Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / IV PARTE - CAPELAS E COMUNIDADES RURAIS /

CAPELA SÃO VICENTE DE PAULO

Nossa referência para recordar a história da Capela São Vicente foi a senhora Didi Ferracini. Conta-se que o primeiro passo para história da Capela deu-se com a ideia do Padre Jarbas Brandini Dutra de dar nome ao bairro e construir nele uma Capela. Antes da construção, padre Jarbas sugeriu o nome de Bairro São Vicente, que também seria o nome da Capela.
A pequena Capela foi construída pelo prefeito Mario Jabur (como doação pessoal), tendo como vice Antônio José Melhem (1973 a 1976), e o pároco Padre Severino. O pedreiro que construiu a capela São Vicente foi o senhor José Lima os primeiros bancos foram feitos pelo Deva Munhoz, na oficina do Valdemar Moura as primeiras toalhas e a imagem de São Vicente foram doadas por José Jabur e Didi Ferracini. Na inauguração, a primeira missa foi celebrada pelo padre Severino.

A Capela, no passar dos anos, teve a pintura refeita, telhas trocadas e alguns reparos. Com a chegada do padre Roberto, houve uma movimentação para uma reforma grande: formou-se uma equipe para coordenar a I Quermesse da São Vicente com apoio dos Conselhos Paroquiais estiveram a frente dos trabalhos Marli, Cleide, Fátima, Aparecida Fátima, Ladislau, Taila entre tantos outros moradores do bairro São Vicente. A quermesse, que aconteceu no bairro São Vicente, no dia 03 de maio de 2014 foi um verdadeiro sucesso, arrecadando R$ 21.300,00 para iniciarmos a Reforma completa da Capela. Toda comunidade esteve presente e elogiou o trabalho e a acolhida dos organizadores da Quermesse.
Na semana seguinte, começou o processo de reforma completa da Capela: muito trabalho, remodelação do espaço celebrativo, construção de um pequeno átrio, tendo como engenheira civil Ana Penteado Pires Ruza, arquiteta Gislaine A. F. Moreto e pedreiro responsável Jaime Aparecido Mergi. Passados quatro meses, no dia 23 de setembro de 2014, Pe Roberto presidiu a Missa de Reinauguração da Reforma Completa Capela São Vicente: um trabalho de muitas mãos que fizeram da capela um espaço acolhedor, celebrativo, que nos chama a oração e a experiência da celebração do mistério pascal de Jesus Cristo.

A Capela adquiriu novo altar, ambão, sédia, cruz, pedestal para velas, objetos litúrgicos, alfaias, livros litúrgicos, toalhas para o Altar, além do armário para guardar tais objetos. A iluminação moderna, com luzes de led, deu à Capela uma leveza e uma beleza incrível. A reforma totalizou R$ 51.827,86.
A partir da inauguração, passou-se a rezar a Missa todos os sábados, às 20h, com boa participação da comunidade. Com a doação de paroquianos, a Capela recebeu dois aparelhos de Ar condicionado e um novo som, com duas caixas, uma mesa de som e três novos microfones.
No dia 11 de abril de 2015 aconteceu a II Quermesse da Capela São Vicente. Com muito comprometimento, a comissão da quermesse trabalhou sem medir esforços para bem acolher mais uma vez toda nossa comunidade no bairro São Vicente e realizar uma bem organizada noite de quermesse, que arrecadouR$19.270,41.

Celebramos no dia 26 de setembro de 2015 a festa do Padroeiro, inaugurando o letreiro com o nome de São Vicente de Paulo, valorizando ainda mais a fé e a participação dos católicos da Vila São Vicente. Cada dia percebemos mais o carinho e o cuidado com o pequeno e aconchegante templo de oração. Percebemos a participação e a motivação a cada Missa de sábado. Percebemos o quanto foi importante voltar o olhar para nossa linda Capela de São Vicente de Paulo, que acolhe o povo de Deus para bem celebrar o dia do Senhor.
A Capela São Vicente está localizada na Rua Madalena Ferracini, no bairro São Vicente, em Américo de Campos.

CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI