Boa noite, Terça-feira, 19 de Junho de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

VÍGILIA PASCAL COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA NOSSA FÉ

Queridos amigos e amigas paroquianos:

Estamos diante de diversos desafios para evangelização realmente eficaz e ao mesmo tempo num momento de fecunda produção de propostas para um processo evangelizador que, conforme o Documento de Aparecida, faça nascer o discípulo e missionário, alguém iniciado na fé, que celebra com convicção o mistério da salvação dado em Jesus.
As propostas são diversas, dentre elas a alegria do Evangelho proposta pelo papa Francisco, a cultura do encontro, a experiência de intimidade com a Palavra e a Eucaristia que são essenciais, a Paróquia como comunidades de comunidades, o nosso 6º Plano Diocesano de Pastoral com suas urgências. Não poderia deixar de destacar a importância da participação na experiência do mistério pascal de Jesus Cristo, celebrado por excelência na Vigília Pascal, que na caminhada de seguimento é experiência fundamental, essencial, insubstituível.
A Vigília Pascal é centro da liturgia cristã, nela contemplamos a ressurreição, a glorificação do Filho no Pai pelo Espírito, celebramos a libertação das trevas e da escravidão, somos configurados na luz e na liberdade. A Vigília Pascal é a festa da luz, em que saímos da escuridão e vemos a aurora da vida no “novo dia”. É também a festa batismal, que nos incorpora no Corpo de Cristo, nos faz participantes do mistério pascal, nos faz ressurgir para a vida renovada. A Vigília Pascal é ainda a festa da recordação da vida e das ações divinas em favor da humanidade, bem expressa na liturgia da Palavra e também festa da Eucaristia, ação de graças ao Pai que ressuscitou Jesus e nos fez participantes da vitória sobre a morte, convidando-nos a comer do pão da vida e beber do vinho da festa do reino.
A vigília pascal é nossa referência de fé porque nela celebramos todo o mistério e fundamento da fé, motivo de esperança e transformação da realidade. Ao celebrarmos tal momento, compreendemos na ritualidade, na simbologia e na sacramentalidade, a passagem para uma vida nova, o compromisso em ser fermento na massa, a incorporação em uma comunidade, a revelação divina que quer vida em abundância a todos experimentamos a prefiguração do Reino na dinâmica fecunda do “fazer memória”, antecipando as “faíscas” da comunhão perene com o Deus amor.
A vigília pascal é momento a ser celebrado pelo discípulo porque nela vivenciamos o acontecimento fundamental do cristianismo, o mistério autêntico da pessoa de Jesus, o testemunho das primeiras testemunhas, a força da renovação dos compromissos de seguimento e missionariedade, a transformação da mentalidade de forma radical e permanente. É o encontro com o Senhor que aquece os corações, como dos discípulos de Emaús, que comunica a boa-notícia a humanidade, que promete assistência frequente e que inaugura o tempo novo, o mundo novo de Deus.
Que a Vigília Pascal possa nos inspirar cada vez num seguimento profundo do Mestre, vivo e ressuscitado que seu conteúdo possa ajudar-nos a anunciar o amor de Deus e sua celebração possa transformar-nos em maduros discípulos, que evangeliza pelo testemunho alegre do encontro com Jesus e o Reino de justiça e paz.

Desejo a todos os paroquianos de Américo de Campos uma Feliz e abençoada Páscoa! Que Jesus ressuscite em nossos corações! Que façamos a bonita experiência de levar aos outros o coração de Cristo!
Meu abraço carinhoso!

Pe Roberto Bocalete