Boa noite, Terça-feira, 19 de Junho de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - ABRIL | 2016

Feliz Páscoa! Feliz Ressurreição na sua vida! Que o Cristo Vivo possa abençoar você e toda sua família nesse tempo pascal, tempo de alegria, de renovação interior e de bons propósitos. Cristo venceu! A morte foi vencida pelo Senhor da vida, o que nos convida a valorizarmos ainda mais a vida humana, lutando pelo direito e pela justiça.
Louvamos a Deus pelas graças vivenciadas por nossa comunidade nesse mês de março. A quaresma foi realmente libertadora e vivida na misericórdia. Destaco os exercícios quaresmais, a grande presença da comunidade no sacramento da Confissão, celebrando o perdão e a reconciliação, sem nos esquecermos de salientar as obras de misericórdia realizadas pelos fieis durante todo tempo quaresmal: bons frutos nasceram dessas práticas.
Conforme o pedido do Papa Francisco, realizamos as 24 HORAS PARA O SENHOR, momento fecundo de bênçãos no Ano Santo da Misericórdia, marcado por boa participação dos fieis, com a mística da ternura de Deus a nos abraçar. Recordamos que “Deus é rico em misericórdia” por meio de Adoração, Missas, Celebrações da Misericórdia, oração da Via-sacra, Terço da Misericórdia, Bênção solene do Santíssimo Sacramento e atendimento de confissões. Obrigado, Senhor, pelos inúmeros testemunhos das graças derramadas sobre nosso povo de Deus.
Também vivenciamos nosso Retiro Quaresmal Paroquial com o tema Misericordiosos como o Pai. Sob a orientação da Ir. Rosângela Aparecida Fontoura, refletimos a experiência com a misericórdia para sermos misericordiosos meditamos, rezamos, celebramos o convite quaresmal a conversão e a reconciliação. Com a Santa Missa, concluímos o retiro, observando as atitudes do Pai das misericórdias a buscar os filhos, nos convidando a ser uma Igreja em saída.
Nossa Paróquia realizou pelo segundo ano o Curso de noivos regional, contando com a presença de dez casais que se preparam para o sacramento do matrimônio. Coordenado pela Pastoral Familiar, foram realizados palestras, momentos de oração, reflexão e partilha de vida dos casais de nossa comunidade. Bem avaliado, nosso curso torna-se um grande apoio para os casais que dão esse significativo passo na vida familiar.
A Semana Santa deste ano foi ricamente vivida e participada: louvamos a Deus pelas celebrações, pela experiência de fé, pelo belíssimo trabalho realizado pelas equipes envolvidas no serviço litúrgico. Domingo de Ramos foi marcado pela reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, destacando o cuidado com nossa Casa Comum, tendo como gesto concreto a Coleta da Solidariedade, bem partilhada pela comunidade. Celebramos a segunda-feira com a caminhada penitencial em direção ao Cristo, na entrada da Cidade. Foi momento de fé, oração e muita mística num lugar privilegiado: aos pés do Cristo, rezamos por toda Américo de Campos, pedindo a paz e proteção às famílias. Na terça-feira vivenciamos a procissão do encontro de Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos rumo ao Calvário. Mesmo com chuva, nosso povo participou com muita fé desse tradicional momento, concluído com a Santa Missa.
O Tríduo Pascal foi marcado pelas luzes misericórdia. Na Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, acolhemos os Santos Óleos, Celebramos a Eucaristia e aprendemos mais uma vez o mandamento do amor. Lavando os pés de pessoas que em nossa comunidade praticam obras de misericórdia, percebemos que a misericórdia relaciona-se diretamente com o amor fraterno e com o serviço, reconstruindo a dignidade humana lá onde esta foi destruída. Na sexta-feira Santa celebramos a Paixão e morte do Senhor, com adoração da Cruz, e ainda a Via-sacra encenada pelo grupo de Jovens, que muito emocionou quem acompanhou as dores de Cristo. Na Cruz, contemplamos o amor em ato, o amor oblativo em sua totalidade, o amor que se transformou em consequência da misericórdia divina para com a humanidade. A Vigília Pascal, o ápice do Tríduo, foi momento único de experiência com o ressuscitado: a luz de Cristo que resplandecente ressuscita dissipou as trevas. A Palavra nos mostrou a misericórdia e cantamos o Aleluia Pascal, proclamado pelos misericordiosos. A liturgia batismal nos recordou que, pelo batismo, fomos abraçados pela terna misericórdia divina e no Banquete Eucarístico do Ressuscitado, fomos alimentados para com ele ressuscitar. Na Vigília também foi realizada a iniciação aos sacramentos da Mariana, que depois de profunda preparação, celebrou os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia.
O tempo pascal, tempo solene da Igreja, será marcado com iniciação sacramental de nossos catequizandos e crismandos. Convidamos toda comunidade para participar da Primeira Eucaristia, que acontecerá no dia 17 de abril, às 09h30min, e também da Crisma, no dia 05 de maio, às 19h30min, presidida por nosso bispo Dom Tomé. Ainda em abril, no dia 16, acontecerá a grandiosa Quermesse da Capela São Vicente, a partir das 19h30min,para troca dos bancos da Capela e também para concluir o pagamento das reformas realizadas em 2014. Desde já agradecemos a participação de todos. Abraços, bênçãos e a força do ressuscitado a cada paroquiano!Que Cristo ilumine com sua ressurreição cada família, cada enfermo, cada pessoa que recomendou nossas orações! Amém!