Bom dia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - MAIO/2015

“A paz do Senhor esteja convosco!” Saudações pascais a toda paróquia de São João Batista de Américo de Campos, com suas Capelas e Comunidades rurais:que a alegria desse tempo pascal e a fé na ressurreição tenham feito de nós melhores discípulos do Cristo.
Inicialmente gostaria de parabenizar nossas mamães por ocasião da celebração de seu dia: amadas de Deus, sinais de fecundidade e expressão da docilidade divina, Deus as abençoe sempre e possam iluminá-las na sublime responsabilidade da maternidade! Que Santa Maria, mãe de Deus, interceda por nossas mães!

Nosso mês de abril foi festivo e cheio de alegrias: apoiados no tempo pascal, vivenciamos momentos de graça e da presença do ressuscitado a caminhar conosco. Partindo de Jesus Cristo, evangelizamos! Primeiro, quero destacar a iniciação de nossos catequizandos ao sacramento da Eucaristia e a também da Crisma: foram momentos fecundos da graça divina, bem celebrados, bem preparados, com mística e espiritualidade pascais. Para tais momentos, foram realizados dia de vivência, retiros, Vigília, celebrações penitenciais antes do sacramento da reconciliação: a Pastoral Bíblico-Catequética mostrou-se unida, em comunhão e prepararam com grande zelo esses momentos. Minha gratidão à coordenação e aos catequistas: vocês têm sido expressão de uma adesão linda a catequese mistagógica e iniciática - Obrigado! Agradecemos também a presença afetuosa de nosso Pastor, Dom Tomé, que sempre nos engrandece e nos motiva a caminhar unidos para construção do projeto de Jesus Cristo!

Também vivenciamos a bênção das famílias por ocasião do tempo pascal: fomos bem acolhidos e levamos a boa nova, abençoando os lares e as famílias, rezando juntos a São João Batista, pedindo sua intercessão por nosso povo. Ainda entregamos o adesivo com a logomarca dos 75 anos de nossa Paróquia – é alegria do ano jubilar que vai nos contagiando. Obrigado aos evangelizadores pelo testemunho de serem instrumentos da bênção e da paz para as famílias de nossa comunidade! Deus os abençoe!

Outro lindo momento, que nos motivou bastante, foi o resgate do Curso de noivos, agora regional, realizado em nossa paróquia: a Pastoral Familiar, muito bem estruturada, soube acolher, orientar, ensinar e colaborar muito na vida dos novos casais, com testemunho de vida de nossas famílias. Agradeço o carinho de cada palestrante, o zelo de cada agente: realmente fomos expressão de uma Igreja que cuida, que ama, que educa e contribui para que nossas famílias sejam “Igreja Doméstica”, evangelizadas e evangelizadoras.

Não poderia deixar de expressar minha alegria pelo bom êxito da II Quermesse da Capela São Vicente. Sonhamos juntos, realizamos a reforma juntos, e muito comprometidos, a comissão da quermesse trabalhou sem medir esforços para bem acolher toda nossa comunidade no bairro São Vicente e realizar uma bem organizada noite de quermesse. Deus abençoe cada colaborador, os que trabalharam, os que doaram prendas e alimentos. Juntos somos mais e construímos comunidade.
Venho lembrar a todos que o mês de maio é dedicado a Nossa Senhora, tempo oportuno para rezarmos o terço diário: apoiados nessa oração simples, porém, tão bonita, vamos fazer o compromisso de rezar juntos, colocando como intenção os 75 anos da Paróquia, nossas famílias, nossos enfermos, nossas pastorais. No fim do mês, coroaremos Nossa Senhora como Rainha, que o maior presente dado a Maria seja nossa oração, nosso tempo dedicado a intercessão.

Não nos esqueçamos que no último sábado de maio, dia 30, todos estão convidados para tradicional Quermesse da Capela Nossa Senhora Aparecida, da Cabeceira. Vamos colaborar e participar de mais esse momento paroquial. Desde já agradeço!

Para concluir, convido toda Igreja a celebrar a novena de Pentecostes, momento único de nossa fé: na agenda temos a programação da Novena - participe! Além disso, destaco que nesse mês de maio faremos o lançamento do hino em comemoração aos 75 da paróquia. Louvamos a Deus pela história de fé e vida de nosso povo.
Parabéns a todos que fazem dessa história expressão de amor e seguimento a Jesus Cristo. Meu abraço fraterno e desejo de copiosas bênçãos a toda nossa comunidade paroquial! Deus abençoe!

Pe. Roberto Bocalete