Boa tarde, Segunda-feira, 18 de Junho de 2018

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / PALAVRA DO PÁROCO /

PALAVRA DO PADRE ROBERTO - JUNHO E JULHO 2018

“Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança”. Com a resposta do salmo meditado por nós na Solenidade da Santíssima Trindade, inicio esse momento de diálogo com a comunidade bendizendo a Deus por ter nos amado tanto em todo Tempo Pascal. Momentos profundos foram vivenciados, celebrações que podíamos sentir a presença de Deus a nos tocar, trabalho árduo de nossas lideranças para que tudo fosse de fato experiência de amor e de fé.
Minha gratidão aos nossos catequistas pelas celebrações de entrega em todo tempo pascal: entramos no ritmo da iniciação a vida cristã, da preocupação em celebrar cada passagem, na interação da família com a catequese, na preparação fecunda para celebrar os sacramentos. Devo relatar a emoção de muitos pais, o clima tão saboroso da Primeira Eucaristia, a presença simples e amiga de nosso bispo Dom Moacir. Foi um desafio vencido com grande êxito: ensaios, celebrações, encontros preparatórios, vigília e retiro em preparação a crisma, tarde de oração em preparação a eucaristia, celebração penitencial para confissão, e nossos catequistas mostraram o rosto de uma Igreja apaixonada por Jesus Cristo. Não tinha como não se emocionar a cada domingo com tamanho zelo, cuidado e carinho. Vocês são uma grande benção para essa paróquia, catequistas. Obrigado!
Outro momento que muito me emocionou foi a realização das bênçãos das famílias e das casas por ocasião da páscoa: o sorriso no rosto por levar a benção as pessoas, fez nossa liderança transcender. Ao acompanhar pelas fotos, fiquei encantado ao perceber a ternura nos olhares, a força de ser instrumento da graça de Deus, a satisfação das pessoas em acolher a benção e o sentimento de gratidão por saber que toda Américo de Campos foi abençoada. Obrigado por permitirem que Deus se utilizasse de cada um de vocês para tocar os corações e abençoar nossas famílias.
Outro ponto alto de nosso projeto missionário foi a realização da Novena de Pentecostes nos setores, cada ano com maior participação. Refletimos os dons do Espírito Santo e pedimos a graça de renovar a face da terra e direcionar nossos projetos pastorais. A Vigília foi marcada pela oração de clamor... Vem Espírito Santo e o dia de Pentecostes coroou todo esse momento com a acolhida dos padroeiros dos setores, que já se encontram na Matriz distribuídos por toda Igreja, e o Rito de Apagamento do Círio Pascal.
Também demos passos em nossas reformas e manutenções. Foi concluído em maio a Adaptação do Salão Paroquial e Centro Pastoral as normas dos Bombeiros e com o trabalho de toda comunidade que tanto colabora em nossas promoções e com o Dízimo, conseguimos realizar a pintura externa do Centro Pastoral, de todo Salão Paroquial, que também recebeu nova pintura na sua faixada, grafite no chão e um retoque na pintura interna. Foi realizada a manutenção a limpeza de nossos aparelhos de ar condicionado (casa paroquial, Salão, Capela São Vicente), Dedetização de todo centro Pastoral e da casa paroquial, troca de mais 04 ventiladores da Matriz, e para celebrarmos São João Batista as cruzes da frente da Igreja e da Torre receberam nova iluminação. Trabalho, zelo pelo nosso patrimônio e administração planejada com prioridades tem sido minhas grandes metas desde que cheguei aqui e agradeço a colaboração e participação de toda comunidade. Deus lhes pague por tudo!
“Vamos festejar, celebrar, cantar a São João Batista. Querido padroeiro nós agradecemos o seu amor”. Para nós, junho é um mês especial: nossa comunidade se alegra por celebrarmos o padroeiro, recordando seu papel tão importante no projeto do Reino de Deus e também, nesse ano do laicato, vamos beber da intercessão de São João para sermos sal da terra, luz do mundo, testemunhando Jesus Cristo para a comunidade. As festas de São João iniciam com nossa festa Junina (dia 09 de junho) nossa Grande Quermesse do padroeiro será no dia 16 vamos celebrar o Tríduo e o Dia de São João com procissão. Momentos que ficam em nossos corações, nos motivando cada vez mais a sermos comunidade fraterna e unida na fé. Participe, colabore, ajude nos trabalhos! Vamos juntos!!!
“Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo, levai aos povos todos, o amor, meu dom fecundo”. No mês de julho iniciaremos nosso Projeto “Igreja em saída”, tendo como pano de fundo o Ano Nacional do laicato, que nos envia em missão para sermos sal da terra e luz do mundo. A cada mês alguns de nossos setores estarão em missão, e no mês de julho serão os setores São Vicente e Nossa Senhora de Fátima. Durante todo o mês teremos uma programação para ser realizada e até outubro todos os setores terão vivenciado essa experiência. Na 1ª SEMANA, na quarta-feira, os setores farão a experiência de um momento de ESPIRITUALIDADE, oração nos quarteirões na 2ª SEMANA, também na quarta-feira será realizado o encontro de FORMAÇÃO nas casas a 3ª SEMANA será SEMANA MISSIONÁRIA, com visitas de segunda-feira a quarta-feira, também com a oração da manhã e café partilhado as 06h na 4ª SEMANA, vamos CELEBRAR a Santa Missa Sal da terra e Luz do mundo, louvando e agradecendo a Deus pelas bênçãos, renovando nossas promessas batismais, assumindo o estado permanente de missão pedido pela Igreja. Participe no seu setor, dedique um tempinho para vivenciar esses ricos momentos de benção e graça para nossa paróquia.
Termino a palavra do padre desejando a todos muitas bênçãos! Que nosso Deus, rico em misericórdia, nos abrace, nos proteja de todo mal e direcione nossos passos no caminho da paz e da salvação. Abraços a todos!