Bom dia, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - DEZEMBRO | 2016

“A luz virá, a luz virá e resplandecerá um novo dia”. Iniciamos um novo ano litúrgico, mais uma chance dada a nós de fazermos a experiência com Jesus e entrarmos no caminho do discipulado. Nesse tempo de vigilância, de travessia e de iluminação, louvamos a Deus por tantas bênçãos derramadas sobre nossa comunidade no ano de 2016: um ano bem vivido na misericórdia, na ternura e no abraço de Deus. Nos despedimos de 2016 com o sentimento de dever cumprido, de passos dados, de amadurecimento na vida da Igreja paroquial e diocesana: gratidão é nossa palavra.
A cada mês viemos destacando as bênçãos recebidas e novembro nos surpreendeu: celebramos o encerramento do Ano Santo da Misericórdia, com a recordação da vida dos diversos momentos vivenciados por nós aconteceu o II Acampamento de Jovens MMJ e ainda recebemos a visita de Nossa Senhora da Conceição Aparecida vinda do Santuário Nacional. O II Acampamento de jovens teve como tema a busca pelas “Fontes da vida interior”, contribuindo para um amadurecimento na espiritualidade e nas escolhas feitas no cotidiano. A visita de Nossa Senhora Aparecida foi emocionante, com vários momentos inesquecíveis, grande participação da comunidade e ainda inúmerashomenagens lindíssimas a Nossa “Mãezinha do céu”. Não poderia deixar de registrar a emoção da chegada da imagem com a carreata, a Missa com a acolhida de Nossa Senhora Aparecida, com flores e lágrimas os momentos das homenagens simples e carregadas de emoção feitas pelas Capelas, pelos Marianos, pelos Ministérios de música, pela Catequese, pela RCC, pelo grupo de jovens, pelo Apostolado da oração, pela Liturgia, pelo CPP e pelos setores. Fico emocionado ao recordar a chegada da imagem de Nossa Senhora em cada capela e setor: tudo preparado, todos esperando, a emoção era forte e o carinho por Nossa Mãe ardia o coração. Flores, balões, fogos de artifício, lenços, bandeirinhas, foi uma festa linda. A coroação na Capela da Cabeceira marcou nosso reconhecimento pelos méritos da mãe e fomos, em diversos carros, entregá-la para Álvares Florence: era visível o amor de toda uma comunidade presente e fervorosa, que dedicou todo o dia acompanhando a Mãe Aparecida. Ela veio e deixou bênçãos, muitas bênçãos a essa paróquia... não me resta dúvidas.
Para dezembro, convido toda comunidade católica a participar da Novena do Natal que estará acontecendo nos diversos setores da paróquia. Preparamos o nosso coração mais intensamente para o Natal e ainda nos solidarizamos com os irmãos e irmãs necessitados, doando alimentos como gesto concreto, que serão entregues pelos Vicentinos nas “cestas de Natal”. Seja generoso em sua doação! Obrigado desde já!
Aproveito o mês em que finalizamos mais um ano para convidar nossos líderes, agentes de pastoral, movimentos, ministérios, conselhos, capelas e comunidades rurais, como também seus familiares, para celebrarmos juntos mais um ano de nossa caminhada pastoral. No dia 17 de dezembro, a partir das 19h30, será realizado nosso jantar de confraternização no Salão paroquial, com oração de gratidão pelas graças derramadas em nossa paróquia. Venha participar. Procure algum de nossos coordenadores e adquira seu convite: será uma noite de grande alegria a nós.
Deixo registrada também minha gratidão pelos 03 anos de ordenação presbiteral que celebrarei no dia 06 de dezembro como também os 03 anos de posse na Paróquia de São João Batista de Américo de Campos no dia 03 de janeiro. Uma caminhada de comunhão, respeito, amor pela Igreja e grandes amizades: agradeço o cuidado e carinho dispensados a mim. Amo ser padre, amo meu ministério e amo o povo de Deus a mim confiado. Obrigado de coração por tudo!

Lembro a todos a importância de participarmos e celebrarmos bem a véspera e o dia do Natal de Jesus Cristo, como também de Ano Novo.

Desejo a todos os paroquianos um Natal cheio de bênçãos, luzes, alegria cristã: que o nosso coração seja a manjedoura mais bem preparada para Jesus nascer! Feliz e santo Natal! Faço votos de um 2017 cheio de bênçãos: que o novo ano venha acompanhado da intercessão de Santa Maria mãe de Deus e nos direcione a sermos discípulos da paz. “Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça.O Senhor volva o seu rosto para ti e te de a paz” (Nm6, 24-26)