus levando nossas orações ao Coração da Mãezinha do céu. A emoção se misturava as rosas, as lindas canções marianas e as cores dos fogos de artifício que anunciavam no céu que nossa comunidade estava em festa: Das águas ao nosso coração! Era possível ver as lágrimas de alegria por celebrarmos esse dia histórico e assim concluirmos com muito êxito o Ano Mariano Nacional.
Terminadas as celebrações em honra a Mãe Aparecida, acolhemos de Cosmorama a visita da Imagem Peregrina da Sagrada Família, que está peregrinando por nossa diocese destacando a família como referência para a sociedade. Acolhemos com uma carreata, em todas as celebrações do final de semana pedimos as bênçãos da Sagrada Família de Nazaré para nossas famílias e por fim levamos para Alvores Florence para continuidade desse momento tão bonito.
Fortalecidos por esse sentimento de gratidão a Deus, iniciamos nossa Semana Missionária 2017: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. A consciência da missão tem levado nosso povo a anunciar o Evangelho, a participar dos inúmeros momentos propostos para uma semana missionária e ainda encher-se de alegria por sermos uma Igreja em saída. Destaco esse ano a visita missionária dos catequistas a todas as famílias de seus catequizandos e crismandos as visitas aos setores Santa Luzia, São Pedro e Santos Reis a participação quase que três vezes maior na adoração ao Santíssimo Sacramento nas casas A Via-Sacra realizada em todos os setores enfim, as orações da manhã, seguido de cafezinho e o Bate-lata, tudo aconteceu em harmonia, com alegria e motivação e um sentimento de que estamos no caminho certo. Gratidão ao COMIPA, ao CPP, aos catequistas, ministros e toda nossa liderança pelo empenho e entusiasmo. A cada ano digo e repito: fazemos toda diferença quando assumimos a missão como força ativa de nossa ação pastoral!
Também temos muito a agradecer ao trabalho da Pastoral do Dízimo e a cada dizimista: com o carinho da comunidade na partilha do dízimo, realizamos mais uma vez a Limpeza geral da Igreja, conseguimos adquirir aparelhos condicionadores de ar para o Centro Pastoral e para a Secretaria, e ainda temos investido na formação de nossos leigos, que estiveram presentes no Curso da Pastoral Familiar, no curso de formação para Pastoral da Liturgia, durante o ano na Escola Bíblico-Catequética, curso de formação para catequistas (EBICAT). Obrigado dizimista pela sua fidelidade, consciência e amor para com sua comunidade! Deus lhe pague!
O mês de novembro será marcado pela abertura do Ano do Cristão Leigo no dia da Solenidade de Cristo Rei do Universo. Nesse fim de ano litúrgico devemos avaliar nossa participação nas celebrações, se o Domingo de fato foi vivido e valorizado por nós, se a Palavra de Deus tem nos ajudado a crescer na fé e na conversão, nos perguntarmos o que aprendemos em mais esse ano que tanto nos falou sobre o reino de Deus e já nos prepararmos para bem celebrar o novo Ano litúrgico que se inicia em dezembro, com o Tempo do Advento.
Sendo assim, convido toda comunidade a participar ativamente da Novena de Natal: participe no seu setor desses nove dias de reflexão para bem celebrarmos o Natal. Perceba o quando esse espírito natalino precisa nos encher de carinho com o Cristo que vem ao nosso encontro: as luzes são para Ele, as celebrações são para Ele, as ceias e momentos de reunião familiar são para celebrar a chegada do Menino Deus que nos trouxe a graça da salvação! Não vamos nos distrair com as propagandas e nos esquecer do mais importante: o nascimento de Jesus Cristo!
Na oportunidade também convidamos toda nossa paroquia para participar do Jantar de Confraternização e gratidão pela caminhada pastoral de 2017, como também trazendo presente os 77 anos da paróquia São João Batista. Nosso jantar acontecerá na noite do dia 16 de dezembro, oportunidade de estarmos juntos para celebrar, rezar, agradecer todo empenho de nossos líderes e partilharmos nossas alegrias e esperanças! Venha conosco!
Terminando nosso diálogo, gostaria de agradecer aos seminaristas Bruno e Alan pela presença em nossa comunidade. Esse ano eles encerram o estágio pastoral aqui em Américo de Campos deixando um trabalho realizado com êxito e dedicação, e um sentimento de carinho e saudades em nossa comunidade! Mesmo terminando esse ciclo, as portas de nossa paróquia estarão sempre aberta a vocês! Sejam felizes na caminhada vocacional e tudo que vivenciaram aqui possa dar a vocês instrumentais para serem excelentes padres! Obrigado por tudo!
Minha benção a todos! Meus sinceros votos de um natal de renovação e muita luz divina em nossas vidas! Minhas preces e orações as nossas famílias por mais um ano que logo se inicia! Juntos, em oração e comunhão, colocamos tudo no colo de Deus para que nossa vida concorra para bem! Abraços fraternos! Deus abençoe!

Veja Também


ROBERTO.jpg