PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO AMERICOCAMPENSE

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO A PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA POR OCASIÃO DOS 75 ANOS

TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO AMERICOCAMPENSE


Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
    
Meus cordiais cumprimentos a Exma. Senhora prefeita Municipal de Américo de Campos Maria Fernandes Vilar Ráglio, a Exma. Senhora vice-prefeita Rosinha Miron, que também é nossa coordenadora do Conselho Paroquial de Pastoral. Saúdo a presidente da Câmara Municipal, Exma. Senhora Silésia Pereira Gomes de Souza, e na pessoa da nobre presidente os demais vereadores , dentre os quais cito o nobre edilFrancisco César Feitosa Leitão, autor do projeto de lei conferindo a mimo título de cidadão benemérito dessa acolhedora cidade de Américo de Campos.
Minha saudaçãoa senhoraLipe Casagrande, coordenadora do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos. Minha carinhosa acolhidaa toda nossa liderança, agentes de pastorais, ministérios, movimentos, comissões, conselhos, enfim todo nosso povo católico aqui presente. Minha saudação aos amigos, aos meus familiares, as demais autoridades.
Que benção: dois momentos solenes em um só dia, hoje, engrandecem e enriquecem nossa Igreja, nossa comunidade católica e nossos projetos pastorais. Dão brilho de gratidão aos 75 anos de fé e história destaca que realmente, Partindo de Jesus Cristo, evangelizamos. Parabéns Paróquia de São João Batista pela merecida congratulação recebidaGratidãoa Câmara Municipal pelo reconhecimento dos diversos serviços prestados por nossa comunidade.
Louvado seja Deus pela cruz plantada nessa cidade! Louvado seja Deus pela fé de um povo simples, mas forte, que escolheu a São João Batistapor padroeiro. Louvado seja Deus pelos fieis que fizeram e fazem parte dessa história.
E nossa paróquia cresceu, em meio as lutas, desafios, muito trabalhode tantas mãos, com tanto suor, na gratuidade do Reino de Deus. Paróquia de São João Batistafloresceu, frutificou: foi o colo materno de muitos cristãos católicos, nascidos da pia batismal, alimentados na mesa da Palavra e da Eucaristia, perdoados na reconciliação, enviados em missão na crisma, fortalecidos na unção dos enfermos, abençoados no matrimônio.
A missão de santificar o povo de Deus tem sido cumprida com esmero: comigo, somos quatorze padres que em missão, que deram um pouco de si, anunciaram Jesus Cristo, e com seus dons e carismas, conforme suas possibilidades, foram semeando o Reino de Deus, dando passos, cultivando vocações, formando e educando para a fé nosso povo. Trago cada um deles nesses 75 anos como merecedores dessa homenagem.
Aqui também foi a casa da iniciação de muitas pessoas, tantos catequistas educaram para fé e construíram o edifício espiritual de nossos católicos aqui é o lugar da acolhida, a expressão do cuidado de Jesus com os mais necessitados: as pastorais sociais sempre atenderam com muito respeito e zelo os preferidos de Cristo, resgatando, curando, estendendo a mão aos que precisam: crianças, idosos, enfermos, enfim, foram muitos os que receberam apoio e solidariedade de nossa igreja samaritana.
Aproveito para parabenizar, nas pessoas da Rosinha e da Lipe, todos os nossos líderes e agentes de pastoral: essa homenagem é para vocês que incansavelmente, no silêncio, no amor pela Igreja e pela evangelização, muito fizeram, fazem e ainda farão por nossa Igreja. Vocês são pérolas, amados coordenadores, pérolas preciosas para Deus.
Esse ano para nós está sendo intenso, bem vivido, bem celebrado. Mês a mês dos 75 anos, tem nos feito recordar, perceber a beleza de nossa paróquia, louvar a Deus por tantas maravilhas e tantas benfeitorias nessa história. O sabor está em percebermos que Deus foi generoso, não permitiu que faltasse amor, que faltasse fraternidade e comunhão entre os fieis. Deus cuidou para manter a simplicidade, a generosidade, o espírito de luta, a caridade e solidariedade. Cada dia me surpreendo com tamanha fé e grande amor que nosso povo tem.
Reconhecimento merecido: parabéns paróquia, que do jeito de Jesus Cristo, amou, sonhou, rezou, amparou, testemunhou a fé. Parabéns paróquia por ser formada por tantos fieis comprometidos, que sabem o valor de ser igreja.Somos povo em missão, sabemos que nossa vida só tem sentido se amarmos.

Num segundo momento, agradeço o título de cidadão benemérito americocampense. Minha surpresa misturou-se a profunda alegria de saber que juntamente comigo, toda nossa comunidade é homenageada. Nobres vereadores, o reconhecimento do meu trabalho só tem sentido e só foi possível porque essa comunidade disse Sim aos projetos que fiz, uniu as mãos com as minhas para trabalhar pela causa de Jesus Cristo. Muito me honra o reconhecimento, ainda mais nesse ano festivo, mas não fiz nada sozinho e reconheço, minhas ovelhas e a porção do povo de Deus a mim confiada, muito colaborou e colabora para que eu pudesse aqui trabalhar, me adaptar, e hoje fixar um pouco mais minhas raízes como cidadão dessa linda terra de missão.
Obrigado a Câmara Municipal de Américo de Campos pela aprovaçãounânime do Projeto de Decreto Legislativo que me concede o Titulo de Cidadão Benemérito Americocampense. Obrigado ao amigo vereador César Leitão pela autoria do projeto: obrigado pelo carinho dispensado a mim, pela docilidade das palavras no projeto.
No dia 13 de dezembro de 2013, no dia de Santa Luzia, padroeira da boa visão, fui comunicado que viria para essa Paróquia. Mesmo que olhos não falem, apesar dos meus falarem, soltaram a voz ansiosa de gratidão por ter recebido tal presente: enfim, a partir de então esta paróquia passaria a ser meu primeiro amor, a menina dos meus olhos. Começamos juntos uma história e meu lema de ordenação ecoou: “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor” (Sl 39 [40]).
A posse canônica como administrador paroquial aconteceu no dia 03 de janeiro de 2014, presidida por Dom Tomé e a partir daí, somando forças com cada líder, olhando para a história de fé da comunidade, traçamos nossos projetos de evangelização e missão, ação social, reformas e construções, sem esquecer-se da mística e da espiritualidade.
Cada momento foi intenso, bem vivido, bem celebrado, bem participado. Partilho cada conquista com meus fieis, porque sem eles não teria sabor, não teria encontro, não teria o afeto. Se conquistei o coração de vocês, é porque antes vocês conquistaram o meu, e respondo a tanto zelo e carinho com trabalho. Sou sincero em dizer que me realizo como padre a cada dia porque tenho vocês, que amo ser padre e ser padre em Américo de Campos.
Sou fruto de um cuidado imenso de Deus e sei reconhecer, humildemente, que sou instrumento, que Ele sempre esteve a frente, inspirando, realizando, tocando meus ouvidos para tomar rumos a partir do amor. Desse cuidado de Deus, recordo que me deu uma família presente, amigos verdadeiros, oportunidade de silêncio e livramento de alguns males. Desse cuidado de Deus destaco minha liderança: coordenadores, catequistas, jovens, dizimistas, conselhos, ministros -vocês são a primavera de Deus na minha vida e valorizo e amo cada passo que damos juntos, cada sorriso, cada palavra de carinho e confiança.
Termino esse momento com a letra de uma canção que muito me inspira na missão e na oração:

Quando comecei andar Teus passos, eu jamais imaginava seguir por tais caminhos. Aos poucos, nosso amor criou seus laços, seduziste-me Senhor, me encheste de carinhos.A vida dentro em mim ganhou sentido, vazio foi preenchido por Teu profundo amor. E aos poucos, o meu ser Tu modelaste. Tua vontade me mostraste, fizeste-me feliz.
Hoje, és abrigo e segurança, o meu único tesouro, a música da vida!
Contigo, o meu coração se lança impelido pelo amor primeiro e sem medida.E juntos nós fazemos a aventura, andar sempre à procura de mares mais além, atentos à missão que o Pai confia: construir a cada dia, o Reino de irmãos.
Toma minhas mãos por entre as Tuas, me sustenta pela estrada que devo andar ainda. Te peço que esta obra Tu concluas e o amor que a começou será o meu céu morada.

AMÉRICO DE CAMPOS, 08 DE SETEMBRO DE 2015

PE ROBERTO BOCALETE

Veja Também


RASCUNHO
Com toda a Igreja
11987167_848897398522013_7197549448809398045_n.jpg