PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / IV PARTE - CAPELAS E COMUNIDADES RURAIS /

CAPELA SÃO SEBASTIÃO DO COQUEIRAL

A fé desse povo humilde da Zona Rural era intensa. Sedentos de DEUS, as famílias do Bairro do Coqueiral tinham em sua maneira de viver a perseverança, a fé, a religiosidade popular próprios de uma comunidade rural. Da perseverança dessas famílias, aconteceu o despertar na fé dos jovens, crianças e adolescentes do referido Bairro. 


A liderança desse movimento era a juventude, que impulsionados pela fé e pelo amor a Jesus Cristo assumiram os momentos de espiritualidade, a reza do terço, via-sacra, reuniões, meditação da Palavra, estudos de temas importantes, destacando-se “O Reino de DEUS” e “A Missa Parte por Parte”, teatros e diversos momentos de acordo com as orientações e festividades da Igreja Matriz.
A princípio, os jovens, apoiados e orientados pelo Grupo de Jovens “ALICERCE”, da Paróquia São João Batista, reuniam-se aos domingos no pátio da Escola Rural da Fazenda Piedade. Com o ideal de envolver as famílias de todo o bairro, começaram a se reunir em seus próprios lares e em outras residências, contagiando assim os casais que lá moravam. Reuniam-se, semanalmente, aproximadamente 200 pessoas. A reunião do grupo de jovens acontecia aos domingos e durante a semana era o encontro com as famílias para meditar a Palavra e rezar em comunidade. 


Por ocasião das novenas de Natal e Via-sacra no Tempo da Quaresma, liderados pelos jovens e por alguns casais, saiam de casa em casa, cantando, rezando e louvando a DEUS, nas estradas escuras, iluminados apenas pela fé, pelas velas e faroletes. Houve ainda períodos em que se colocava som em uma charrete para facilitar as orações e canções dos temas propostos, tendo em vista que eram feito 03 a 04 casas por noite, distantes umas das outras e em estrada íngreme.
Com o Grupo já alicerçado, surgiu o sonho de se construir uma Capela, um local próprio para celebrar e realizar as reuniões. Em outubro de 1987, coordenada pelos jovens, aconteceu a primeira Quermesse em prol da futura Capela. A alegria, a esperança, a emoção e o entusiasmo transpareciam nos olhares de todos, quando viram o resultado extremamente positivo.


Foi então que se fez o pedido à Dona Laize Feitosa Leitão, esposa do senhor Francisco das Chagas Leitão Sobrinho (já falecido), e a seus filhos, que também lideravam o grupo de jovens, a permissão para que pudesse ser construída no sítio de sua propriedade, a tão sonhada Capela. Dona Laize, mulher de fé e atuante na Igreja, acolheu prontamente o pedido, em comum acordo com os filhos.



Ficou registrado o dia 14 de janeiro de 1988 como data da doação do terreno. Vieram para a escolha do local da futura Capela os Padres José Irineu Vendramini e Genésio Gasque, que assistiam nessa época nossa Paróquia, tendo em vista que o então pároco, Padre Severino, já se encontrava doente e submetido a constantes tratamentos de saúde. Foi também decidido em reunião que o primeiro presidente da Capela a ser construída seria o Jair Baroni.
Foi realizada no dia 23 de abril de 1988, a primeira Missa no local e a bênção do Cruzeiro, tendo nesse dia recebido uma imagem do rosto de Cristo talhado na madeira, doado por José Carlos Baroni. Padre Irineu sugeriu que o padroeiro fosse São Sebastião, por ser protetor dos animais e ainda não ser, o referido santo, padroeiro em nenhum Bairro no Município.  Foi realizado ainda, para dar início à construção da Capela, um pequeno leilão de Gado e seguindo-se de realização de Quermesse, que acontecem até os dias atuais, anualmente, por ocasião da festa do Padroeiro. 



Com o apoio de voluntários do Bairro e do prefeito da época, Estevinho, iniciou-se a construção da Capela no dia 25 de abril de 1988, tendo como pedreiros os senhores José Batista de Paiva e José Geraldi Filho. As reuniões começaram a acontecer na Capela, mesmo sem piso e em fase de construção. Ao longo do tempo foi melhorada, tornando-se o local permanente do Encontro e das atividades religiosas da Comunidade Católica do bairro do Coqueiral.  
No dia 22 de maio de 1988, foi iniciada a primeira turma de Catequese, tendo como catequistas, Lenira Baroni, Jair Baroni, Laís Antônia Feitosa Leitão e Roque Aparecido Crispim. No dia 26 de maio de 1988, acontece a primeira visita da Irmã Dolores na Capela, então coordenadora regional da catequese, para uma reunião de orientações.
Aos 20 dias do mês de agosto desse mesmo ano, aconteceu uma procissão saída da residência do senhor José Geraldi Filho, para entronização das imagens de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, sendo que a imagem do padroeiro foi doada pela dona Penha da Glória Penteado Pires. No dia 11 de março de 1989, foi colocada na Capela a Cruz com a imagem do Cristo crucificado, que se encontra no mesmo local até os dias atuais.
Passou-se a celebrar uma vez ao mês a Santa Missa, celebração com as Irmãs de Votuporanga, iniciando com Irmã Odete catequese com as crianças aos domingos, reunião com grupo de jovens, reunião com casais, festa do Padroeiro com procissão, festa de São Francisco, cuja imagem foi doada pela dona Laize teatros, gincanas religiosas, reza do terço, festas juninas e outros eventos de acordo com a Programação da Paróquia São João Batista. A Capela participa ainda da Missa do agricultor, anualmente, com diversas Capelas Rurais de outros Municípios. A Irmã Maria Inês, de Votuporanga, teve uma importante colaboração para a caminhada na fé da comunidade do Coqueiral.
O Pároco que abençoou e acompanhou a construção da Capela São Sebastião, foi o padre Genésio Gasque, que com seu dinamismo, espiritualidade e entusiasmo conduziu, nesse período, a Comunidade do Coqueiral, rumo ao Reino de DEUS.
Vimos nascer na comunidade do Coqueiral a vocação à vida religiosa da jovem Letícia Baroni, hoje irmã, atuando no estado do Piauí.

Atualmente é celebrada a santa Missa na quarta sexta-feira do mês, pelo padre Roberto, sacerdote com carisma ímpar, dedicação, zelo exemplar pelo sagrado e direção espiritual marcada pelo amor, leva Jesus a todos, fazendo ainda com que as famílias daquela comunidade sintam-se amadas e acolhidas pela Paróquia mãe. 
A Capela do Coqueiral construiu novo banheiro feminino em 2015 e teve a alegria de acolher a Missa do Agricultor, nesse ano Jubilar. A Capela São Sebastião, localizada no bairro Coqueiral (Américo de Campos-SP), no sítio São Francisco, pertencente à Paróquia São João Batista de Américo de Campos.



























CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI

Veja Também


DEMAIS CAPELAS
zCOQUERIAL.JPG
IMG_0492.JPG
IMG_0474.JPG