PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - MAIO E JUNHO | 2017

“Que nos envolva Senhor a Tua luz, o fogo novo, o Teu calor. Vencida as trevas, eis o Teu dia, és nossa páscoa, que alegria!”. Páscoa – tempo solene de nossa Igreja: celebramos o ressuscitado, portanto, somos convidados a experimentar Jesus que caminha conosco, aquece nosso coração com a Palavra, nos alimenta com a Eucaristia e nos envia a anunciar a vida, a ressurreição, a luz e a alegria. Feliz páscoa! Feliz vida nova a todos!

Fomos iluminados por mais uma quaresma bem vivida: além dos exercícios quaresmais, da realização do retiro inaciano, pelo segundo ano vivenciamos as “24 Horas para o Senhor”, momento profundo de adoração, oração, experiência com a reconciliação, missas, momentos penitenciais. Esse ano nove pessoas fizeram a experiência de ficar como guardiões do Santíssimo as 24 horas e os diversos momentos propostos foram muito bem participados por toda comunidade, com oração e grande espiritualidade. O Retiro Paroquial Quaresmal teve como tema o processo de iluminação e o encontro pessoal com Jesus Cristo, contou com grande adesão da liderança, que já sugeriu outro retiro no tempo do Advento, em preparação ao Natal. Cresce o desejo de momentos de oração, de silêncio e de renovação espiritual. Louvamos a Deus por nos dar a graça de beber da água viva, de termos nossas cegueiras curadas a cada dia e de sobrepormos as pedras que encontramos em nosso caminho. Vivenciamos a experiência quaresmal com uma riqueza imensa.

A Semana Santa foi uma das melhores e mais bem participadas desde que cheguei na Paróquia. Cada dia a espiritualidade ficava clara nos gestos, sinais, ornamentos e músicas. No Domingo de Ramos meditamos a importância dos Biomas (CF 2017) e nosso gesto concreto foi consciente a Procissão do Encontro e a Missa com a meditação das 07 Dores de Nossa Senhora foram oportunos momentos de refletirmos a força de Maria na caminhada de fé. A Missa de Lava-pés e da Santa Ceia foi marcada pela experiência vocacional e de compreensãoda grandiosidade da Eucaristia instituída por amor a nós. Na sexta-feira Santa, a Celebração da adoração da cruz foi profundamente silenciosa e de grande mística a Via Sacra e procissão contou com uma grande multidão que caminhou com Jesus do julgamento ao sepultamento. A Vigília Pascal foi solene: benção do fogo novo, preparação do Círio Pascal, iluminação, proclamação da Páscoa, liturgia da Palavra, anúncio emocionante da ressurreição, benção da água, renovação das promessas batismais, aspersão, preparação do altar, acolhida das oferendas, oração de ação de graças, comunhão, benção e envio. A participação foi sentida no olhar, no envolvimento, na abertura dos celebrantes. Obrigado a toda comunidade pela rica experiência vivida! Aprendo sempre com vocês!

O tempo pascal já favoreceu momentos marcantes para nossa caminhada de comunidade: no domingo da misericórdia nossos enfermos foram abençoados e repetimos com muita fé: “Jesus Misericordioso, eu confio em vós”. Outro momento profundo foi a Iniciação Eucarística de 41 catequisandos, que no domingo dos “Discípulos de Emaús” fizeram a experiência de reconhecer o ressuscitado no partir do pão e com fé ainda repetir no coração: “Fica conosco, Senhor”. Uma linda manhã em que pais, familiares, catequistas, catequisandos, sorriam de uma forma cativante, motivadora e cheia de Deus. Os “novos discípulos” participaram de uma tarde de retiro e aindacelebraram a Primeira Confissão com serenidade e maturidade para de maneira concentrada participar da Santa Missa. Tivemos ainda, a IV Quermesse da Capela São Vicente: trabalho, dedicação e carinho, num ritmo de tranquilidade e paz marcaram a quermesse, que teve como objetivo arrecadar fundos para a compra dos novos bancos para a Capela. Obrigado aos que colaboraram para que tudo acontecesse de forma tão serena.

Iniciamos o mês de maio, todo festivo por sem tempo pascal e também mês dedicado a Nossa Senhora e todas as mães. Celebraremos o centenário da Aparição de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 e ainda teremos a presença de nosso bispo diocesano Dom Moacir para Presidir a Crisma em nossa comunidade no dia 12 de maio. Aproveito para parabenizar nossas mamães pelo dia que celebraremos: elas são fortes, ternas, amorosas e dóceis – não há nada que nos dê mais segurança que o colo materno! Ser filho é bom demais...

Dentro do projeto missionário de nossa paróquia, serão realizadas as bênçãos das famílias e das casas por ocasião do Tempo Pascal nos dias 09, 10 e 11 de maio: abram as suas portas para a benção acolham com alegria a mensagem pascal que nossos missionários irão levar a cada lar. Além das bênçãos das famílias, faremos a Novena de Pentecostes esse ano nos setores: participe e vivencie esse rico momento de bênçãos de nossa Igreja. A Vigília de Pentecostes acontecerá na Igreja e juntos iremos rezar “Vem Espírito Santo e renove a face da terra”.

Junho é um mês festivo para nossa comunidade: Corpus Christi, Festa Junina, Quermesse, Festa de São João Batista. É tempo de agradecermos a Deus pela intercessão de São João e celebrarmos alegremente a vida de nossa comunidade.Corpus Christi é a solene festa da Eucaristia, por consequência, um convite a sermos eucaristia na realidade por meioda caridade: os setores, capelas e catequese vão preparar as ruas por onde Jesus irá passar abençoando Américo de Campos com o gesto concretorealizado pela comunidade – doaremos alimentos, que serão destinados para cestas básicas aos menos favorecidos, e também tapetes e toalhas (de banho, de mão e de rosto) doados a Entidade São João Batista, para manter essa obra de cuidado e carinho com nossos adolescentes e crianças. Logo após a Missa e procissão, teremos mais uma edição da nossa “Praça de Alimentação”. Nossas promoções do padroeiro terão como objetivo a concretização das exigências de segurança para o Salão Paroquial: faremos as adequações exigidas pelos bombeiros!

“Vamos festejar, celebrar, cantar a São João Batista, querido padroeiro nós agradecemos o seu amor”. Grandes momentos marcarão os festejos de São João Batista: convidamos toda comunidade para participação na Festa Junina Paroquial, com o terço, quadrilha e partilha de pratos típicos para realizarmos mais uma Grandiosa Quermesse e ainda celebrarmos alegremente o tríduo preparatório e dia do padroeiro. Prepare o nosso coração com alegria!
Desejo toda paz e todo bem a todos os paroquianos e amigos! Que nosso Deus, vivo e vencedor, possa cumular cada um de bênçãos, força e muita fé para perseverarmos sempre no amor e na concórdia! Abraços fraternos!

Veja Também


23.jpg