Boa tarde, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - MARÇO | 2016

Deus é rico em misericórdia. Seu amor é grande, sim, por nós. Das amarras da antiga morte, nos livrou, pois ouve nossa voz.Este amor está em Jesus Cristo, que por nós morreu e ressurgiu, à direita de Deus Pai se encontra e do céu as portas nos abriu.Este é o amor de Deus por nós: caminha conosco! Visita seu povo!Amor de Deus por nós!A experiência com a misericórdia divina tem feito grande bem a nossa Igreja e ano nosso povo. Como é bom sabermos que Deus nos olha muito melhor do que nós somos, não nos pune a proporção de nossas culpas, e nos dá sempre a chance de voltarmos ao seu amor, de sermos tocados por sua ternura, de sermos perdoados no sacramento da confissão. Que o Pai das misericórdias nos ajude, nessa caminhada, a crescermos na misericórdia e no amor!
Iniciamos o Tempo da Quaresma, tempo da graça e do deserto, da conversão e da oração, da penitência e da caridade, este ano tendo a graça de refletirmos ainda mais profundamente a misericórdia de Deus em nossas vidas. Na missa de Cinzas, aconteceu a abertura paroquial da Campanha da Fraternidade 2016 que nos convida a conversão com relação a nossa Casa Comum, o planeta. Iniciamos também nossos exercícios espirituais destacando a caminhada penitencial, sextas-feiras às 05h30, a oração da Via-sacra, como também a cada semana a realização de obras de misericórdia espiritual e corporal, buscando ser Misericordiosos como o Pai. Como gesto concreto de caridade, assumimos a Quermesse em prol a entidade São João Batista, e agradecemos todos os que fizeram suas doações, aos que trabalharam na preparação e no dia, aos que estiveram presentes e nos ajudaram a fazer da Quermesse um grande sucesso. Deus seja louvado!
A Pastoral Bíblico-Catequética de nossa comunidade retomou suas atividades nesse mês, exercendo a grande missão de educação para fé de nossas crianças, jovens e adultos com muito entusiasmo e motivação: estivemos presentes na Abertura Diocesana da Catequese realizamos o Planejamento das ações catequéticas com muita tranquilidade e sintonia as salas de encontros, como também murais foram preparados com grande carinho para acolher bem aos catequizandos foi realizada a Festa das Inscrições e a reunião de acolhida para o início das novas turmas de catequesecelebramos a Missa de abertura do Ano Catequético Paroquial com envio de nossos catequistas para anunciar a Palavra em nome da Igreja além de termos acolhido em nossa paróquia a II Semana Catequética da região pastoral de Riolândia, momento de formação para os catequistas com orientações sobre as atividades para o Ano da Misericórdia e a importância de um trabalho profundo do sacramento da Reconciliação na Catequese.A Comissão paroquial de iniciação a vida cristã apresentou a jovem Mariana para celebrar os sacramentos de iniciação cristã na Vigília Pascal, depois da devida preparação, agora eleita, celebra os escrutínios e a espiritualidade quaresmal para bem vivenciar sua iniciação aos sacramentos.
Nosso Grupo de jovens MMJ vivenciou o I Acampamento de Carnaval: momento marcado por muita alegria, partilha de vida, oração e reflexão. Além de momentos de convivência, trabalhos em comum, dinâmicas e confraternização, tivemos um dia de meditação com o tema “Ser uma pessoa inteira”, concluído com uma noite bem celebrada de adoração ao Santíssimo Sacramento. Nossos jovens avaliaram como positivo os dias de acampamento e já confirmaram que para o carnaval de 2017 farão mais uma vez a opção pelo louvor, adoração, oração e reflexão.
Destaco, para finalizar nosso diálogo, que em nossa agenda já está presente a PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA volto a dizer e a ensinar os católicos de nossa paróquia: Semana Santa é tempo de oração, de presença nas celebrações, de participação intensa na comunidade (não é um feriado prolongado para excursões turísticas). Vamos resgatar o essencial da nossa fé: estejamos presentes em todos os momentos propostos, de maneira especial no Tríduo Pascal, que se inicia quinta-feira com a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, continuando na sexta-feira da Paixão e Morte de Cristo e tem seu ápice na Missa da Vigília Pascal, no sábado santo. É tempo da graça: abracemos com alegria a ressurreição de Cristo.
Abraços e bênçãos fecundas a cada paroquiano! Que nosso Deus de misericórdia nos acompanhe!
Amém!