Bom dia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - JANEIRO E FEVEREIRO | 2017

“Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor” (Sl 40). Mais um ano se inicia e mais uma vez somos “chamados e vocacionados” para testemunhar Jesus.A escolha divina sempre acontece em função de ser luz, de iluminar a terra com a luz divina. Quem é escolhido de Deus, é convidado a se dispor totalmente ao serviço divino e trilhar o caminho de discípulo missionário. Que assim seja! Que assumamos nossa missão, que apaixonados por Jesus Cristo avancemos em nossos propósitos pessoais de crescimento e comunitários de evangelização.
O mês de dezembro foi marcado pela solidariedade, pela confraternização, pela celebração da “Encarnação do Verbo de Deus” e pela gratidão por mais um ano vivido por nós. Recordo com alegria nossas ações pela causa dos mais necessitados: obrigado a toda comunidade pelo gesto concreto da Novena do Natal, que resultou em 41 cestas que foram preparadas e entregues pelos Vicentinos aos nossos irmãos obrigado ao Grupo de Jovens MMJ pela arrecadação de presentes para Entidade de São João Batista e de roupas e panetones para o Asilo São Vicente de Cosmorama – vocês fizeram a diferença na vida de muitas pessoas com a caridade, o amor fraterno e a solidariedade. Deus abençoe.
Rezamos e celebramos juntos as alegrias e conquistas de nosso ano pastoral no Jantar de Confraternização. Um momento festivo, com a presença de nossa liderança, que recebeu as devidas homenagens pelo rico e frutuoso trabalho realizado em 2016. Foram tantas conquistas, que elevamos o hino de gratidão a Deus pelos benefícios. Uma comunidade unida, feliz, motivada, que sabe aonde quer chegar: alegro-me por fazer parte dessa história.
Com alegria, celebramos as solenidades do Natal de Jesus Cristo: a novena em preparação ao Natal foi bem participada, como também as Missas do dia e da Noite de Natal. Celebramos Santa Maria, mãe de Deus, a Sagrada Família, a Epifania e o Batismo do Senhor: momentos ricos para nossa espiritualidade e de forte experiência com a pessoa de Jesus.
 Em dezembro também celebramos os 76 anos de nossa Paróquia na oitava do natal e como presente, chegaram as Revistas com a história de fé de nosso povo. Adquira a sua: um tesouro histórico para recordar a vivacidade da Igreja católica em Américo de Campos.
Janeiro é tempo oportuno de descanso, passeio, renovação física e espiritual: muitos de nossos líderes estão fazendo férias para com alegria iniciarmos mais um ano de anúncio do Evangelho e de trabalho evangelizador. Bom descanso amados e amadas! Vocês merecem!
Para 2017 teremos um plano paroquial de pastoral com passos profundos, ao mesmo tempo com metas concisas e práticas. Em comunhão com as 05 Urgências da Ação evangelizadora da Igreja no Brasil, assumimos como metas paroquiais: 01. Integrar o COMIPA com o CPP: formação sobre papel do COMIPA na paróquia e participação do COMIPA nas reuniões mensais do CPP. 02. Fortalecer a Comissão Paroquial de IVC: integrar todos os agentes evangelizadores envolvidos no processo de inspiração catecumenal – Catequese, Batismo, Familiar, Liturgia, Jovens, RCC, COMIPA. 03. Favorecer a Animação Bíblica com material de círculo bíblico: subsídio de encontros e participação na EPADI. 04. Retomada das Redes de Comunidades e encontros nos setores. 05.  Criação da Pastoral da Sobriedade paroquial e cuidado com a Família (Formação, encontros, visitas, Pastoral Familiar).
Fevereiro será marcado pelo IV Encontro de jovens MMJ, nos dias 04 e 05: rezem por nossa juventude, para que aproveitem esse momento da graça em suas vidas. Convidamos também a todos para participarem no dia 19 do Almoço Beneficente em prol a Pastoral da Saúde de nossa Paróquia, que há anos não mede esforços para atender os que necessitam. Nossos catequistas acolherão as novas Inscrições para Catequese dos dias 05 a 09 de fevereiro, a partir das 19h, no Centro catequético. Iniciamos a Catequese a partir do dia 10, com a acolhida das novas turmas: todos retornam no mesmo dia e horário e com os mesmos catequistas.
Também estamos vivenciando o Ano Mariano Nacional: 300 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida e 100 anos de devoção a Nossa Senhora de Fátima, por isso, as celebrações Marianas merecem nosso cuidado, nosso carinho e participação. “Bendita entre todas as mulheres”, Maria nos ensina a servir, amar e confiarmos em Deus, fazendo o que seu amado filho Jesus nos disser.    Desejo a todos os paroquianos e também amigos um ano de bênçãos! Que se cumpra a vontade de Deus em nossas vidas e sejamos instrumentos fecundos da luz que vem de Deus! A bênção de Deus amor e bondade que é Pai, Filho e Espírito Santo! Amém.