Bom dia, Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / I PARTE: HISTÓRIA DA PARÓQUIA /

PADRE JARBAS BRANDINI DUTRA

Padre Jarbas nasceu no dia 05 de agosto de 1938, no município de Guapiaçu, estado de São Paulo, sendo sua Ordenação Presbiteral em 08 de dezembro de 1962.    No ano de 1963, Padre Jarbas veio celebrar uma Missa com os formandos da 1ª Turma de Contadores da então Escola Municipal de Américo de Campos, a pedido de Didi Ferracini e Rachid Zeitune (diretor da Escola) ao Bispo Dom Lafayette, tendo em vista que nosso pároco, Padre Henrique, estava na Bélgica para tratamento de saúde.

Em 1964, ficou aqui como Vigário interino, exercendo nessa época o cargo de Reitor no Seminário Diocesano de Rio Preto. Sua posse como Pároco da Paróquia São João Batista aconteceu no dia 05 de julho de 1964. Padre Jarbas assumiu os trabalhos pastorais, reativando a Congregação Mariana Feminina e Masculina, incentivando e participando de reuniões, ensaios de cânticos, ministrando aulas de religião, rezando às quartas-feiras a novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, incentivando o aumento da participação dos fiéis nas Missas, despertando nosso povo para a vivência da fé e da espiritualidade cristã. Contava ainda com a participação das Filhas de Maria para os trabalhos paroquiais, sendo muito querido e respeitado pelo povo católico de nossa Comunidade.

No período em que esteve à frente da comunidade, incentivava de maneira especial o grupo de jovens, com apresentações de encenações e jogral. Contou com a ajuda administrativa de alguns paroquianos: Vitor Spadácio, Luiz Bergamim e seu pai, que era conhecido por Nono e o então prefeito Francisco de Vilar Horta.
Padre Jarbas incentivou a fundação da faculdade de Votuporanga, hoje UNIFEV, organizando, juntamente com outros professores, o grupo docente da referida instituição.   Padre Jarbas permaneceu como pároco em Américo de Campos até 02 de janeiro de 1966, quando retornou para São José do Rio Preto. Realizou em nossa Paróquia 707 Batizados e 328 Matrimônios.

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI