Bom dia, Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS /

Celam: 'Por uma economia solidária na América Latina'

Para o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam) um novo modelo econômico baseado na Doutrina Social da Igreja é o caminho para alcançar o desenvolvimento integral dos povos da América Latina.

Em um artigo publicado pelo jornal vaticano, ‘L'Osservatore Romano’, o presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam, o Arcebispo peruano, Dom Pedro Ricardo Barreto Jimeno, afirma que a Igreja continua a criticar o sistema econômico dominante.

Segundo o arcebispo o sistema ainda é formado por um entrelaçamento de interesses que penaliza largas faixas da população da America Latina.

Para ele isso acentua as desigualdades sociais e a pobreza. O Prelado a condição da população que vive nas periferias das grandes cidades é inadmissível em um continente com grandes recursos naturais.

Segundo o Arcebispo, para vencer, ou pelo menos atenuar, as desigualdades sociais e a pobreza na América Latina, é preciso difundir a riqueza, recuperando o valor social e a dimensão ética da economia são necessários projetos de desenvolvimento sustentável que incluam os excluídos da sociedade. Ou seja, um novo modelo econômico baseado na Doutrina Social da Igreja.

Fonte: Rádio Vaticano