PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / I PARTE: HISTÓRIA DA PARÓQUIA /

PADRE ROBERTO DA SILVA BOCALETE



Padre Roberto da Silva Bocalete, nasceu aos 20 dias do mês de fevereiro de 1982, foi batizado no dia 21 de março do mesmo ano na Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Icém, na qual vivenciou também os sacramentos da Eucaristia e Crisma após o período de Catequese, fazendo sua caminhada de discernimento vocacional em meio aos trabalhos da comunidade. Sua Ordenação Diaconal aconteceu no dia 04 de agosto de 2013 (Catedral de São José), com o lema: “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7) e sua Ordenação Presbiteral no dia 06 de dezembro de 2013 (Catedral de São José), com o lema: “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor” (Sl 39[40]) 
A posse canônica na Paróquia São João Batista, aconteceu no dia 03 de janeiro de 2014, presidida por Dom Tomé e após essa data, Padre Roberto iniciou seu exemplar trabalho de Evangelização em nosso Município. 
Sacerdote dinâmico, com carisma ímpar e capacidade de transmitir com suas orientações e testemunho, as verdades da Fé, do amor a Jesus Cristo e o serviço fraterno aos irmãos e à Comunidade.

Até os dias de hoje, vivemos dias intensos de atividades, despertando a fé, aprofundando nossa vivência cristã, onde Padre Roberto, com sua dedicação e sob a unção do Espírito Santo, realizou Estudos e reflexões no CPP – CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL, iniciou a Escola Paroquial de Discipulado - EPADI com estudos e aprofundamento da Palavra. Padre Roberto realiza ainda com seu rebanho formações litúrgicas, formação com Catequistas e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Com muito discernimento e espiritualidade, realizou a reestruturação da Pastoral do Batismo, da Pastoral do Dízimo e Pastoral Familiar. Realizou retiros, dois Encontros de Jovens MMJ, dando orientações e apoio financeiro, Dia de vivência para Casais. Destaca-se a criação da Pastoral da Comunicação, da Equipe Paroquial da Campanha da Fraternidade e da Comissão Paroquial de Iniciação à Vida Cristã. 
Acontece em nossa comunidade uma profunda reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, Coroação de Nossa Senhora, Semana Nacional da Família, Semana Missionária com diversas atividades, Estudos Bíblicos, momentos de leitura orante em Comunidade, retiro paroquial e tantos outros momentos de espiritualidade e experiência do Encontro com Jesus, além do apoio total a formação dos nossos agentes Evangelizadores e às  Pastorais Sociais. As celebrações tornaram-se mais dinâmicas com encenações, teatros, ambientações, preparadas e orientadas pessoalmente por Padre Roberto e na maioria das vezes com a participação brilhante de nossa juventude. Outro fato a ser destacado é o cuidado, ornamentação e beleza nos ambientes celebrativos como forma de evangelizar pelo visual e demonstrar zelo, respeito e carinho para com o Sagrado.

Preocupado com o patrimônio da Paróquia, podemos destacar as reformas coordenadas por Padre Roberto como a reforma completa da Capela São Vicente (incluindo peças do espaço celebrativo, objetos e livros litúrgicos, toalhas e alfaias, o letreiro com o nome do padroeiro, nova iluminação, além da doação recebida do som e ar condicionado), com a reinauguração celebrada no dia 23 de setembro de 2014. Foi realizada a pintura da sacristia, com aquisição de suporte para preservação do Evangeliário e dos Santos Óleos, pintura da secretaria paroquial da Matriz, que recebeu nova mobília (mesa, armários, cadeira e armário arquivo) e reforma da Capela do Santíssimo, incluindo aquisição de sacrário novo, reinaugurada no dia 09 de novembro de 2014.
 


Foram construídas também rampas de acesso com corrimão na Igreja foi realizada a pintura interna do Salão Paroquial e a reforma completa dos banheiros do mesmo, inaugurado no dia 01 de maio de 2015. Foi adquirido som novo para a Matriz (como novos microfones), som para o Salão Paroquial, ventiladores, câmeras de segurança na Igreja, objetos litúrgicos como ambão, sedia, alfaias, lavabo, pálio, toalhas para altar, missal, lecionários, âmbulas, galhetas, cálices de duas espécies, aspersor, vasos e ornamentos. Foram adquiridos ainda, tecidos diversos para ornamentações conforme os tempos litúrgicos, vestes litúrgicas para ambientação, as vimpas e novas vestes para leitores, como também a montagem de dois carros-andores para serem utilizados na igreja e para conduzir o padroeiro.


Padre Roberto mobiliou um escritório para atendimento dos fieis na casa paroquial adquiriu para Casa Paroquial mobília e eletrodomésticos realizou reformas das calhas da Matriz e do Salão Paroquial. Para realização dos encontros de catequese foram adquiridos ventiladores, vasos, tapetes, tecidos para o ambão de cada sala nas cores litúrgicas, material novo para os catequistas, além de inúmeras bíblias que foram doadas para catequizandos e são usadas nos encontros. Em parceria e comunhão com os fieis, foi adquirida em 2015, uma nova imagem do Senhor dos Passos. Ainda, para facilitar os trabalhos das quermesses foram adquiridas a máquina profissional de multiprocessador, 360 toalhas para as mesas e caixas de isopor.
Conhecedor das necessidades e anseios das pessoas em relação a acolhida e a bênçãos, como também da importância do sacramento da unção dos enfermos, dentro desta dinâmica pastoral, destaca-se a quantidade de visitas pelo Padre Roberto realizadas: já foram visitadas aproximadamente 180 casas e administradas 110 unções, onde foi manifestado ricamente o amor a Deus e ao próximo.

Padre Roberto idealizou e motivou o Ano Jubilar dos 75 anos de nossa Paróquia e em unidade com o Conselho Paroquial de Pastoral foram realizadas inúmeras atividades celebrativas, intensas de espiritualidade e um trabalho árduo de resgate de nossa história, com levantamento de fatos, fotos e testemunhos para que ficassem registrados em um filme e também em uma revista a história da Paróquia São João Batista. Ressalta-se que Padre Roberto sonhou juntamente com a comunidade e hoje faz parte de nossa história a logomarca dos 75 anos, o informativo paroquial mensal, o Hino oficial da Paróquia São João Batista, o Brasão, aprovado em reunião do CPP e a Galeria dos Párocos, afixada no interior da Igreja Matriz.
Ressalta-se ainda que Padre Roberto cativou toda nossa comunidade com sua atenção, perseverança, dedicação e amor ao Ministério Sacerdotal e ao rebanho a ele confiado. Sob a ação do Espírito Santo e sua Direção Espiritual marcada pela fé, pelo amor, dinamismo, amizade, dedicação e zelo às coisas e causas do Reino de Deus, nosso povo caminha hoje com entusiasmo e alegria, certos de que estamos em direção ao Reino de DEUS. 

Padre Roberto recebeu, merecidamente da Câmara Municipal de Américo de Campos, através do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Cesar Leitão, o “Título de Cidadão Benemérito Americocampense”, no dia 08 de Setembro, em Sessão Solene, pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade.
Padre Roberto realizou 112 Batizados (até outubro) e 29 Matrimônios, e permanece na Paróquia São João Batista até os dias atuais.


















CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI 

Veja Também


CONSTRUÇÃO
FOTO 21.1 PADRE ROBERTO.jpg
foto 21.21 (3).JPG
FOTO 21.2.JPG