Boa noite, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - NOVEMBRO/2015

“Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria”. Com o salmo do último domingo inicio meu diálogo mensal com a comunidade paroquial. O mês de outubro foi de gratas surpresas, muitas alegrias e celebrações inesquecíveis, que ficarão em nossas memórias: Semana Missionária Jubilar, Recordação da vida dos padres que por aqui passaram e inauguração da Galeria dos Párocos!
A Semana Missionária Jubilar foi riquíssima da graça de Deus e plena de bênçãos. A participação dos paroquianos superou as expectativas. Testemunhamos um dos momentos mais bonitos de nossa caminhada paroquial: que bênção ver nossos jovens‬, catequistas e catequizandos, ministros e nossa liderança animados e contagiados com a missão. Uma história memorável para ser registrada nesses 75 anos.
Com grande motivação e entusiasmo missionário, cerca de 150 evangelizadores foram de casa em casa anunciando o Evangelho: munidos da Sagrada Escritura, da cruz missionária e da fé, anunciaram o amor que DEUS tem por nós. Momentos também que foram aproveitados para abençoar as casas bem como acolher e incentivar pessoas que estavam afastadas. Foram visitados os setores 06, 07A, 07B, 08 e parte do setor 02, totalizando 764 casas visitadas. Muitas bênçãos e um testemunho maravilhoso de nossos católicos, assumindo o lema dos 75 anos: partir de Jesus Cristo, evangelizar.
Além das visitas, aconteceram as orações da manhã, participada por 30 pessoas, momento de rezarmos pelas missões, pela paróquia, pela evangelização. Logo após a oração, com muita alegria, partilhamos um delicioso café da manhã. Tivemos também o dia de Adoração ao Santíssimo, com a bonita experiência de levar Jesus às casas de nossos paroquianos para rezar, vivenciar nossa Semana Missionária e celebrar a fé, com a presença de 180 pessoas. Em todos os setores, 17 ministros ficaram por algumas horas rezando e pedindo a Jesus a bênção sobre nossas famílias!
Dentro da programação da Semana Missionária Jubilar vivenciamos a Via-sacra, momento de piedade popular que faz a memória das dores de Cristo, com a participação de 100 pessoas e também o “Bate-latas pra Jesus e Nossa Senhora” com a Caminhada pela paz. Caminhamos pelas ruas de Américo de Campos rezando, cantando e abençoando, com alegria missionária. Foram também administradas 09 unções aos doentes da comunidade, através das visitas realizadas pelo padre Roberto e a Analu.
Celebramos a Recordação histórica das Capelas e Comunidades rurais de nossa paróquia: com alegria relembramos e louvamos a Deus pela história de fé da Capela São Vicente de Paulo (Bairro São Vicente), da Capela Nossa Senhora Aparecida (da Cabeceira das Águas Paradas), da Capela São Sebastião (do Coqueiral) e da Comunidade São Paulo. Cada uma das Capelas relembrou sua história, recordou o passado com a apresentação das fotos dos painéis, enfim, com emoção e gratidão, homenageou cada um que fez e faz parte dessa história do povo de Deus.
Vivenciamos, ainda, o rico momento da Recordação da Vida e da história dos 14 Párocos da Paróquia São João Batista de Américo de Campos. Fizemos memória dos 06 párocos falecidos: Pe. Henrique, Pe. Severino, Pe. Genésio, Pe. Julian, Pe. Fernandes e Pe. Raimundo. Recontando a vida e a missão de cada um, rendemos graças pelo amor dedicado, pelas sementes plantadas, pela dedicação a Igreja: elevamos preces de gratidão pela generosidade de cada um e pela ação evangelizadora realizada enquanto estiveram à frente da comunidade.
Acolhemos também com alegria Pe. Jarbas, Pe. Mário, Pe. Carlos, Pe. Ernesto, Pe. Juliano e Pe. Francisco, homenageando cada um deles que exerceu seu ministério na paróquia, além de termos feito as devidas homenagens ao Pe. Antônio. Momentos de emoção, lembranças, alegria, participação da comunidade: cada um, com seu carisma e sua maneira de evangelizar, tendo ficado alguns meses ou anos como pároco, fizeram da paróquia expressão e presença do Reino de Deus.Com a missa presidida pelo atual pároco, Pe. Roberto, também homenageado na conclusão de nossa Semana Missionária, inauguramos na Igreja Matriz a Galeria dos Párocos, marcando a história do ano jubilar.
No mês de novembro apresentaremos a comunidade o Brasão da Paróquia e realizaremos nosso Jantar de lançamento do Filme dos 75 anos, homenageando nossas lideranças atuais. Assim, já se aproxima o grande dia de celebrarmos nossos 75 anos: 27 DE DEZEMBRO, com a presença de nosso bispo Dom Tomé. Vamos nos preparar!

Pe. Roberto Bocalete