Bom dia, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - JUNHO/2015

“Salve São João Batista, nosso Padroeiro”. Minha alegre saudação a toda comunidade católica de Américo de Campos que celebra a 75ª Festa de São João:vamos nos preparar para vivenciar o mês de nosso padroeiro com motivação, entusiasmo e alegria. Participemos do tríduo preparatório, do dia festivo, de nossa Quermesse – rendamos graças a Deus pelos 75 anos de história, do chamado a seguir Jesus Cristo, o cordeiro de Deus apontado por João Batista.
Para nossa comunidade, em ano jubilar, foi vibrante, emocionante e memorável o lançamento do hino dos 75 anos: “Vamos festejar, celebrar, cantar a São João Batista. Querido padroeiro, nós agradecemos o seu amor. Lá no deserto disse o quanto era urgente a conversão. Batizou Jesus, e com o martírio cumpriu sua missão. Hoje é tão fácil há muitos modos de anunciar: com fé, partir de Jesus Cristo: vamos evangelizar”. Destaco o quanto a delicadeza da Sara Beatriz tocou nosso corações a beleza da letra da música, que retrata nossa história e nossa missão de evangelizar destaco a alegria da comunidade por sentir-se valorizada em sua caminhada. Vamos realmente marcar esses 75 anos de forma profunda.
O mês de maio, com grandes solenidades pascais e ainda com a memória de Santa Maria mãe de Deus, foi bem vivenciado pela comunidade. Celebramos a Ascensão do Senhor motivados pelo dia mundial das comunicações sociais vivenciamos a Novena de Pentecostes, pedindo os dons do Espírito Santo para nossa Igreja e rezando pela unidade dos cristãos celebramos a Solene Vigília de Pentecostes, clamando a renovação de toda a terra participamos do dia de Pentecostes, nos contagiando com a motivação dada pelo Espírito, e ainda assumindo o compromisso em sermos luz para o mundo, com o rito de apagamento do Círio Pascal. Quanta beleza litúrgica tem a nossa Igreja e como é lindo nos envolvermos, celebrando de modo profundo cada momento.
Tratando-se do mês dedicado a Memória de Nossa Senhora, destaco a solene Missa de Nossa Senhora de Fátima, preparada com grande carinho pelas famílias portuguesas de nossa paróquia, como também a oração diária do terço, que sem dúvida alguma, gera frutos para nossa caminhada paroquial. No último domingo do mês de maio, coroamos Maria como rainha de nossas famílias na certeza de que sua ternura materna nos envolve e sua intercessão é acolhida pelo Filho.
No dia de Pentecostes também aconteceu em Cosmorama o Pentecostes com crismandos e crismados da região pastoral de Riolândia e nossa paróquia se destacou: estávamos em um grande número de participantes - 110 pessoas nosso Grupo de jovens MMJ cuidou da animação de forma muito bonita, encantando a região pelo lindo trabalho ficamos responsáveis pela palestra do dia, desenvolvida pelos nossos jovens Natália, Thaís e Vitor, muito elogiados na condução do momento cuidamos da Adoração ao Santíssimo a ainda nossos crismandos fizeram uma linda apresentação, resultante do AGIR do encontro de catequese em preparação ao Pentecostes com crismandos. Parabéns aos catequistas e ao grupo de jovens por mais uma vez representar muito bem nossa comunidade! Foram muitos elogios: continuem discípulos motivados!
Nosso ano jubilar, pensado com uma programação festiva para bem o celebrarmos, foi enobrecido com uma grata surpresa concedida pelos vereadores de Américo de Campos: no dia 08 de setembro, será realizada uma Sessão Extraordinária da Câmara Municipal em nossa Matriz para recebermos uma homenagem pela comemoração dos 75 anos da Paróquia. Muito obrigado aos nossos vereadores pelo reconhecimento do árduo trabalho desenvolvido pela Igreja Católica nesses 75 de história: nossa gratidão e nosso carinho ao legislativo do município.
Para concluir, convido toda a comunidade para celebrarmos com alegria a Solenidade de Corpus Christi, momento de agradecermos o dom da Eucaristia, da presença de Cristo vivo a caminhar conosco. Nosso gesto concreto será a doação de alimentos e panos de prato, toalhas, que serão utilizados para enfeitar as ruas por onde Jesus irá passar.Meu abraço fraterno e desejo de copiosas bênçãos a toda nossa comunidade paroquial! Deus abençoe!

Pe. Roberto Bocalete