Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / I PARTE: HISTÓRIA DA PARÓQUIA /

PADRE ERNESTO PEDRO DE OLIVEIRA ROSA

Nasceu em Tabapuã, no dia 01 de junho de 1971, recebendo o sacramento da Ordem no grau do Diaconato em 21 de abril de 1996 e o Presbiterado no dia 05 de dezembro de 1996. Em 09 de janeiro de 1997 assumiu como ofício a Paróquia São João Batista de Américo de Campos e a Capela de São Roberto Belarmino em Pontes Gestal.
  Padre Ernesto cativou toda a Comunidade com seu carisma, abertura ao diálogo, espiritualidade, atenção e dinamismo. Revitalizou Pastorais e Movimentos já existentes, criou e organizou tantos outros que eram urgências em nossa Paróquia, destacando a  Pastoral da Saúde a Conferência Vicentina, com visitas de acolhida, evangelização e distribuição de cestas básicas aos necessitados Capelinhas de Nossa Senhora Pastoral da Criança Pastoral da Esperança Pastoral da Comunicação Pastoral da Educação Pastoral Familiar implantação da Pastoral do Dízimo com Celebrações nos Setores e Capelas  Redes de Comunidades  ECC – Encontro de Casais com Cristo organização de Equipe de Liturgia Movimento Eucarístico Jovem, dentro da espiritualidade do Apostolado da Oração, fazendo com que as pessoas se sentissem amadas e acolhidas por DEUS e pela Comunidade, impulsionando-as a trabalharem para a Igreja de Jesus Cristo, resgatando assim, muitos que estavam afastados.
Algumas dessas Pastorais foram apontadas como modelo na Diocese, com a presença de nossa liderança em outras Paróquias, para orientar como aqui eram vivenciadas a Pastoral do Dízimo e a Pastoral da Saúde, por exemplo.
Tornou as Celebrações Litúrgicas mais participativas e dinâmicas, destacando encenações, gincanas catequéticas, novenas, passeatas bíblicas, retiro espiritual, momentos profundos e marcantes de adoração, meditação, estudo da Palavra e experiência do encontro com Jesus.  Organizou e reestruturou a Secretaria Paroquial, com atendimento diário em horário pré-estabelecido.

Nesse período, também se reavivou as Capelas estabelecendo dias fixos para atendimento e Missas, ministério dos Coroinhas, organização e reestruturação do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e Conselho de Assuntos Econômicos (CPAE) realizando promoções para pagamentos de dívidas anteriores e melhorias na Paróquia, como troca do telhado e madeiramento novo.
             Destaca-se ainda como realizações a extinção de taxas de Batismo e intenções de Missas, envio de paroquianos a Cursos de formação e evangelização, participação do CPP nas Assembleias Regionais e Diocesanas, realização da primeira Assembleia Paroquial. Seguindo-se nos próximos anos, curso bíblico na Paróquia – Escola da Fé, Dias de experiência de Oração, Curso de noivos, Festas Juninas paroquiais, Evangelização nas Praças, evangelização de casa em casa, evangelização no cemitério, plantão de oração e adoração ao Santíssimo semanal, retirada de folhetos nas missas e incentivo ao uso da Bíblia, decoração de natal na matriz, campanhas do agasalho paroquial, celebração de Missas nas Ruas dos Setores, dias de recreação da Catequese na Praça, casamentos comunitários, confraternizações, Encontro Paroquial de Músicos Cristãos, com Paulinho Ribeiro. Padre Ernesto e a comunidade homenagearam Padre Severino dando o seu nome ao Centro Catequético da paróquia.
            Como investimentos, tivemos aquisição do veículo Gol 0 Km a Chácara São João Batista instalação de som na Matriz e aquisição de instrumentos musicais recuperação do relógio da torre, com aparelhagem nova restauração e pintura artesanal de santos e peças ornamentais da Igreja perfuração de poço semi-artesiano na Chácara São João Batista Reformas diversas no patrimônio da paróquia aquisição e montagem de armários na sacristia aquisição de 03 computadores e um ar condicionado para escola de Informática mesa do altar atual montagem de Outdoor na Entrada da Cidade com mensagens evangelizadoras distribuição de Bíblia nas celebrações dos setores.
No ano de 1998, Padre Ernesto, preocupado com as questões sociais, em unidade com o CPP, fundou a Obra Social Beneficente São João Batista, com cursos de horticultura, viveiros, estufa, artesanato, esporte, computação, alfabetização para adultos, cidadania, ressaltando que a referida Entidade atende crianças e adolescentes em período pós- escola até os dias atuais. Ainda em 1998, recebeu o Título de “Cidadão Americocampense”, pela Câmara Municipal, sendo uma homenagem merecida ao amigo e sacerdote que tanto fez pelo povo deste Município, contando com a presença de Dom Orani, então bispo de nossa Diocese.

Iniciou no ano de 1999, o “Boletim Informativo”, o Jornal paroquial mensal. No dia 27 de Junho de 2000, conseguiu a celebração do convênio com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, objetivando a liberação de R$ 80.000, 00 para a construção da Sede da Obra social Beneficente São João Batista. Outra realização e grata alegria para a Comunidade Católica foi o resultado da Pesquisa “Rasgadinha” realizada pela Diocese no Ano de 1999, que apontou nossa Paróquia em primeira classificação na porcentagem referente à participação nas Missas, dentre os 51 Municípios com uma Paróquia.
            Em Julho de 2000, Padre Ernesto afastou-se como Pároco da Paróquia São João Batista em razão de sua candidatura ao cargo do Executivo nas Eleições Municipais, sendo eleito Prefeito Municipal para o período 2001 a 2004.Padre Ernesto realizou em nossa Paróquia 323 Batizados e 194 Matrimônios.

CONFIRA TODAS AS FOTOS AQUI