Boa noite, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - OUTUBRO/2015

Quem segue Cristo se torna missionário e sabe que Jesus “caminha com ele, fala com ele e respira com ele. Sente Jesus vivo junto com ele no compromisso missionário” (EG, 266). Com as palavras do papa Francisco envio minhas saudações a todos os paroquianos e louvo a Deus por mais um mês podermos dialogar nesse espaço de comunicação.
Primeiro, agradecemos ao Senhor as maravilhas acontecidas em nossa paróquia no último mês: o dia 08 de setembro ficará na memória de muitos de nós como dia de reconhecimento por todos os trabalhos realizados pela Paróquia São João Batista nesses 75 anos. A Moção de Congratulação foi merecida e recebida com grande alegria por todos: parabéns paróquia, que do jeito de Jesus Cristo, amou, sonhou, rezou, amparou, testemunhou a fé. Parabéns paróquia por ser formada por tantos fieis comprometidos, que sabem o valor de ser igreja. Somos povo em missão, sabemos que nossa vida só tem sentido se amarmos. Quanto ao título concedido a mim de “Cidadão benemérito Americocampense”muito me honra o reconhecimento, ainda mais nesse ano festivo, mas não fiz nada sozinho e reconheço, minhas ovelhas e a porção do povo de Deus a mim confiada, muito colaboraram e colaboram para que eu pudesse aqui trabalhar, me adaptar, e hoje fixar um pouco mais minhas raízes como cidadão dessa linda terra de missão. Obrigado a cada católico pelo seu sim! Obrigado coordenadores, catequistas, jovens, dizimistas, conselhos, ministros - vocês são a primavera de Deus na minha vida e valorizo e amo cada passo que damos juntos, cada sorriso, cada palavra de carinho e confiança.
Celebramos um ano da Reforma Completa e Reinauguração da Capela São Vicente (23/09/2014): agradecemos a Deus pelo trabalho de muitas mãos que fizeram da capela um espaço acolhedor, celebrativo, que nos chama a oração e a experiência da celebração do mistério pascal de Jesus Cristo. Celebramos no dia 26 a festa do Padroeiro, inaugurando o letreiro com o nome de São Vicente de Paulo, valorizando ainda mais a fé e a participação dos católicos da Vila São Vicente. Cada dia percebo mais o carinho e o cuidado com o pequeno e aconchegante templo de oração. Percebo a participação e a motivação a cada Missa de sábado, implantada logo após a reinauguração da Capela. Percebo o quanto foi importante voltar o olhar para nossa linda Capela de São Vicente de Paulo (hoje climatizada, com som e objetos litúrgicos próprios), que acolhe o povo de Deus para bem celebrar o dia do Senhor.
Nesse mês queremos destacar o trabalho realizado pelaPastoral da Saúde em nossa Paróquia. Funcionando desde o dia 23 de Fevereiro de 2000, já ajudou muitas famílias e continua sendo uma referência de apoio aos idosos, acamados e mais necessitados. A Pastoral da Saúde já realizou coleta de lixo reciclável pelas ruas de nossa cidade etambém eventos diversos visando a arrecadação de recursos financeiros para manter seu trabalho. Hoje conta com o apoio integral da Paróquia o bazar da Casa da Pastoral da Saúde a horta, que quando produz, vendem-se verduras e legumes. Realizamos um almoço no ano e recentemente o leilão de gados, tudo para favorecer nosso povo comcadeiras de rodas e banho, muletas, camas, colchões, tipoias entre outros que são emprestados àqueles que necessitam, como também ajuda em consultas médicas, remédios e doação de fraldas geriátricas. A Pastoral da Saúde é uma expressão da Igreja cuidadora, que evangeliza pela caridade e solidariedade. Deus abençoe esse lindo trabalho. Vejam as fotos na página dois.
Outubro chegou, e nesse mês acontecerão dois grandes momentos em nossa paróquia: primeiro a Semana Missionária Jubilar, seguida da Semana de Recordação da vida dos Párocos vivos e falecidos. Acompanhem na Agenda Paroquial e participem. Na Semana Missionária serão visitadas as famílias dos setores 06 e 07B, convidados a abrirem suas portas aos evangelizadores. Além das visitas teremos adoração do Santíssimo nas casas, Via Sacra, Caminhada pela paz, Peregrinação das Capelas para celebração dos 75 anos da Paróquia, oração da manhã, momentos em que toda comunidade paroquial está convidada a se fazer presente.
Iniciaremos no dia 18/10 a recordação da vida dos quatorze (14) párocos que fazem parte da história dos 75 anos: rezaremos pelos padres falecidos e acolheremos para celebrar conosco Pe. Jarbas, Pe. Mário, Pe. Carlos, Pe. Ernesto, Pe. Juliano e Pe. Francisco, coroando esse momento com a inauguração da Galeria dos Párocos no dia 24 de outubro.  Momentos fortes de nossa história, lembrados nesses dias de festa e alegria jubilar.
Para concluir, convido a todos para juntos rezarmos pelas missões: Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém. Deus abençoe!

Pe. Roberto Bocalete