Boa noite, Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

Nota Oficial Eleições 2012

A Diocese de São José  do Rio Preto, através de seu Administrador Diocesano Pe. Jarbas Brandini Dutra e do Coordenador Diocesano da Pastoral  Fé  e Política Diácono José  Amancio Gomes, vem a publico esclarecer sua posição em relação a matéria publicada no Jornal Diário da Região do dia 18 de Setembro de 2012 com o titulo Ausência de bispo 'libera' padres para campanhas eleitorais :

a) Conforme a norma do Código de Direito Canônico em seu can. 287, os clérigos (Bispos, Padres e Diáconos) não podem ter filiação partidária. Porém, no exercício  do seu ministério ordenado (can. 768), tem obrigação de orientar os fiéis (povo de Deus) a ele confiado para que assumam com responsabilidade os direitos e obrigações inerentes de cidadãos comprometidos com a implantação do  Reino de Deus na sociedade. Portanto, devem orientar na escolha de bons candidatos que se comprometam com o bem comum e a justiça social.

b) Orientações aos Diocesanos:  Quanto a vacância da Sé  Diocesana (ausência de bispo em S. J. Rio Preto), queremos esclarecer que não se trata de ausência de comando, pois existe um Colégio de Consultores que, junto com o Administrador Diocesano, confirmado pela Santa Sé , continua responsável pelo governo da Diocese.

c) Reiteramos, então, com base nos argumentos anteriores, a posição da Diocese de que os Clérigos não estão liberados a participar ativamente de nenhuma campanha eleitoral especifica.

Esperamos, assim, contribuir para o bom andamento do processo político eleitoral dos municípios de nossa diocese.

São José  do Rio Preto, 19 de Setembro de 2012.

Pe. Jarbas B. Dutra - Administrador Diocesano

Diác. José Amancio Gomes - Coord. Diocesano Pastoral Fé e Política