Bom dia, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - FEVEREIRO E MARÇO 2019

Que a alegria do Senhor seja nossa força hoje e sempre! Queridos paroquianos mais um ano se inicia e, com a graça de Deus, mais uma oportunidade de levarmos aos nossos irmãos o amor de Jesus Cristo, que tudo transforma e dá sentido a nossa vida. Queremos agradecer imensamente tudo o que foi vivido em 2018: cada experiência, cada desafio, com certeza nos fez melhor. Em nossa Paróquia vivenciamos a Novena de Natal com o gesto concreto (entregamos 60 Cestas de Natal), nosso Jantar de Confraternização, a celebração dos meus 05 anos de Ordenação Presbiteral, as celebrações próprias do Tempo do Natal e os 78 anos da Paróquia São João Batista, uma referência para o município de Américo de Campos.
Depois de um mês para descanso, agora, retomamos nosso trabalho evangelizador com clareza e foco na Igreja em saída e de iniciação à vida cristã. Na assembleia paroquial definimos as nossas prioridades para o ano de 2019. Estamos elaborando o Plano Diocesano de Pastoral e ao mesmo tempo caminhando enquanto paróquia conforme as Diretrizes para ação evangelizadora da Igreja no Brasil nos propõem. Vejamos abaixo nosso plano paroquial de pastoral:
Na urgência IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO, estudamos a proposta do Mês extraordinário Missionário 2019 e faremos uma programação especial esse ano com visitas as Capelas e Comunidades Rurais. Com o COMIPA, Conselho Missionário Paroquial, faremos um estudo aprofundado no primeiro semestre sobre as Pequenas Comunidades como lugares da iniciação cristã.
Na urgência IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, vivenciamos a Semana de Iniciação à vida Cristã 2019, que aconteceu aqui em Américo de Campos de 05 a 07 de fevereiro, nos dando luzes para Conversão Pastoral, a Experiência de Deus e a Transversalidade Pastoral da iniciação à vida Cristã. Além disso, optamos por vivenciar o processo de Iniciação à vida cristã (tempos, celebrações) durante esse ano, com encontros formativos e celebrativos que vão acontecer nas segundas terças-feiras de cada mês.
Nas urgências IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL e IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADES assumimos como metas trabalharmos nos setores cinco encontros de formação e evangelização do dízimo no primeiro semestre de 2019, reunindo todos os dizimistas da paróquia para um momento de reflexão e oração. Já no segundo semestre vamos reiniciar o trabalho de encontros nos setores, agora com o subsídio da diocese de Votuporanga. Por fim, na urgência IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS continuaremos a apoiar as nossas obras sociais, destacando nosso gesto concreto de Corpus Christi, a realização da Quermesse em prol a Pastoral da Saúde e Entidade São João Batista, que acontecerá no dia 27 de abril. Além das prioridades pastorais, esse ano também será dedicado a construção da casa paroquial, da Secretaria Paroquial ao lado da casa e também, ao lado da Entidade São João Batista, vamos tentar construir uma Casa da Pastoral da Saúde deixar o aluguel e ter sua sede própria. Vamos contar com apoio e ajuda de toda comunidade.
O mês de fevereiro teve seu início com o Reencontro de Jovens, momento fecundo da presença de Deus na vida de nossa Juventude. Com o tema “Chama a tua verdade e vem aqui”, nossa juventude fez experiência de sentar-se ao lado do poço, como a mulher samaritana, e deixar ser tocado por Deus. O Reencontro faz parte de nosso projeto de evangelização que não pode se esquecer da importância dos jovens na Igreja. Deus abençoe nossa juventude!
Nesse mês também retomamos nossas atividades catequéticas: do dia 18 a 21 de fevereiro, as 19h, estaremos fazendo as inscrições para a catequese no Centro Pastoral Padre Severino. Traga a certidão de batismo e de nascimento e venha conversar com nossos catequistas, que estão se preparando para retornar as atividades com grande alegria. Todas as turmas retomam os encontros a partir do dia 22/02, dia em que faremos a Festa da Acolhida das novas turmas. A Abertura paroquial da catequese e o envio dos catequistas será no dia 24/02, na Missa das 09h30. Contamos com a presença dos pais, familiares e catequizandos.
No mês de março damos início ao Tempo da Quaresma com o convite a conversão, a penitência e a oração: tempo forte e favorável para nos reconhecermos necessitados do perdão, de nos reconciliarmos e sermos abraçados pela Ternura de Deus. Destaco a importância dos momentos penitenciais na sexta-feira às 05h30, nosso Retiro Espiritual Quaresmal no dia 24 de março, na Fazenda do Miguel Jabur, e as “24 Horas para o Senhor”, nos dias 29 e 30 de março, com o tema Deus é Rico em Misericórdia: participe desses momentos tão profundos em nossa paróquia. O Mutirão de confissões com os padres da região será no dia 01 de abril em Américo de Campos, a partir das 18h.
Na quarta-feira de cinzas temos também a abertura da Campanha da Fraternidade 2019 com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27), com o objetivo de “Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. A Igreja, através da Campanha da Fraternidade, quer fomentar o diálogo e trabalhar em conjunto, com as diversas camadas da sociedade, com as pessoas de diferentes origens culturais e religiosas, procurando maneiras comuns de promover mais Políticas Públicas para todos, especialmente aos mais vulneráveis que na sua maioria são vítimas da exclusão social.
Que a paz habite em tua casa, que paz esteja em ti! Que o Senhor, nosso Deus, encontre em teu coração o desejo de amá-lo e segui-lo. A benção de Deus que Pai, Filho e Espirito Santo esteja sobre e ti e toda tua família. Abraços!