Boa noite, Terça-feira, 19 de Junho de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - ABRIL DE 2015

Amada Paróquia de São João Batista de Américo de Campos, com suas Capelas e Comunidades rurais:desejos de Feliz Páscoa! A Ressurreição de Jesus é a grande notícia e a grande mensagem da Igreja. Cristo ressuscitou e nossa alegria se renova por termos celebrado com grande fé e participação a Semana Santa. Inicialmente, parabenizo a comunidade por ter vivido de modo tão pleno e profundo a Quaresma: grande presença nos exercícios quaresmais como a caminhada penitencial e a via-sacra participação bem maior no mutirão de confissões e na Missa por cura e libertação consciência na coleta da solidariedade, no Domingo de Ramos. Rendo graças a Deus pela vivência profunda da fé cristã durante a Semana Santa, de modo especial no Tríduo Pascal. Hoje, no domingo de Páscoa, posso saudar com coração alegre cada católico, certo de que celebramos com profundidade os mistérios pascais: Deus os abençoe.
No mês que passou tivemos muitas alegrias que valem a pena ser partilhadas com todos. Iniciamos o Ano Catequético Paroquial com muito entusiasmo: planejamento bem elaborado e muitas turmas para o processo de iniciação Celebração de acolhida aos pais e catequizandos Missa de envio dos catequistas para missão preparação e formação com o grupo de catequistas, que iniciou o ano com grande motivação e envolvimento retomada do dízimo mirim, com resultado muito bom no mês de março ainda acolhemos a Semana Catequética regional com diversos elogios a nossa organização e acolhida das cidades vizinhas. Agradeço as novas coordenadoras paroquiais da Pastoral Bíblico-Catequética Berenice e Ana Pires pelo zelo no início deste ano e também a coordenadora regional Ivone Spadácio, que é de nossa comunidade e desempenhou bonito trabalho.
A Comissão de Iniciação à vida cristã concluiu o processo de iniciação da Ana Paula: primeira vez que realizamos os ritos e celebrações sugeridos pelo Ritual de Iniciação cristã com Adultos (RICA), caminhando no desenvolvimento de todo processo iniciático. Foi aberta também mais uma turma de adultos que se preparam para a vida de discípulos.
A Pastoral Familiar organizou-se para retomada do Curso de Noivos em Américo de Campos: revisamos o modelo do curso, convidamos palestrantes, preparamos um profundo e agradável dia para orientar nossos casais que desejam viver o matrimônio – dia 19 de abril será o primeiro dia do novo modelo do curso. A Pastoral do Batismo também passou por uma formação e reestruturação do Curso de Formação para pais e padrinhos, que continua no último domingo de cada mês, agora das 15h às 18h, com um pouco mais de tempos para dar as devidas orientações.
Iniciamos a reforma completa dos banheiros do Salão Paroquial, construindo banheiro para deficientes, prevendo também conclusão da parte externa do salão e a pintura. Adquirimos a imagem do Senhor dos Passos (já foram feitas muitas doações) Ganhamos o som da Capela São Vicente e já estamos estudando a compra e instalação do sistema de ar condicionado na Matriz e no Salão de Festas da Paróquia: inicialmente faremos a instalação dos padrões de energia e a construção da sala para abrigar as máquinas com outras promoções, conseguiremos adquirir as máquinas e fazer a instalação.
Aproveito para convidar toda comunidade para participar da quermesse da Capela São Vicente que vai acontecer no dia 11 de Abril, a partir das 19:30hr, no Bairro São Vicente.
Essa quermesse tem como objetivo terminar de pagar os gastos com a Reforma completa da Capela, que totalizou R$ 51.827,86. A quermesse do ano passado arrecadou R$ 21.228,00 e a paróquia emprestou R$ 30.599,86 para que a reforma pudesse ser concluída e a Capela reinaugurada, conforme tínhamos planejado. Valeu a pena a reforma: hoje temos um espaço celebrativo magnífico para as Missas de sábado às 20h – sempre bem participadas por católicos de toda cidade.
Termino lembrando a todos que na agenda está destacada a programação das Bênçãos nas casas por ocasião do Tempo Pascal (última semana de abril): anote o dia do seu setor coloque a vela acesa para que nossos missionários abençoem sua casa abra as portas para as bênçãos de Deus! Na ocasião, será entregue também para cada família o adesivo com a logo dos 75 anos da Paróquia, para ser colado na porta da casa. Faremos o lançamento da logo nas Missas do dia 26 de abril, vivenciando com alegria esse ano jubilar. Abraços e bênçãos especiais a todos!

Pe. Roberto Bocalete