Boa tarde, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - AGOSTO | 2016

No Ano Santo da Misericórdia, aos vinte dias do mês de julho, dia histórico para nós, foi criada pelo amado Papa Francisco a Diocese de Votuporanga! No mesmo feliz dia, recebemos a notícia que Monsenhor Moacir de Freitas será nosso bispo, primeiro bispo da mais nova diocese do Brasil, com 25 municípios e 30 paróquias. Dia 11 de outubro, em Ibitinga, Mons. Moacir será ordenado bispo e a partir do dia 22 de outubro, após a Missa solene na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, inicia os trabalhos como Pastor a guiar a Igreja Particular de Votuporanga. Nossa paróquia acolhe com alegria a pertença à nova diocese, como também a escolha de nosso bispo: nos colocamos em comunhão e unidade, com amor e afeto filial, aguardamos os primeiros passos dessa nova caminhada. Deus abençoe nosso povo, nossa Diocese e nosso bispo!
Somada a alegria do anúncio de nossa diocese e do novo bispo, agradecemos a Deus por momentos felizes de nossa caminhada pastoral: nasceu no dia 12 de julho o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial), que será um instrumento para que sejamos uma Igreja em permanente estado de missão.  Depois de alguns meses de preparação, com orientação e acompanhamento dos seminaristas Alan Miatello e Bruno Luiz, em missa solene, foram investidos novos coroinhas e acólitos para o serviço litúrgico. Agora o grupo é composto por 12 acólitos e 16 coroinhas: uma grande bênção para nossa comunidade! Outro fato importante foi a celebração dos 19 anos da Conferência Vicentina em Américo de Campos, celebrado por nós com grande alegria nesse ano da misericórdia: um trabalho de caridade e amor aos necessitados. Obrigado, Senhor, pelos frutos de amor!
No mês de julho, tivemos formações para catequistas, agentes da Pascom, ministros, liturgia, curso bíblico. Destaco das nossas reuniões a união de toda paróquia para realização do Dia Nacional dos catequistas aqui em Américo de Campos, dia 28 de agosto: várias equipes de trabalhos articuladas e toda liderança envolvida para bem acolhermos esse grande momento que marcará a despedida de nossa participação nos encontros de catequistas com a diocese de São José do Rio Preto. Contaremos com a comunidade para doação do café da manhã para o encontro: em breve, com ajuda dos coordenadores do dízimo, iniciaremos nossa arrecadação.
Além das conquistas pastorais, julho também foi de grandes realizações: terminou-se a instalação dos aparelhos de ar condicionado no Salão Paroquial, como também instalação de um bebedouro com quatro torneiras para ser usado em nossos encontros. Foi realizada a limpeza geral da Matriz: começamos com a dedetização, seguida da remoção da sujeira do piso, das teias de aranha, limpeza e polimento dos bancos, das pedras ao redor da Matriz, limpeza de lustres, ventiladores, janelas e toda mobília. Nossa gratidão aos funcionários pelo trabalho e dedicação. Além da Matriz, o Centro Pastoral também passou por grande limpeza, já nos preparando para o retorno das atividades catequéticas: acolher, cuidar de nosso patrimônio, realizar as manutenções necessárias, investir em infraestrutura tem sido nosso projeto.
São tantas as realizações e não seriam possíveis se não tivéssemos nossos dizimistas, pessoas de fé e que sabem a importância da gratidão: obrigado pelo testemunho, pela fidelidade, pelo amor a Igreja e pelo grande incentivo a evangelização. Obrigado a pastoral do dízimo pelo magnífico trabalho que vem realizando: obrigado aos coordenadores e auxiliares. Deus os abençoe por dedicarem seu tempo a essa linda missão!
No mês de agosto, mês vocacional, em que celebramos o dia do padre, dos diáconos, dos catequistas, dos pais, dos religiosos e religiosas, convidamos toda comunidade para participar da Semana Nacional da Família. Com o tema “Misericórdia na família: dom e missão”, teremos dos dias 14 a 21 uma programação rica em reflexões, orações e celebrações – na agenda acompanhe os momentos e participe – vamos cuidar das nossas famílias. Também aproveitamos para rezar pelo seminarista Michel, que pertenceu a nossa paróquia e no dia 12 de agosto será ordenado diácono! Parabéns Michel! Deus o abençoe nessa caminhada de muitas alegrias, trabalho e missão!
Para concluir, gostaria de comunicar que iniciamos também os trabalhos para o Leilão de Gados, que acontecerá no dia 11 de setembro, no Recinto. Contamos com a ajuda e doação da comunidade, que sempre tão pronta, colabora para a causa do Reino.
Bênçãos, força de Deus e muita perseverança a todos nós! Guardados no coração de Deus, sejamos sempre sinais de unidade, esperança e amor! Abraços a todos!