Bom dia, Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

Igreja se solidariza com vítimas das chuvas no Sudeste

A Cáritas Brasileira, entidade de promoção e atuação social da Igreja Católica, vem acompanhando atentamente os desfechos das fortes chuvas que afetam a região Sudeste do país desde o início deste ano, principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com José Magalhães, assessor nacional de Gestão de Risco e Emergências da Cáritas Brasileira, no momento está sendo feito um levantamento junto a paróquias e dioceses afetadas sobre a necessidade de ajuda emergencial.

No estado do Rio de Janeiro, cerca de 12,8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nas regiões norte e noroeste por causa das enchentes provocadas pelas chuvas, informou a Defesa Civil. Sete municípios permanecem em estado de emergência no Estado.

As fortes chuvas afetam com maior concentração no município de Lajes do Muriaé, na região Noroeste do Rio. Em Nova Friburgo, são 35 unidades de sirenes instaladas em 20 comunidades.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, na terça-feira (10), que 116 municípios decretaram situação de emergência, por causa das chuvas, enchentes e deslizamentos que castigam o Estado. Outros 51 municípios também registraram prejuízos, mas não decretaram situação de emergência.

No início da noite desta quarta-feira (11), equipes do Corpo de Bombeiros localizaram um automóvel que ficou embaixo dos escombros no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no centro sul-fluminense, com cinco pessoas da mesma família. Os parentes procuraram abrigo no carro na madrugada do dia 9, quando uma avalanche de pedras e terra desceu do alto da encosta e soterrou oito casas.

Com estes, sobe para 18 o número de vítimas localizadas sob os escombros. De acordo com relato de familiares, ainda faltam serem localizadas seis pessoas.

Informações: Jovens Conectados