Boa tarde, Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

Núncio apostólico fala da importância da formação sacerdotal

Estou aqui com vocês para ter a alegria de me encontrar e compartilhar algumas considerações no desejo sincero de poder continuar, na amizade e no respeito recíproco, o caminho iniciado juntos desde minha chegada ao seu querido País, que sinto sempre mais como minha segunda pátria, disse o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D'aniello aos bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos na sede da instituição, nesta terça-feira, 21.

Dom Giovanni expressou satisfação ao saber da acolhida que teve a Presidência da CNBB no Vaticano. É sinal de estima e consideração para com a Igreja no Brasil que me enche de tanto orgulho, ressaltou. No final de setembro, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente, dom José Belisário e o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, dom Leonardo Steiner, viajaram a Roma, onde se encontraram com o papa Francisco e visitaram alguns dicatérios da Cúria Romana.

FORMAÇÃO
Em seu discurso, o núncio pediu aos bispos para que continuem dando a atenção máxima à formação e à pastoral vocacional e destacou a importância do projeto da Escola de Formação para Formadores, um dos assuntos em pauta na reunião do Conselho Permanente. Para o núncio, a concepção do projeto é apropriada e está em consonância com a compreensão atual dos formadores. Disse, ainda, que a Escola deve propiciar a formação integral do formador, considerando-se os aspectos técnicos e pedagógicos, as dimensões humana e espiritual e o estudo aprofundado dos conteúdos cujo conhecimento haverá de fundamentar o trabalho formativo.

Ao final, dom Giovanni recordou o discurso do papa Francisco ao episcopado brasileiro sobre o cuidado de uma formação qualificada que crie pessoas capazes de descer na noite sem ser invadidas pela escuridão e perder-se capazes de ouvir a ilusão de muitos, sem se deixar seduzir capazes de acolher as desilusões, sem se desesperar nem precipitar na amargura capazes de tocar a desintegração alheia, sem se deixar dissolver e decompor na sua própria identidade.

O cardeal Raymundo Damasceno Assis, manifestou gratidão à presença do núncio e suas palavras de motivação. Agradeço pela animação de nosso ministério episcopal e pelas palavras que nos incentiva nesta comunhão com o Santo Padre, sucessor de Pedro. Obrigada pelas sugestões em relação à Escola de Formação dos futuros presbíteros e de formação permanente de nosso clero das Igrejas Particulares, expressou o cardeal.

Por: CNBB