Boa noite, Terça-feira, 19 de Junho de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - SETEMBRO/2015

“A quem iremos Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna”.
Iniciando o mês de setembro, dedicado a Bíblia, nos abramos a Sagrada Escritura como fonte de espiritualidade e alimento para abrasar nossos corações. Minha saudação e copiosas bênção, amado povo de Deus!
Partir de Jesus Cristo, evangelizar. O mês de agosto foi fecundo em nossa paróquia vale a pena recordar: aconteceu a Semana da Família, o Dia de Vivência para casais, o III Encontrão de jovens MMJ, a celebração do dia dos catequistas, além da Formação diocesana para Pastoral do dízimo. Celebramos também o dia do padre no início do mês e não poderia deixar de registrar minha gratidão pelo carinho, pelas palavras dirigidas a mim, pelos lindos presentes: amo ser padre e me realizo a cada dia como padre aqui em Américo de Campos.
Parabéns aos agentes da Pastoral Familiar, que em comunhão e participação, ajudaram a preparar e viabilizar nossa Semana da Família e o Dia de Vivência para Casais: uma semana fecunda, com temas bem refletidos, apresentação de teatro sobre a família alicerçada sobre a rocha momentos profundos de oração e com participação ativa da comunidade. Com o tema“O amor é nossa missão: a família plenamente viva”, vivenciamos verdadeiras catequeses sobre o papel da família nos dias de hoje e, com a presença de 30 casais, foi realizado o dia de vivência – um dia de testemunhos de vida de casais, partilha de histórias de fé, de amor e de superação, palestras sobre a importância da família, da relação de pais e filhos, sendo concluído com o compromisso do casal: “ Se eu que creio em Deus, eu sei que Deus te fez pra mim... te amo e te amarei”. Foi de uma emoção imensa ver os casais olhando nos olhos, abraçando-se e renovando o amor conjugal e familiar: cumprimos nossa missão de cuidar das famílias.
Destaco também mais um bonito passo dado pela Pastoral do Dízimo paroquial: no dia 19 de agosto, os nossos coordenadores dos setores, como também a coordenação geral, estiveram presentes na formação diocesana sobre o dízimo. Voltaram motivados e testemunhando o quanto é bom ser evangelizador a partir da experiência do dízimo, que é participação, expressão de amor pela comunidade. Obrigado pelo trabalho realizado em nossa paróquia: Deus seja louvado.
Nossos jovens do Movimento Missionário Jovem (MMJ) têm feito um trabalho consciente e visivelmente importante para evangelização de nossa juventude: nos dias 22 e 23 de agosto realizaram o III Encontrão de Jovens MMJ de nossa paróquia, com o tema: “Jesus te chama pelo nome, vem e segue-me”. Foram dois dias de profunda experiência com Jesus Cristo, oração, testemunhos e partilha de vida. Os 70 jovens que fizeram o encontro estavam visivelmente envolvidos, felizes e experimentaram a graça de Deus nesses dias de alegria, interação e evangelização. Meus queridos jovens, vocês estão no caminho certo! Continuem com essa motivação e esse testemunho tão bonito. Nas pessoas da Natália, da Thaís e do Victor agradeço ao grupo pelo trabalho realizado. Obrigado também as equipes de trabalho do Encontrão! Obrigado aos que doaram alimentos e colaboraram com o momento. Foi sem dúvida um momento inesquecível nesses 75 anos!
Parabenizo também nossos catequistas, educadores da fé, por ocasião de seu dia: vocês realizam um trabalho maravilhoso em nossa comunidade, são pedras preciosas para evangelização. Nossos catequistas estiveram presentes na celebração do Dia Nacional dos Catequistas, em Guapiaçu, momento que enfatizou a liturgia e a mística no processo de iniciação cristã. Com alegria, também acolhemos o anúncio de que nossa paróquia de São João Batista acolherá em 2016 esse grande evento,sendo sede do Dia do Catequista de nossa diocese. Vamos nos preparar bem para acolhermos os catequistas que virão celebrar seu dia em nossa casa.
Externo minha gratidão pelo LEILÃO DE GADO da paróquia e da Pastoral da Saúde.Agradeço imensamente o empenho das equipes de trabalhos (arrecadação, bar, caixa, churrasco, arena, leiloeiros, pisteiros, mesários, som, enfim, todos que trabalharam), as doações feitas pela comunidade, a presença de cada um prestigiando esse momento. Nas pessoas do Humberto Stachissini e do Márcio Fiori, agradeço todos que se empenharam para que nosso leilão pudesse acontecer! Deus os abençoe! Muito obrigado! Dessa forma fazemos melhorias na comunidade e continuamos os trabalhos da Pastoral da Saúde em nossa paróquia.
Numa quarta-feira pela manhã, exatamente dia 19 de agosto, sou surpreendido com uma homenagem linda, que me deixou emocionado: a Câmara Municipal de Américo de Campos, na sessão do dia 18/08/2015, aprovou o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Cesar Leitão, que Concede Titulo de Cidadão Benemérito Americocampense ao sacerdote Padre Roberto da Silva Bocalete, pelos relevantes serviços prestados à nossa Comunidade. O referido projeto foi aprovado por unanimidade.Agradeço ao César Leitão pela autoria do projeto: obrigado pelo carinho dispensado a mim. Agradeço a todos os vereadores pelo reconhecimento e pela nobreza de me concederem tal título. Contem com minha amizade e oração! Deus os abençoe!
Aproveito para convidar toda nossa comunidade para no dia 08 de setembro, às 20h, prestigiar a sessão extraordinária da Câmara Municipal na Matriz de São João Batista, em que se fará a entrega da “Moção de aplausos a Paróquia” por ocasião dos 75 anos e também a entrega a mim do Titulo de Cidadão Benemérito Americocampense. Estejamos nesse momento de muita alegria a nossa Igreja.
Deus abençoe. Meu abraço fraterno e desejo de copiosas bênçãos a toda nossa comunidade paroquial!

Pe. Roberto Bocalete