Boa noite, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - MARÇO E ABRIL | 2017

A medida que vamos caminhando na fé, em mais um ano da graça do Senhor, vamos percebendo o quanto Ele é bom e o quanto é necessário agradecermos as maravilhas que têm feito em nossa comunidade paroquial. Dentro do tempo cronológico, temos vivido o tempo da graça e santificado nossa realidade a partir da presença tão forte de nosso Deus no cotidiano: Obrigado, Senhor, por caminhar conosco.

Queremos agradecer pelo maravilhoso e tão bem conduzido IV Encontro de Jovens MMJ: parabéns aos jovens que se depuseram a essa experiência e obrigado as equipes de trabalho e ao Grupo de Jovens que de maneira única tem sido uma bênção a toda paróquia. Foi do jeito de Maria, com a forte presença de Jesus. E foi bom, e foi tranquilo, e foi fecundo!

Obrigado aos doadores e colaboradores do Almoço da Pastoral da Saúde. De mãos unidas, continuamos nossa luta pela caridade e pelo apoio aos necessitados. Gratidão!    Bendizemos a Deus pelo trabalho árduo e tão bem feito realizado pela Pastoral Bíblico-Catequética. Iniciamos o ano com planejamento das ações catequéticas aconteceu a Semana de Inscrição e acolhida das novas turmas nossos catequistas estiveram presentes nos três dias de formação da Semana Catequética regional, que esse ano aconteceu em Cosmorama, com o tema: “A alegria de formar discípulos e missionários”. Além disso, estivemos presentes na Abertura Diocesana da Catequese, em Votuporanga, e realizamos nossa Abertura Paroquial, com envio dos catequistas para tão linda missão de fazer ecoar a Palavra de Deus. Já estamos trabalhando a todo vapor para os retiros em preparação a 1ª Eucaristia (que vai acontecer em abril) e a Crisma (que vai acontecer em maio). Obrigado catequistas pelo zelo, amor e dedicação com a catequese. Deus lhes pague por tamanha motivação.

Acolhemos também a primeira visita oficial de nosso bispo diocesano Dom Moacir, que na ocasião veio apresentar a comunidade o Diácono Michel, que desde a apresentação está aqui em Américo Campos exercendo seu ministério diaconal. Dom Moacir encantou a comunidade com sua simplicidade, humildade e carisma: um bispo sereno, um pastor atencioso e afetuoso. Alegres, acolhemos também o retorno dos seminaristas Alan e Bruno para mais um ano de estágio Pastoral e enviamos para o Seminário Propedêutico nosso querido Wemerson, que inicia seu caminho de discernimento e amadurecimento da vocação. Muitas bênçãos! Muitos motivos para bendizer a Deus por nos olhar com tanto carinho!

Estamos no tempo da Quaresma: “Eis o tempo de conversão, eis o dia da Salvação, ao Pai busquemos, juntos andemos, eis o tempo de conversão!”. A Igreja nos convida a aproveitarmos este “tempo favorável” para fazermos a experiência de crescimento pessoal e espiritual, olhando para nossas vidas, desejosos por sermos melhores. Somos chamados a perdoar, a libertar o coração de mágoas e rancores, a exercitar as obras de misericórdia corporais e espirituais, a vivenciar a oração, o jejum, a caridade, o silêncio e a penitência. Já vivenciamos a Celebração tão bem participada da Imposição das Cinzas e Abertura Paroquial da Campanha da Fraternidade, aproveitemos para participar dos exercícios quaresmais tais como a caminhada penitencial, a oração da via-sacra, retiros etc. Não se esqueçam do sacramento da confissão, tão necessário e importante para chegarmos à páscoa reconciliados.

Pensando em favorecer uma profunda vivência desse tempo, nesse mês de março teremos dois grandes momentos em nossa paróquia para os quais convido toda comunidade: nos dias 24 e 25 de março as 24 HORAS PARA O SENHOR e no dia 26 de março o RETIRO QUARESMAL PAROQUIAL. As 24 horas para o Senhor é um pedido do papa Francisco para que, diante de Jesus Eucarístico, as comunidades façam a experiência de rezar pela conversão da humanidade – o tema esse ano será: “Fazei o que Ele vos disser”, aprendendo com grande sensibilidade a ouvir o que Cristo tem a nos ensinar. Nosso retiro, oportunidade para oração e silêncio, terá como tema “ O processo de iluminação quaresmal – a experiência pessoal com Jesus”, convidando-nos ao deserto para sermos preenchidos da graça que vem de Deus e dá sentido as nossas vidas. Participe! Venha experimentar a presença de nosso Senhor estando em oração e adoração!

Nossa caminhada quaresmal tem seu ponto alto na SEMANA SANTA, momento único na vida dos católicos. Em abril, vamos celebrar os grandes mistérios da nossa fé, já detalhados nessa edição do informativo paroquial. Lembro a nossa comunidade que Semana Santa não é semana de feriado, de passeio ou de descanso: é semana de oração, de se fazer presente nos diversos momentos oferecidos pela Igreja. Tirem tempo para oração participem com dedicação do Tríduo Pascal (que não é de participação facultativa, mas profundamente importante), celebrando na Quinta-feira Santa a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés vivenciando a sexta-feira (dia de jejum e abstinência de carne), às 15h, participando da Celebração da paixão de Cristo e adoração da Cruz alegrando-se no sábado com a solene Vigília Pascal, proclamando a ressurreição de Jesus.

Desejo desde já uma santa páscoa a todos! Que “A luz de Cristo, que resplandecente ressuscita dissipe as trevas do nosso coração, dissipe as trevas da nossa mente”, nos faça mais fraternos, apaixonados por nossa fé católica e por nossa tradição. Que a páscoa seja tempo de alegria, de vida nova, de vitória sobre a maldade, a intriga, a inveja e a indiferença. Ressuscitemos com Cristo para o amor e a libertação!

No fim de abril teremos mais uma Quermesse da Capela São Vicente: colabore e participe. Que a benção de Deus seja fecunda sobre nossas famílias! Abraços a cada paroquiano!