Bom dia, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - JANEIRO | 2016

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face,e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz! (Nm 6)”. Com esta bênção inicio nosso momento de diálogo bendizendo a Deus pelo mês de dezembro, vivenciado com comprometimento na fé e fecunda alegria por nossa comunidade. Realizamos nossa Assembleia Paroquial de Pastoral,celebramos a abertura do Ano Santo da Misericórdia, a Novena do Natal foram realizadas as confraternizações de nossas pastorais e celebramos o tão esperado dia dos 75 anos da Paróquia São João Batista! Obrigado Senhor! Seu amor foi manifestado em nossos corações nesses dias tão bem vividos por nós!
No início do mês de dezembro, nossa liderança esteve reunida por dois dias para avaliar a caminhada pastoral, estudar as novas diretrizes da ação evangelizadora, bem como a Bula de Proclamação do Ano da Misericórdia, para traçar nosso Plano Paroquial de Pastoral, fundamentado nas urgências do Plano Diocesano. Nossa Assembleia Paroquial de Pastoral foi fecunda, com metas bem escolhidas para 2016 por nossa liderança, que de forma muito comprometida, demonstrou zelo pastoral, consciência evangelizadora e preocupação com a causa do Reino.
Em comunhão com toda Igreja, celebramos nossa abertura paroquial do Ano Santo da Misericórdia, que tem como tema “Misericordiosos como o Pai” e visa ser um ano profundo da graça experimentada no amor misericordioso de Deus. O papa deseja que a Igreja seja o rosto da misericórdia nesse tempo propício para a reconciliação e o perdão. Deus não se cansa de perdoar e essa experiência da docilidade divina precisa ser vivida com profunda fé por nossos católicos.
Nesse mês também vivenciamos as confraternizações na paróquia: momentos de encontro com o outro, de alegria, troca de lembranças, oração e reflexão. CPP, Ministros, Juventude, Pastoral do Dízimo, Pastoral Bíblico-Catequética, Apostolado da Oração, Círculo Bíblico, Marianos, CPAE, Capelas, todos com alegria fraterna, rendendo graças a Deus pelo tão bonito ano vivido. Celebramos também a Novena do Natal com grande adesão da comunidade: rezamos juntos o nono dia, marcado também pela doação de alimentos, o gesto concreto da novena, que foram transformados em 40 cestas básicas entregues as famílias carentes. Agradecemos a comunidade pelo belíssimo testemunho dado de caridade e amor aos mais empobrecidos.
As celebrações do Natal de Jesus Cristo foram lindíssimas e bem participadas: na missa da noite de Natal, adoramos o Menino Jesus no presépio, pedindo a bênção sobre cada cristão. No dia de natal refletimos Jesus como rosto da misericórdia do Pai. Com a Sagrada Família, rezamos a importância da vida familiar e celebramos os 75 anos da Paróquia. Na solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, agradecemos pelo ano de 2015 e entregamos a especial proteção materna de Maria o ano que começou. Na Epifania, recordamos Cristo como luz para as nações e celebramos meus 02 anos a frente da Paróquia: momento de receber o carinho de uma comunidade acolhedora, amiga e que deu grandes passos na ação evangelizadora nesses últimos anos. Minha gratidão!
Que maravilha! Celebramos com grande mística a Missa dos75 anos de Paróquia. Fico emocionado ao recordar como foi uma noite linda: a Matriz toda iluminada em festa, a comunidade envolvida, ministério de música impecável, equipes de trabalho bem preparadas, decoração lindíssima e a surpresa dos fogos e do grande 75 anos entronizado pela Juventude da paróquia! Recordamos o cruzeiro, a escolha do padroeiro, as construções, a memória da história, os padres, a ação evangelizadora, as Capelas, as atividades do ano Jubilar. Como fui privilegiado por vivenciar aqui esse ano tão bonito. Memorável momento! Aprendi a amar ainda mais nossa Igreja com tantos testemunhos de fé e participação!
Para concluir, não poderia deixar de registrar o quanto a comunidade tem amadurecido na devolução do Dízimo: o mês de dezembro foi marcado por uma expressiva consciência, passando dos 18 mil reais de dízimo. Obrigado Pastoral do Dízimo! Obrigado dizimistas! Continuemos de mãos dadas para evangelizar sempre mais! Que as bênçãos de Deus sejam abundantemente derramadas em toda nossa comunidade e que Deus os guarde na palma da mão até o nosso reencontro, depois de minhas férias! Meu abraço carinhoso a todos!