PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Bem Vindo à PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
VOCÊ ESTÁ EM: HOME / I PARTE: HISTÓRIA DA PARÓQUIA /

PADRE SEVERINO GARCIA DIAS


Nasceu em 21 de julho de 1912, na Espanha, sendo sua Ordenação Presbiteral em 03 de setembro de 1935. No dia 19 de fevereiro de 1966 tomou posse como pároco na Paróquia São João Batista. Padre Severino deu continuidade às atividades paroquiais e sempre preocupado com o social dedicava-se a realizar promoções para doações de cestas a famílias carentes da Comunidade. Em 1967, Padre Severino inaugurou, após grande dedicação a essa causa, o Relógio da Torre da Matriz. Fundou também a Instituição “Grêmio Beneficente de Américo de Campos”, cuja data de fundação consta nos documentos da referida Entidade, dia 01 de agosto de 1968.Além do assistencialismo, começou a desenvolver um trabalho social de solidariedade humana, com aulas de corte e costura para mães carentes e curso de alfabetização. Padre Severino teve a colaboração da comunidade católica para a execução desse trabalho, mas foi o senhor Coca Fernandes e dona Milza Helena Horta Fernandes os colaboradores principais para que o Grêmio Beneficente se tornasse realidade. 





             Nesse período, também se realizava a tradicional Quermesse em louvor a São João Batista, em prol de melhorias na Paróquia e na Sede (atual Centro Catequético). No ano de 1984, Padre Severino reestruturou os trabalhos paroquiais, organizando-os em Grupos e Ministérios e em 1986, sob a orientação da Diocese, foi constituído o primeiro Conselho Paroquial de Pastoral, que ajudaria o padre nas resoluções e atividades paroquiais, sendo composto pelos seguintes membros: Valdemar Ruza, Antonio Ferreira, Antonio Aparecido dos Santos e Valter Ferracini. 



             Além da Congregação Mariana, Apostolado da Oração e Grupo de Jovens já existentes, no período “Padre Severino” foram implantados em nossa Paróquia a Renovação Carismática Católica e o Movimento Cursilhos de Cristandade.
           Com problemas de saúde e constantes internações, era frequente a ausência do Padre Severino e a comunidade continuou, dentro do possível, mantendo sua fé através de diversas orações e atividades religiosas, sendo assistida pelo Padre Irineu e Padre Genésio, até que padre Severino se afastou de suas funções como pároco de nossa Paróquia ofício que desenvolveu com muita fé, amor e perseverança por 22 anos. Continuou residindo na casa paroquial, sendo amado e respeitado pelo povo de Américo de Campos até seu falecimento no dia 16 de setembro de 1996, após intenso tratamento médico, sendo velado na Igreja Matriz por toda a comunidade, padres da região e pelo então Bispo Diocesano Dom José de Aquino Pereira, que celebrou a santa Missa pela sua alma e em seguida foi sepultado em nosso Cemitério Municipal. Seu túmulo é visitado e cuidado com zelo pelos paroquianos até os dias de hoje.
            Padre Severino realizou 6.590 Batizados e 2.514 Matrimônios em nossa Paróquia. Revendo Livros de Atas de seu tempo, bem como na lembrança de muitos Paroquianos, destaca-se a frase de Padre Severino em suas orientações: “Que jamais nos esqueçamos de dizer: Seja feita a vontade de DEUS”.




INAUGURAÇÃO DO RELÓGIO DA TORRE

Padre Severino muito se dedicava à mecânica, isso fez com que ele idealizasse um relógio na torre da Igreja Matriz, símbolo do soar das horas, elevando o coração dos católicos a Deus. Era comum ver padre Severino manuseando com muita dedicação peças e parafusos para que o objeto trabalhasse com perfeição. O relógio da torre foi inaugurado no dia 29 de janeiro de 1967. Ao lado da torre foi instalado um grande sino de bronze que soava, segundo o costume da época, quando falecia uma criança, quando a paróquia recebia visitas de autoridades eclesiásticas ou civis e em ocasiões e celebrações especiais da paróquia. Depois de algum tempo, o sino foi colocado no interior da torre e lá permanece até os dias atuais.







CONFIRA MAIS FOTOS AQUI 

Veja Também


CONSTRUÇÃO
FOTO 9.0PE SEVERINO.JPG
FOTO 9.11.JPG
FOTO 9.16.JPG