Bom dia, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - MARÇO DE 2015

Querida comunidade de São João Batista de Américo de Campos, com suas Capelas e Comunidades rurais: com alegria lançamos a partir desse mês de Março de 2015 nosso Informativo Paroquial, como parte do projeto do Ano Jubilar dos 75 anos da Paróquia: uma estratégia para nos manter bem formados e informados, dispostos a celebrar com alegria de discípulos de Jesus Cristo cada momento importante de nossa caminhada de fé.
Nosso informativo será chamado Partir de Jesus Cristo, evangelizar, frase também escolhida como tema dos 75 anos. Tal escolha brota de nossa clareza diante da missão: para ser discípulo é preciso partir da experiência pessoal com Jesus Cristo, encontro que nos leva a evangelizar, a testemunhar a fé, a partilhar a alegria de ser cristão, a ser missionário do anúncio do Evangelho.

Nossa missão é exatamente tornar Cristo conhecido, amado e a grande referência de nossas vidas.

Valeria a pena, como abertura do Partir de Jesus Cristo, evangelizar, apresentarmos uma breve síntese de nossa caminhada pastoral e financeira de 2014. O ano foi intenso de atividades, despertando a fé, aprofundando nossa vivência cristã: tivemos estudos e reflexões no CPP a Escola Paroquial de discipulado formações litúrgicas e para os músicos as formações com os catequistas e ministros da comunhão. Reestruturamos a Pastoral do Dízimo apoiamos as pastorais sociais aconteceram o retiro e encontrão para jovens ainda foram criadas a Pastoral da Comunicação, a Pastoral Familiar, a Equipe Paroquial da Campanha da Fraternidade e a Comissão Paroquial de Iniciação à vida cristã. Vivenciamos, com apoio e participação de toda liderança, a benção das casas por ocasião do Tempo Pascal, a Semana da Família, a Semana Missionária com visitas, Momentos comunitários de leitura orante da Bíblia passamos a rezar as Missas nos setores 03A e 03B e no Banespinha (setor 04A): de coração alegre nós evangelizamos!

Dentre as reformas e investimentos realizados em 2014 podemos destacar a reforma completa da Capela São Vicente a reforma da Capela, sacristia e secretaria paroquial da Matriz a construção de rampas de acesso na Igreja Matriz a reforma das calhas e a pintura interna do salão paroquial. Foram feitas várias manutenções e adquirimos novo equipamento de som para Matriz (caixas, mesa, microfones), som para o Salão Paroquial, câmeras de segurança na Igreja, objetos litúrgicos como ambão, sédia, alfaias, lavabo, galhetas, toalhas para altar, vasos e ornamentos além de móveis e utensílios para Casa Paroquial.Trocamos o material utilizado pela Catequese,investindo na catequese celebrativa, como nos pede a Igreja hoje, disponibilizando materiais diversos aos catequistas.
Foi um ano de vida sacramental intensa: 57 batismos, 21 matrimônios, muitas confissões atendidas, eucaristias celebradas, 70 unções dos enfermos administradas e mais de 100 casas visitadas. Destaco ainda a procura dos fieis para atendimento no escritório do padre, para bênçãos, partilha da vida, busca de orientações, confissão. Sendo assim, foi um fecundo ano de evangelização!

Aproveitando a oportunidade, destaco que este primeiro número já nos convida a ficarmos atentos a nossa Programação da SEMANA SANTA 2015. Recordo aos fieis católicos que essa é uma semana de suma importância para o crescimento da fé – não é simples semana de feriado ou dias de passeio, na verdade é momento de estar em comunidade celebrando os mistérios centrais de nossa fé: paixão, morte e ressurreição de Jesus. Vamos participar! Vamos celebrar! Vamos viver com profundidade nossa fé! Também oriento que leiam as colunas de formação da página 04, que serão uma maneira de aprofundarmos nossa fé, contando com a ajuda de fieis de nossa paróquia.

Agradeço de modo especial a Pastoral da Comunicação pelo empenho, dedicação e carinho para que nosso informativo pudesse ser realidade. Agradeço aos profissionais empenhados na elaboração da arte e diagramação do informativo. Vamos juntos evangelizar. Abraços e bênçãos especiais a todos!

Pe. Roberto Bocalete