Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / IV PARTE - CAPELAS E COMUNIDADES RURAIS /

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA DA CABECEIRA DAS ÁGUAS PARADAS

A Capela Nossa Senhora Aparecida, assim como na história de outras, teve seu início na fé de um povo, na necessidade de se ter um local onde pudessem rezar, meditar a Palavra e reunir-se em nome Deus. Os doadores do terreno para que a Capela fosse construída, foram o senhor Francisco Schumaher e dona Florinda Monteiro, pais do senhor Antônio Schumaher, no ano de 1951.

A partir do espaço onde se pudessem construir, foi plantado o Cruzeiro, marco da fé de pessoas que creem e depositam em Deus sua confiança. Os moradores daquela comunidade começaram a organizar-se no sentido de viabilizar a construção do pequeno templo, local próprio para oração e meditação da Palavra. Foi realizada uma Quermesse, com a finalidade de se levantar fundos para a construção da Capela, que teve como primeiros pedreiros, os senhores José e João Pedreiro, como eram assim chamados.
A Capela Nossa Senhora Aparecida era de tamanho menor do que atualmente e recebeu, naquele período, a doação do senhor Benedito Barbiero, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que desde então foi homenageada como padroeira. A Capela recebeu ainda como doação, uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e outros Santos de devoção dos fiéis daquela comunidade do Bairro das Águas Paradas. Alguns se encontram até os dias de hoje, na Capela. Foi doado também pelo senhor Alfredo Ricci, um sino de bronze no, ano de 1964, que soava antes das Santas Missas, terços, dentre outros eventos, sinalizando o início de momentos de oração e espiritualidade.
O Pároco que celebrou a primeira Missa na Capela foi Padre Henrique Bosschaerts, tornando-se periódicas as celebrações naquela comunidade de fiéis. Impulsionados pelo amor a DEUS, começaram a rezar o terço em comunidade, realizavam coroação de Nossa Senhora, oferta de flores a Nossa Senhora, Novenas, Via-sacra, teatros e todas as celebrações litúrgicas e festas religiosas, de acordo com as orientações da Paróquia de São João Batista.
Padre Henrique fundou, na Capela Nossa Senhora Aparecida, a Congregação Mariana em 19 de Março de 1958. Anos depois, em 1988, fundou-se a Renovação Carismática Católica, onde há 27 anos, um grupo de pessoas se reúne para rezar e louvar a DEUS no Grupo de Oração, todas as terças-feiras.
Foram realizadas, com o passar dos anos, diversas quermesses, que acontecem anualmente até os dias de hoje, por ocasião da festa da Padroeira, que possibilitaram a realização de muitas melhorias na Capela Nossa Senhora Aparecida como aumento de tamanho, troca de forro, reformas em geral, aquisição de bancos, entre outros. Aconteceu ainda a troca do telhado, através de uma doação do Zé Antônio Schumaher.
Com muita dedicação, perseverança e carinho pelas causas do Reino de DEUS, a comunidade da Cabeceira vem escrevendo sua história de fé, através de diversas famílias tradicionais daquele bairro, que coordenaram e coordenam até os dias de hoje, a Capela Nossa Senhora Aparecida.

Para melhor acolher o povo de DEUS em dias festivos, bem como nas Quermesses, fazia-se necessário a construção de um Salão de festas anexo à Capela. Com essa finalidade, foi realizado um pequeno leilão de gado, sob a coordenação do então pároco, Padre Ernesto, o que possibilitou a construção do referido salão. Depois, com o apoio do Prefeito da época, Alexandre Pires, aumentou-se o salão e novamente com o apoio do prefeito de administrações seguintes, César Gil, foram realizadas ampliações necessárias no salão de festas.

No ano de 2015 foi realizada pintura da Capela e do Salão de Festas, a construção de novos banheiros e ampliação da cozinha para melhor acolher os festejos de Nossa Senhora Aparecida. A Capela Nossa Senhora Aparecida está localizada na Avenida Carvalho Pinto, Praça Alfredo Ricci Filho, no bairro Cabeceira das Águas Paradas (Américo de Campos-SP), pertencente à Paróquia São João Batista de Américo de Campos.

CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI