Bom dia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - OUTUBRO 2017

Com ardor missionário, alegria de discípulos, e devoção a Mãe Aparecida, chegamos ao ponto alto do Ano Mariano Nacional: “300 anos de devoção a Maria, 300 anos de oração com Maria, 300 anos de adoração a Jesus. Nestas colinas de Aparecida”. Com esse modelo de ternura, coragem, obediência e docilidade, louvamos a Deus os fecundos momentos vividos em nossa paróquia em agosto e setembro e colocamos sob a intercessão da Estrela da Evangelização nosso mês de outubro: “ Viva a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!”. Nosso coração se enche de gratidão ao recordarmos o mês vocacional: celebramos o dia do padre, dia dos pais, dia dos catequistas e a linda vocação familiar na Semana Nacional da Família 2017, refletindo e aprofundando o tema: “Família, uma luz para vida em sociedade”. Foram momentos de oração diante do Santíssimo Sacramento, reflexão por meio de palestras e teatros, missas, leitura orante da Bíblia e oração do terço em família, concluindo a rica semana com o II Encontro paroquial de casais, destacando luzes que precisam ser acesas na vida familiar! Avaliação positiva, participação bonita da comunidade, sementes que o Espírito Santo fará frutificar em nossa paróquia. Agradeço o empenho e o trabalho da Pastoral Familiar e parabenizo de modo afetuoso nossos educadores da fé por comemorarmos juntos a missão de ser catequistas!
Celebramos o Mês da Bíblia, setembro, com formação, oração e compromisso pessoal com a leitura e meditação do Evangelho de Mateus. Na paróquia aconteceram os Encontros Mistagógicos para leitores e salmistas, valorizando a Liturgia da Palavra, o profundo sentido em exercer o ministério de leitor na Celebração Eucarística, a participação, o silêncio na liturgia e a espiritualidade bíblica. Em nossa região pastoral, participamos do encontro de Animação Bíblica da vida e da pastoral proposto por nossa diocese, que nos favoreceu o estudo da I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (a primogênita do Novo Testamento), com o tema: “Para que N’Ele nossos povos tenham vida”, celebrando os 10 anos do Documento de Aparecida, e com o lema “ Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (I Ts 2,8), nos motivando a sermos uma Igreja em saída, como o papa Francisco tem nos pedido. A Sagrada Escritura deve ser lida, meditada, rezada e acima de tudo vivida por nós – é preciso que a Palavra de Deus ilumine nosso agir, transforme nossas vidas e nos façam pessoas melhores, que progridam na santidade e na fé cristã.
Uma motivação bonita tem nos envolvido desde julho: a elevação dos padroeiros dos setores. Concluímos esses momentos especiais em setembro, momentos marcados por participação, emoção e grande entusiasmo da comunidade! São diversos padroeiros a interceder por nós e somos convidados a nos espelhar em cada um deles para assumirmos uma Igreja discipula, profética, missionária, alimentada pela Palavra de Deus, pela Eucaristia, pelas atitudes misericordiosas. A partir de agora, celebraremos anualmente cada padroeiro, valorizando nossos setores e redes de pequenas comunidades!
O mês da Bíblia antecede o mês das missões, outubro, para primeiro experimentarmos a Palavra e alimentados, anunciarmos o Evangelho aos irmãs e irmãs com alegria missionária. Nosso mês de outubro será marcado por momentos inesquecíveis, que devemos participar de forma profunda. Dos dias 09 a 12 de outubro celebraremos os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida. Faremos um Tríduo que percorrerá os setores que têm por padroeira Nossa Senhora no dia 11 sairemos em Carreata até a capela Nossa Senhora Aparecida da Cabeceira das águas paradas, para lá celebrarmos a Santa Missa e no dia 12, com Missa Campal, celebraremos solenemente os 300 anos da devoção a Mãe Aparecida, com procissão, coroação e encerramento do Ano Mariano Nacional. De nossa Mãe aprendemos o “Faça o que Jesus nos disser” e com nossa Mãe, rezaremos pelo Brasil, por nossas crianças, crescendo no compromisso de evangelizarmos do jeito de Maria.
Dos dias 13 a 15 receberemos em nossa comunidade a visita da Imagem Peregrina da Sagrada Família, com uma programação especial marcada pela oração e benção das famílias americocampenses. A programação está em nossa agenda paroquial: será mais uma motivação missionária para uma Igreja em saída, que valoriza e ama as nossas famílias.
Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, vamos vivenciar dos dias 15 a 22 de outubro mais uma Semana Missionária paroquial! As visitas missionárias serão realizadas nos setores Santa Luzia e São Pedro (abram as portas para a Boa Notícia) teremos nossas orações da manhã com café comunitário, adoração ao santíssimo nas casas, esse ano no entardecer realizaremos a Via-Sacra em todos os setores e o bate lata para Jesus e Nossa Senhora. Acompanhem a programação olhando os endereços do seu setor. Participem e permitam que a alegria do Evangelho contagie você e toda sua família!
É tempo de vivermos nossa fé cheios de alegria, apaixonados por Jesus Cristo, anunciando a maior de todas as notícias aos nossos irmãos: “Jesus Cristo vive, é o Senhor de nossas vidas e te ama!”. Deus abençoe os amigos, nossos missionários e missionárias, e a cada paroquiano!
Salve Maria! Viva as missões!