Bom dia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - FEVEREIRO | 2016

“Minha boca anunciará todos os dias, vossas graças incontáveis, ó Senhor” (Sl 70). Inspirado na resposta do salmo do último domingo, rendemos graças a Deus por tantas maravilhas derramadas em nossa comunidade e por tantas graças que anunciaremos nesse ano da Misericórdia.
O mês de janeiro, em que muitos de nós tivemos a alegria de descansar e fazer merecidas férias, foi também de trabalho evangelizador: A Pastoral do Dízimo realizou uma reunião de avaliação da caminhada e também fez visitas aos setores 04A e 04B, como parte integrante da tão importante evangelização para o dízimo. A Capela do Coqueiral celebrou seu padroeiro, São Sebastião, e realizou a tradicional quermesse. O Grupo de Jovens MMJ começou a se organizar para participação na Jornada LIVE, que acontecerá em São Paulo, em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude na Polônia, arrecadando e vendendo doces na quermesse. Nossa paróquia também acolheu a coordenação da equipe diocesana de Animação Bíblico-Catequética para um dia de encontro em preparação às Semanas Catequéticas. Momentos de graças incontáveis!
Retomamos nossa caminhada pastoral com a primeira reunião do CPP, trazendo presente as nossas urgências para ação evangelizadora em 2016, em comunhão com o plano diocesano de pastoral e tendo como pano de fundo o Ano Santo da Misericórdia. Assim, escolhemos para o nosso agir: Realizar um encontro de formação para aprofundamento do Querigma Semana Missionária Vivência mistagógica para os pais dos catequizandos Estudo sobre a Iniciação à Vida Cristã no CPP Formação do Ministério de leitores na Paróquia (momentos de espiritualidade) Incentivo à participação da liderança na EPADI (4ª terça-feira do mês) Formar o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) para buscar caminhos de revitalização das Redes de Comunidades Apoio da Paróquia à Entidade São João Batista (Quermesse) Prevenção às drogas (estratégias para criação da Pastoral da Sobriedade) Apoiar integralmente o IV Encontro de Jovens Evangelização da Juventude. Nossos esforços estarão concentrados em realizar tais momentos, que respondem as necessidades de nossa paróquia nesse ano.
Observa-se que uma das metas se refere à Entidade São João Batista, nascida na paróquia em uma reunião do CPP em de fevereiro de 1998, que receberá todo apoio de nossa comunidade, também como nosso gesto concreto do Ano da Misericórdia. A Entidade tem por finalidade estatutária a assistência social: executa o serviço de atendimento direcionado à criança e ao adolescente, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo ações de proteção, formação sócio educativa, artesanatos diversos, computação, educação para a cidadania, atividades culturais, artísticas, esportivas, recreativas e de sociabilização. Nosso Projeto atende cerca de 50 crianças e adolescentes e precisa de ajuda financeira para que desenvolva ainda mais atividades. Sendo assim, realizaremos no dia 27 de fevereiro, no Salão paroquial, a QUERMESSE EM PROL A ENTIDADE SÃO JOÃO BATISTA,e convido a toda comunidade a fazer suas doações, estar presente nessa noite de festa e colaborar com nosso gesto concreto do Ano da Misericórdia.
Sendo assim, o mês de fevereiro será de grande importância em nossa caminhada: iniciaremos o tempo da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, intensificando nesse Ano da Graça os exercícios espirituais (todas as sextas-feiras, às 05h30, Missa e caminhada penitencial e Via Sacra na Matrizàs 19h). Faremos abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). Retomaremos nossa Catequese, acolhendo novas inscrições e celebrando a Missa de Abertura do Ano Catequético Paroquial e Envio dos catequistas.
Acompanhem com atenção nossa programação quaresmal nesse Ano Santo da Misericórdia, profundo momento de experiência com a ternura divina: as CONFISSÕES com os padres da região em Américo de Campos, dia 03 de março o Momento das “24 HORAS PARA O SENHOR”, dias 04 e 05 de março o RETIRO QUARESMAL no dia 06 de março. Participemos, estejamos presentes, celebremos com profundidade. Abraços e bênçãos fecundas a cada paroquiano! Que nosso Deus de misericórdia nos acompanhe! Amém!